São Sebastião (SP)_ Em uma força tarefa no litoral norte de São Paulo, a tropa do Exército Brasileiro segue em trabalho interagências com outros órgãos governamentais para minimizar as dificuldades enfrentadas pelos moradores de São Sebastião após o temporal ocorrido entre sábado (18) e domingo (19).
Em visita à área de operações, o Comandante do Exército Brasileiro, General de Exército Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva, destacou justamente o bom andamento do trabalho integrado com outras Forças e agências para apoiar a população local.
"Essa coordenação (para o emprego do Exército) foi feita com o nosso Ministério da Defesa. Logo no domingo, a gente conversou com o governador, como costuma acontecer nessas ocasiões. A orientação do Governo Federal é sempre atender de imediato. É um esforço dos níveis federal, estadual e municipal: todo mundo atuando sinergicamente para ajudar em um momento de tristeza como esse que aconteceu aqui. E a gente presta toda nossa solidariedade. Eu estou aqui para visitar a minha tropa que está no terreno", explicou o General Tomás.
Na sequência, o general foi até Barra do Sahy, no litoral sul do município, e verificou o trabalho dos militares na ponta da linha. Ele ainda enalteceu a prontidão da tropa do Comando Militar do Sudeste em atender a essa demanda de calamidade com agilidade.
"Eu fico orgulhoso de ver a capacidade de pronta-resposta da nossa tropa. Nossa tropa, em um domingo de Carnaval, em quatro horas e meia, estava todo mundo no terreno, triste pelo que aconteceu, mas contente em poder prestar solidariedade e ajudar a nossa população", enfatizou o Comandante.
Operação São Sebastião
Segundo dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) e do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as chuvas que atingiram o Litoral Norte de São Paulo no último fim de semana foram as maiores registradas em 24 horas na história do país. Poucas horas depois da emissão do decreto de calamidade pública, tropas do Comando Militar do Sudeste deslocaram-se para a região. No momento, 450 militares atuam em ações de apoio à Defesa Civil no município de São Sebastião.
O Exército disponibilizou seis aeronaves da Aviação do Exército, sendo três HM-1 Pantera, duas HM-4 Jaguar e uma HM-3 Cougar, uma equipe SAR (busca e salvamento), além de viaturas especializadas e equipamentos pesados de engenharia.
"Nós estamos realizando ações de transporte, tanto via aérea como via terrestre, de donativos, de doentes e feridos, e missões logísticas diversas. Além disso, nós estamos ajudando na desobstrução de vias com a nossa Engenharia, e na segurança dos locais de doação", afirmou o Tenente-Coronel Carlos Silva, da 12ª Brigada de Infantaria Leve (Aeromóvel).
Nenhum comentário:
Postar um comentário