quinta-feira, 2 de junho de 2022

Crianças e adolescentes vítimas de abuso e violência serão poupados de falar várias vezes no processo

 A medida foi tomada pela pasta do Ministério da Justiça e Segurança Pública, para que as vítimas sejam impedidas da “revitimização”, quando os detalhes das agressões são revividos
Para não prolongar o sofrimento de crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de agressões, o Ministro da Justiça e Segurança Pública, definiu que o depoimento desse grupo não será mais repetido várias vezes ao longo do processo de investigação, seguindo um protocolo, e evitando o fenômeno conhecido como “revitimização”, quando a pessoa revive o episódio de violência. 

“É uma situação terrível para quem sofre a violência, mas também para todos os envolvidos, desde os familiares aos colegas de escola. Trata-se de um passo importante para o país. 
Os responsáveis e a rede de apoio dos menores devem se juntar ao Estado para fortalecer essa a iniciativa”, disse o Ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres. 

Com a mudança, a partir da entrada da criança ou adolescente, vítima ou testemunha de violência, em uma das redes de atenção e proteção, o processo de encaminhamento seguirá um padrão. 
A intenção é que a vítima seja ouvida apenas uma vez. Mas, se houver necessidade, haverá um novo depoimento. 
Ao expor, voluntariamente, um abuso ou violência para um profissional da área de educação, por exemplo, a criança não precisará mais dar todas as explicações detalhadas novamente. O caso será, então, direcionado aos demais atores envolvidos para reduzir o número de depoimentos e evitar mais traumas. Se a violência envolver abuso sexual, o registro será feito pelo Conselho Tutelar. Depois, o caso seguirá para o serviço de saúde e, por último, para a polícia.
Assessoria de Comunicação e Planejamento Estratégico



Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Pesquisa inédita mostra que mais da metade dos adolescentes brasileiros já sofreu violência sexual online

Cerca de  8.500 adolescentes de 13 a 18 anos,  foram ouvidos  de todas as regiões do país, especialmente do Nordeste e Sudeste. Diana Maia v...

Postagens mais visitadas

"Tudo posso Naquele que me fortalece"

"Tudo posso Naquele que me fortalece"
Deus no Comando!

"Siga-me, os que forem brasileiros".

"Siga-me, os que forem brasileiros".


" Quando uma Mulher descobre o tamanho da força que guarda dentro de si, nada é capaz de pará-la"

Obrigada pela sua visita!

Obrigada pela sua visita!
A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo.