domingo, 12 de maio de 2024

Comboio do Exército Brasileiro envia 180 toneladas de mantimentos para o RS

Os mantimentos devem chegar à Região Sul entre os dias 15 e 16 de maio.
Fotos Comando Militar do Planalto

Blog Jornalismo Imparcial

Brasília (DF) – O Exército Brasileiro iniciou o transporte de cerca de 180 toneladas de mantimentos, por meio terrestre, para o estado do Rio Grande do Sul. Um comboio composto por 18 veículos e 46 militares do Comando Militar do Planalto partiu da Base Aérea de Brasília ainda no sábado, 11 de maio. A operação integra uma ação, em coordenação com a Força Aérea Brasileira, para transportar um total de 400 toneladas de suprimentos para o Rio Grande do Sul. Os mantimentos devem chegar à Região Sul entre os dias 15 e 16 de maio.

Cada veículo leva uma espécie de item, como medicamento, material de limpeza, água, cesta básica, roupa de cama e colchões. Essa organização permite que a distribuição ocorra de forma mais rápida. A preparação do material foi realizada em dois dias com participação de 80 militares sob a coordenação do 11° Depósito de Suprimentos do Exército. 


Em Brasília, os principais pontos de coleta organizados pelo Exército foram o Quartel-General, a Base Administrativa de Apoio do Comando Militar do Planalto, o Colégio Militar de Brasília e o 1º Regimento de Cavalaria de Guarda.

Já o plano de embarque ficou a cargo do 16° Batalhão Logístico, que planejou a rota a partir das características dos materiais transportados e das condições das rodovias até a cidade de Porto Alegre. Também estão envolvidos no transporte o Batalhão de Polícia do Exército, o Centro de Logística de Mísseis e Foguetes, o 1º Batalhão de Guerra Eletrônica e o 1º Regimento de Cavalaria de Guardas. 

Operação Taquari 2
Além do apoio proporcionado pelo Comando Militar do Planalto, o Exército Brasileiro está presente no Rio Grande do Sul por meio da Operação Taquari 2, coordenada pelo Ministério da Defesa. Milhares de pessoas e de animais já foram resgatados por via aérea, fluvial e terrestre. Mais de 20 mil militares, policiais e agentes trabalham na Operação, que já distribuiu centenas de toneladas de refeições, mantimentos e medicamentos, além de milhares de litros de água potável.

Com informação Centro de Comunicação Social do Exército e Comando Militar do Planalto

Siga-nos nas redes sociais e fique por dentro de todas as nossas ações.

quinta-feira, 9 de maio de 2024

Vídeo: Com ajuda de cães farejadores, militares do CBMGO encontram corpo de idoso que estava desaparecido no Rio Grande do Sul

O corpo da vítima, foi identificado sendo Romualdo Franco
Imagens CBMGO
Diana Maia/Blog Jornalismo Imparcial

Goiânia_ Nesta quinta-feira (9/5), o Corpo de Bombeiros Militar de Goiás,com a utilização de cães de busca e com equipe de intervenção em áreas deslizadas, encontrou o corpo  de um senhor de 72 anos, no município de São Valentim do Sul, na serra Gaúcha, onde houve um grande deslizamento de terra no dia 1º de maio. A  localidade em que os bombeiros goianos atuam está a cerca de 280 quilômetros da capital, Porto Alegre.

De acordo com militares que participavam das buscas, a vítima estava em casa com o irmão quando houve o deslizamento. O irmão conseguiu fugir e se abrigar na casa de vizinhos, mas Franco acabou ficando preso entre os escombros.

O homem foi retirado dos escombros e levado com o helicóptero do CBMERJ, até o Aeroclube de Bento Gonçalves para os trâmites legais.

Siga-nos nas redes sociais e fique por dentro de todas as nossas ações.


Operação San Nicolas; PCDF prende suspeito de estupro de vulnerável que estava escondido em Minas/MG

O investigado, depois de cometer o crime no Distrito Federal, fugiu, sendo localizado em Patos de Minas.

Imagem PCDF

Diana Maia/Blog Jornalismo Imparcial

Minas Gerais/MG_ Já se encontra à disposição da Justiça no Distrito Federal, um homem, de 47 anos, suspeito de estuprar uma adolescente de 13 anos, em Sobradinho II/DF. A prisão do elemento, ocorreu nessa quarta-feira (8/5), com o apoio da Divisão de Operações Aéreas (DOA) da Polícia Civil do Distrito Federal/PCDF e da PCMG.

O investigado, depois de cometer o crime no Distrito Federal, fugiu, sendo localizado em Patos de Minas.

Entenda o caso

O crime ocorreu no dia 30 de março de 2024 e gerou grande comoção na comunidade local. A vítima, amiga da filha do suspeito, foi violentada pelo homem em sua própria casa. 

A família da adolescente, indignada com a situação, procurou a 35ª DP para denunciar o crime. Ao tomar conhecimento do fato, a equipe da 35ª DP iniciou as investigações, reunindo provas e indícios suficientes para solicitar a prisão preventiva do suspeito. No entanto, o homem já havia se evadido da cidade para se esconder em Patos de Minas/MG.

 Com o mandado de prisão, os policiais civis do DF, em conjunto com a Polícia Civil de Minas Gerais—PCMG, localizaram o suspeito em Patos de Minas e o prenderam. O preso foi recambiado ao Distrito Federal e colocado à disposição da Justiça. 

O crime de estupro de vulnerável é considerado hediondo pela legislação brasileira e a pena para o crime pode variar de oito a 15 anos de reclusão. A PCDF espera que a prisão do suspeito traga justiça para a vítima e sua família, além de servir como exemplo para outros criminosos.

Siga-nos nas redes sociais e fique por dentro de todas as nossas ações

https://www.facebook.com/dianamaiah/

https://www.instagram.com/dianamaiajornalista/





terça-feira, 7 de maio de 2024

FAB: Estação de Telecomunicações Aeronáuticas é instalada em Porto Alegre

 A estrutura conta com geradores, antenas para enlace de dados via satélite, computadores interligados em rede e sistemas de comunicação VHF-AM. 

Decea

Blog Jornalismo Imparcial
Fonte Decea

A Força Aérea Brasileira (FAB), por meio do Segundo e do Quarto Esquadrões do Primeiro Grupo de Comunicações e Controle (1º GCC e 4º GCC), Esquadrões Aranha e Mangrulho, instalou, nesta terça-feira (07), uma unidade de Serviço de Informações Aeronáuticas (AFIS) - conhecida como estação-rádio - na sede do Comando Conjunto da Operação Taquari II, no Terceiro Regimento de Cavalaria de Guarda (3º RGG), em Porto Alegre (RS).

“A FAB, por meio do Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Canoas, já vinha prestando toda a coordenação e controle de tráfego aéreo às aeronaves. Entretanto, devido ao grande número de helicópteros atuando na região, observou-se a necessidade de implementar um controle adicional no local onde se concentram as aeronaves, para aumentar a consciência situacional, a eficiência e a segurança das operações aéreas de resgate", explica o Comandante do 2º/1º GCC, Major Aviador Vinicius Vilanova Vale.

A estrutura conta com geradores, antenas para enlace de dados via satélite, computadores interligados em rede e sistemas de comunicação VHF-AM. 

Cerca de 40 militares, entre técnicos, meteorologistas e controladores de tráfego aéreo dos Esquadrões Profeta (1º/1º GCC), Aranha e Mangrulho e do Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Santa Maria (DTCEA-SM) foram mobilizados para esta operação.

“O AFIS Taquari proporcionará maior segurança e coordenação às aeronaves que estão envolvidas nas ações em apoio à população gaúcha, principalmente na região metropolitana de Porto Alegre, onde há maior concentração de voos”, afirma o Comandante do Primeiro Grupo de Comunicações e Controle (1º GCC), Tenente-Coronel Aviador Tomaz Lopes de Araujo.

Para a divulgação das informações relativas à operação da “Rádio Taquari”, foi emitido um NOTAM (Aviso aos Aeronavegantes), com vigência de 07/05/24, às 11h, a 30/05/24, às 20h30, contendo a área de abrangência do serviço de informação de voo e as frequências de comunicação aeronáutica.

Foi também realizada a emissão de um segundo NOTAM, informando a ativação do “heliponto Taquari”, no campo do Terceiro Regimento de Cavalaria de Guarda, para atendimento exclusivo de operações humanitárias utilizadas pelos helicópteros de resgate.



Operação Taquari II; Cerca de 46 mil pessoas foram resgatadas no Rio Grande do Sul em uma força tarefa envolvendo 3.400 militares das Forças Armadas

Imagem Forças Armadas 

O trabalho integrado de militares e civis no auxílio às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul resultou, até o momento, no resgate de 46 mil vidas. Com um contingente de 3.400 militares da Marinha, Exército e Aeronáutica, além de 15 helicópteros, um avião de carga, 243 embarcações e 2.500 viaturas e equipamentos de engenharia (civis e militares), as Forças Armadas atuam na região desde o dia 30 de abril. 

O Ministro da Defesa, José Mucio Monteiro, falou do apoio. “À medida que vão precisando, nós estamos colocando mais gente, mais equipamento. Não há limite para que as Forças Armadas participem disso. Nós estamos prontos para agora e prontos para depois da chuva, porque sabemos que vamos partir para a reconstrução do Rio Grande do Sul e as Forças Armadas estarão presentes neste momento”, disse.

O Hospital de Campanha (HCAM) do Exército, instalado em Estrela (RS), atende com 40 leitos. Outros dois módulos hospitalares serão instalados em Eldorado do Sul (RS), com 20 leitos, e em São Leopoldo (RS), com mais 40 leitos. Esses equipamentos de saúde visam a atender os pacientes dos hospitais alagados pelas enxurradas. O Hospital de Campanha (HCAM) do Exército, instalado em Estrela (RS), atende com 40 leitos. Outros dois módulos hospitalares serão instalados em Eldorado do Sul (RS), com 20 leitos, e em São Leopoldo (RS), com mais 40 leitos. Esses equipamentos de saúde visam a atender os pacientes dos hospitais alagados pelas enxurradas. 


Campanha 

Além das operações de resgate, a população brasileira pode auxiliar doando suprimentos por meio da campanha “Todos Unidos pelo Sul”, da Força Aérea Brasileira, que estruturou pontos de coletas na Base Aérea de São Paulo (Guarulhos, SP), Base Aérea do Galeão (Rio de Janeiro, RJ) e Base Aérea de Brasília (DF). Nesta segunda-feira (6), a FAB decolou de Brasília com destino a Canoas (RS) com 18 toneladas de insumos para apoiar os esforços de socorro e assistência.

O Navio-Patrulha "Babitonga" também partiu, nesta segunda (6), de Rio Grande em direção à Porto Alegre, a fim de reabastecer as equipes com combustível para resgate e envio de donativos de diversas instituições para a população afetada, como materiais de higiene pessoal, gêneros alimentícios não perecíveis, materiais de limpeza e cerca de 5 mil litros de água potável.







Campanha Goiás Mãos Estendidas:Quartéis dos Bombeiros Militar de todo o estado, abrem suas portas para receber doações para o Rio Grande do Sul.

Diana Maia/Blog Jornalismo Imparcial

A partir desta terça-feira (7/5), em todo o estado de Goiás, os quartéis do Corpo de Bombeiros Militar e Defesa Civil, com o objetivo de ajudar aqueles que mais precisam, estão abrindo suas portas para receber doações de itens essenciais. 


A prioridade da campanha é arrecadar colchões, cobertores, lençóis, travesseiros, fronhas e mosquiteiros, todos em condições novas e devidamente embalados. Esses itens são fundamentais para proporcionar conforto e segurança às famílias afetadas.

Além dos itens mencionados, os bombeiros também estão aceitando doações de alimentos não perecíveis, materiais de limpeza e kits de higiene pessoal. Embora sejam bem-vindos, esses itens não são a prioridade neste momento. 

É importante ressaltar que, neste primeiro momento, não estão sendo recebidas doações de roupas usadas, leite, água sanitária, água potável e brinquedos. Esses itens já estão sendo recolhidos por outras campanhas em andamento.

A campanha “Goiás Mãos Estendidas” estará ativa até o dia 22 de maio, e a colaboração de todos é fundamental para o sucesso desta iniciativa. Junte-se a nós, estenda suas mãos e faça a diferença na vida daqueles que mais precisam.


segunda-feira, 6 de maio de 2024

Controle do Espaço Aéreo isenta de tarifas de navegação aérea para voos humanitários ao RS

 Aeronaves que prestam auxílio à calamidade na região terão 100% de isenção nas cobranças 

Imagem FAB
Blog Jornalismo Imparcial
A Força Aérea Brasileira, por meio do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), decidiu pela isenção das tarifas de navegação aérea para aeronaves envolvidas com o transporte de donativos, medicamentos, alimentos, equipamentos e insumos para a população do Rio Grande do Sul. A iniciativa inédita é válida exclusivamente para voos de assistência humanitária que estão prestando auxílio à calamidade na região. 

“Acredito que todos os esforços para quem está trabalhando nessa grande missão merece total reconhecimento e apoio. Portanto, as aeronaves que prestam suporte às enchentes do povo gaúcho terão 100% de isenção nas cobranças", explicou o Diretor-Geral do DECEA, Tenente-Brigadeiro do Ar Alcides Teixeira Barbacovi. 

A dispensa do pagamento é válida para a Tarifa de Uso das Comunicações e dos Auxílios à Navegação Aérea em Rota, Tarifa de Uso das Comunicações e dos Auxílios Rádio à Navegação Aérea em Área de Controle de Aproximação e Tarifa de Uso das Comunicações e dos Auxílios Rádio à Navegação Aérea em Área de Controle de Aeródromo. Na prática, isso significa a isenção total das tarifas de voos cobradas pelo Departamento.

Segundo dados do Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea, unidade subordinada ao DECEA responsável pela demanda dos movimentos aéreos do País, foram registrados aproximadamente 150 movimentos de aeronaves da aviação geral envolvidas no apoio ao Rio Grande do Sul desde o dia 1º de maio.



Postagem em destaque

Grupo de Operações com Cães se destaca na segurança do Presídio Regional de Montes Claros/Norte do estado

O GOC, pode prestar apoio em Operações conjunta com as coirmãs, em situação que requer o faro apurado do animal, desarticulando ações no com...

Postagens mais visitadas

"Tudo posso Naquele que me fortalece"

"Tudo posso Naquele que me fortalece"
Deus no Comando!

Declaração Universal dos Direitos Humanos.Adotada pela Assembleia Geral das Nações Unidas

Declaração Universal dos Direitos Humanos.Adotada pela Assembleia Geral das Nações Unidas
Artigo 1 Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos. São dotados de razão e consciência e devem agir em relação uns aos outros com espírito de fraternidade. Artigo 2 1. Todo ser humano tem capacidade para gozar os direitos e as liberdades estabelecidos nesta Declaração, sem distinção de qualquer espécie, seja de raça, cor, sexo, língua, religião, opinião política ou de outra natureza, origem nacional ou social, riqueza, nascimento, ou qualquer outra condição. 2. Não será também feita nenhuma distinção fundada na condição política, jurídica ou internacional do país ou território a que pertença uma pessoa, quer se trate de um território independente, sob tutela, sem governo próprio, quer sujeito a qualquer outra limitação de soberania. Artigo 3 Todo ser humano tem direito à vida, à liberdade e à segurança pessoal. Artigo 4 Ninguém será mantido em escravidão ou servidão; a escravidão e o tráfico de escravos serão proibidos em todas as suas formas. Artigo 5 Ninguém será submetido à tortura, nem a tratamento ou castigo cruel, desumano ou degradante. Artigo 6 Todo ser humano tem o direito de ser, em todos os lugares, reconhecido como pessoa perante a lei. Artigo 7 Todos são iguais perante a lei e têm direito, sem qualquer distinção, a igual proteção da lei. Todos têm direito a igual proteção contra qualquer discriminação que viole a presente Declaração e contra qualquer incitamento a tal discriminação. Artigo 8 Todo ser humano tem direito a receber dos tribunais nacionais competentes remédio efetivo para os atos que violem os direitos fundamentais que lhe sejam reconhecidos pela constituição ou pela lei. Artigo 9 Ninguém será arbitrariamente preso, detido ou exilado. Artigo 10 Todo ser humano tem direito, em plena igualdade, a uma justa e pública audiência por parte de um tribunal independente e imparcial, para decidir seus direitos e deveres ou fundamento de qualquer acusação criminal contra ele. Artigo 11 1.Todo ser humano acusado de um ato delituoso tem o direito de ser presumido inocente até que a sua culpabilidade tenha sido provada de acordo com a lei, em julgamento público no qual lhe tenham sido asseguradas todas as garantias necessárias à sua defesa. 2. Ninguém poderá ser culpado por qualquer ação ou omissão que, no momento, não constituíam delito perante o direito nacional ou internacional. Também não será imposta pena mais forte de que aquela que, no momento da prática, era aplicável ao ato delituoso. Artigo 12 Ninguém será sujeito à interferência na sua vida privada, na sua família, no seu lar ou na sua correspondência, nem a ataque à sua honra e reputação. Todo ser humano tem direito à proteção da lei contra tais interferências ou ataques.

"Siga-me, os que forem brasileiros".

"Siga-me, os que forem brasileiros".

Fórum Ibero Americano_ Conhecimento é Poder!

Fórum Ibero Americano_ Conhecimento é Poder!
Foi realizado nos dias 15,16,17 de abril de 2019, pelo Exército Brasileiro, o III Fórum Ibero- Americano de Defesa Cibernética, no evento representantes e Comandantes das Comitivas da Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Espanha, México, Paraguai, Peru, Portugal, Uruguai, e palestrantes dos Estados Unidos, marcaram presença.O Fórum foi criado em 2016, na Espanha, para atuar no incremento da cooperação e integração no setor cibernético entre os países envolvidos. Os debates também proporcionam conhecimento mútuo sobre a doutrina e a capacidade cibernética, bem como contribuem para a proteção cibernética no âmbito dos países ibero-americanos por meio do compartilhamento de informação. No primeiro dia de atividades, aconteceu a passagem do cargo de Secretário do Fórum, do General de Brigada Tomás Ramón Moyano, Comandante Cibernético da Argentina, para o General de Divisão Guido Amin Naves, Comandante Cibernético do Brasil, que ficará no posto pelo período de um ano.

" Quando uma Mulher descobre o tamanho da força que guarda dentro de si, nada é capaz de pará-la"

Obrigada pela sua visita!

Obrigada pela sua visita!
A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo.