sábado, 27 de junho de 2026

Pré-candidato ao governo de Minas: "Heróis sem estrutura" Jarbas Soares defende a valorização da Polícia Civil frente aos altos índices de feminicídio no estado

 Ao abordar o combate ao feminicídio, Jarbas Soares destacou uma ferida muitas vezes ignorada pelos discursos oficiais: o abandono estrutural da Polícia Civil. O pré-candidato não poupou críticas à gestão atual, classificando a situação como um sucateamento que ignora o heroísmo diário dos profissionais que, mesmo sem as ferramentas adequadas, tentam garantir a segurança da população mineira."

Imagem Sarah Matias

Diana Maia I Blog Jornalismo Imparcial
jornalismoimparcial@gmail.com


Montes Claros/ MG_  Em entrevista ao " Blog Jornalismo Imparcial" durante o Encontro Regional de Lideranças no Norte de Minas, o pré-candidato ao governo do estado, Jarbas Soares Júnior, apresentou um diagnóstico crítico sobre a atual situação de Minas Gerais. Jarbas oficializou sua pré-candidatura ao governo de Minas Gerais pelo PSB, partido ao qual se filiou após deixar o MPMG em março de 2026. Em suas falas públicas, ele tem defendido a necessidade de "resgatar o tempo perdido" e focar em políticas firmes, com ênfase em cinco áreas estratégicas: administração e finanças, desenvolvimento econômico, desenvolvimento social, infraestrutura e segurança pública.

Questionado sobre os alarmantes índices de feminicídio — que posicionam o estado como o segundo maior do país nesse tipo de crime — o ex-procurador-geral de justiça foi taxativo ao apontar o "sucateamento da Polícia Civil" como um dos fatores centrais do problema. 

Para o pré-candidato, os policiais civis atuam como "verdadeiros heróis", esforçando-se para suprir a falta de investimentos e estrutura, mas sem a devida contrapartida do Estado. "O cenário é desafiador e exige uma mudança imediata de gestão na segurança pública", afirmou.

Ao tratar do ambiente político atual, Jarbas Soares criticou a polarização que, segundo ele, tem travado o desenvolvimento de Minas Gerais. O pré-candidato defende que o momento exige uma política de diálogo, capaz de transpor barreiras ideológicas em prol da eficiência administrativa. Ele se coloca como uma alternativa que busca resgatar a capacidade de articulação entre o governo e a sociedade.


Com uma trajetória de 35 anos, marcada pela gestão no Ministério Público, Jarbas Soares chega ao PSB, reportando a imprensa, que antes de se filiar, recebeu convites tanta da bancada da direita, como da esquerda e do centrão, e pretende aplicar sua experiência na administração pública para reverter indicadores negativos e trazer um novo fôlego ao Executivo estadual.

Perfil e Trajetória do Pré-candidato ao governo de Minas

Natural de Montes Claros (MG), Jarbas Soares Júnior ingressou no Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) em 1990. Exerceu o cargo de Procurador-Geral de Justiça por múltiplos mandatos (2004-2008 e 2020-2024), tendo sido uma figura de destaque na gestão institucional do MPMG.

É conhecido por sua atuação em áreas sensíveis como meio ambiente e por ter liderado grandes acordos jurídicos, incluindo os relacionados aos desastres de Brumadinho e Mariana.

"O Jornalismo Imparcial reafirma seu compromisso em levar ao leitor as respostas que os candidatos dão às dores reais da população, como o combate à violência contra a mulher, independentemente de quem estiver sob a lente das câmeras."




Carisma em evidência: Ruy Muniz pré-candidato a deputado federal é ovacionado em Encontro Regional no Norte de Minas

Sem ser o protagonista da pauta central, Ruy Muniz atrai a cena com bom humor e carisma, conquistando a atenção de lideranças e dos profissionais de comunicação presentes.

Imagem Sarah Matias

Diana Maia I Blog Jornalismo Imparcial
jornalismoimparcial@gmail.com

Montes Claros/ MG - O clima no encontro das lideranças regionais do Norte de Minas, realizado neste sábado (27/6), "Embora não estivesse no centro das atenções da pauta central, Ruy Muniz, pré-candidato a deputado federal, diferenciou-se pela leveza, evidenciando seu carisma e a forma irreverente com que interagiu com os profissionais da imprensa."

Em um dado momento, Muniz, interagiu com o apresentador Rafael Bicalho do programa local Ronda Geraes, "Ruy entrevistando Ruy".


Durante o evento, Muniz não apenas circulou entre os presentes, mas foi alvo de constantes manifestações de apoio, sendo ovacionado por lideranças e simpatizantes que lotaram o espaço.

Diferente de posturas mais rígidas observadas no mesmo evento, Ruy Muniz destacou-se pela descontração. Em um momento de interação com os profissionais de imprensa que cobriam a agenda, o pré-candidato demonstrou agilidade no trato com a mídia, brincando com os repórteres e mantendo um diálogo fluido, o que reforçou sua imagem de proximidade com as demandas da região.

A recepção entusiasmada que Muniz recebeu diante dos candidatos a governador, ao Senado e demais autoridades presentes reforça seu peso político neste pleito. Para os observadores do cenário regional, o contraste entre a forma como o pré-candidato se relaciona com o público e com a imprensa pode ser um diferencial estratégico na disputa pela cadeira na Câmara Federal.

O "Jornalismo Imparcial" segue acompanhando a movimentação das lideranças norte-mineiras, registrando os bastidores e os movimentos que desenham o futuro político da nossa região.


"Pré-candidato Carlos Pimenta tenta ditar regras para a imprensa durante encontro regional no Norte de Minas"

Em encontro regional realizado no Norte de Minas, o pré-candidato ao governo pelo PSB, Carlos Pimenta, adotou postura incomum durante coletiva de imprensa ao tentar estabelecer diretrizes sobre o trabalho dos jornalistas presentes, buscando restringir o livre exercício de questionamentos.

Por Sarah Matias
jornalismoimparcial@gmail.com

Montes Claros - MG

Na manhã deste sábado (27/06), durante o Encontro Regional de Lideranças do Norte de Minas em Montes Claros - MG, o evento foi marcado com a presença de pré-candidatos a diversos cargos políticos. Mas um fato que marcou o momento foi a arrogância do deputado estadual Carlos Pimenta (PSB), pré-candidato a deputado federal de Minas, durante a coletiva de imprensa, que tinha como objetivo esclarecer as dúvidas da população diante do cenário político mineiro.

Junto à diversas lideranças políticas do Norte de Minas e nomes importantes do cenário político mineiro, Carlos Pimenta não mediu esforços para tentar ensinar a imprensa local como fazer o próprio trabalho, querendo limitar os temas a serem perguntados aos entrevistados.

Durante seus 28 anos de atividade parlamentar, o deputado não aprendeu que a função da imprensa é mostrar a verdade à população, sendo elas boas ou não. Durante os ajustes da imprensa para começar a coletiva, o deputado sequer esperou os profissionais se prepararem para a própria desorganização do evento e elevando a voz, tentou ditar as regras do jogo, dizendo em alto e bom tom, antes de qualquer pessoa abrir a boca: "Vocês terão 10 minutos para fazer perguntas! Ninguém aqui deve fazer perguntas à pré-candidata sobre o tema da candidatura ao governo do Estado e as decisões que o partido irão decidir".

Ora, deputado estadual Carlos Pimenta, se a imprensa não pode fazer seu trabalho e esclarecer as dúvidas da população em pleno ano eleitoral, para que serve o trabalho do jornalista? A forma como Vossa Senhoria trata a imprensa diz muito como será o tratamento com a população.

Repúdio

"O papel da imprensa é o de fiscalizar e levar a informação de qualidade ao eleitor, um compromisso que exige ética, respeito e independência. No entanto, o que se viu nesta manhã, durante o encontro regional de lideranças políticas no Norte de Minas, foi uma tentativa de subversão dessa dinâmica. O pré-candidato Carlos Pimenta (PSB) escolheu um caminho de hostilidade, tentando ditar regras e limitar o questionamento da imprensa presente. Em um cenário onde a transparência deveria ser a regra, a postura do político levanta um alerta importante para o eleitor mineiro: afinal, como pretende lidar com a fiscalização pública quem tenta, antes mesmo da eleição, controlar o trabalho de quem exerce a vigilância democrática?"

O Blog Jornalismo Imparcial reitera seu compromisso com a verdade e a transparência com a população, e ressalta que o trabalho da imprensa é ser os olhos da sociedade nos momentos decisivos. Ditar como a imprensa deve fazer o seu trabalho é querer esconder o compromisso com a verdade e o trabalho sério.



quarta-feira, 24 de junho de 2026

Coletiva de imprensa apresenta balanço parcial da Operação Cerco Fechado e detalhes da ação integrada realizada nesta quarta-feira (24), em Montes Claros

A iniciativa reúne órgãos estaduais e federais no enfrentamento ao crime organizado e atua para impedir a tentativa de expansão da criminalidade em territórios considerados sensíveis na capital e no interior de Minas. 

Diana Maia I Blog Jornalismo Imparcial
jornalismoimparcial@gmail.com

Montes Claros/ Norte de Minas_ Uma ação integrada das forças de Segurança Pública de Minas Gerais resultou em importantes prisões e apreensões em Montes Claros, nesta quarta-feira (24/06/2026).

Abaixo, detalhamos os principais resultados desta fase da Operação Cerco Fechado na cidade:


RESULTADOS QUANTITATIVOS (PRISÕES E BUSCAS)

  • Prisões: 10 pessoas foram presas no total.

    • 05 mandados de prisão cumpridos.

    • 05 prisões em flagrante por tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo.

  • Apreensões de Materiais: 

  • Entre os materiais apreendidos,  destaque para porções de maconha, cocaína e crack, (01) arma de fogo, celulares, (01) veículo e materiais diversos para investigação. Ainda foram cumpridos  59 mandados.

  • INVESTIGAÇÃO E ALVOS

  • Entre os presos está um investigado apontado como integrante de uma organização criminosa de atuação nacional.

  • Origem dos Trabalhos: As investigações duraram meses e tiveram início após a apuração de dois homicídios nos bairros Santos Reis e Jardim Primavera.

  • Localização dos Mandados:

    • Imóveis nos bairros Santa Cecília, Vila Itatiaia e Conferência Cristo Rei (Montes Claros).

    • Unidades prisionais da região e de Uberlândia (Triângulo Mineiro). 

INTEGRAÇÃO DAS FORÇAS DE SEGURANÇA


Os trabalhos foram coordenados, pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) com participação da  Polícia Civil (PCMG), Polícia Militar (PMMG), Polícia Penal e Polícia Federal (PF ).Cerca de 150 policiais civis de Montes Claros e Belo Horizonte participaram da operação.

A operação reforça a estratégia do Estado de atuar coordenadamente com inteligência para combater o crime organizado de forma qualificada.



Exército atua em retenção de 260 toneladas de madeira com indícios de cocaína

 Operação conjunta na faixa de fronteira pode representar uma das maiores apreensões de cocaína da história do Brasil.

Diana Maia I Blog Jornalismo Imparcial
jornalismoimparcial@gmail.com

Uma ação interagências resultou na retenção de aproximadamente 260 toneladas de madeira com indícios de ocultação de cocaína. A operação, realizada de forma coordenada por instituições nacionais e estrangeiras, já é apontada como uma das maiores apreensões de drogas registradas no país.

Perícias preliminares indicaram resultado positivo para a presença de cocaína. Autoridades estimam que o volume da substância ilícita possa variar entre 20 e 50 toneladas, o que equivale a um percentual entre 10% e 20% do peso total da carga de madeira. A Polícia Federal segue conduzindo análises periciais detalhadas para determinar o volume exato da droga.

A operação envolveu o compartilhamento de informações de inteligência para identificar e desarticular um esquema internacional de tráfico de drogas. As investigações apontam que organizações criminosas utilizavam madeira impregnada com cocaína líquida para o transporte destinado ao mercado internacional.

As ações de fiscalização foram realizadas na faixa de fronteira, resultando na retenção de oito caminhões carregados com a madeira sob investigação: quatro em Corumbá (MS) e quatro em Cáceres (MT).

A operação foi liderada pela Receita Federal e contou com a atuação conjunta do Exército Brasileiro, Polícia Federal e Grupo Especial de Segurança de Fronteira (Gefron). O Exército atuou em apoio aos órgãos de fiscalização e repressão, sendo responsável pela segurança das áreas operacionais e dos locais de guarda do material apreendido, garantindo a preservação das evidências durante a custódia, perícia e investigação.

A integração entre os órgãos de fiscalização, segurança pública e defesa foi destacada como fundamental para o enfrentamento de crimes transfronteiriços e o fortalecimento da atuação coordenada contra organizações criminosas.



Disque Denúncia 181 lança plataforma web com suporte para fotos, vídeos e áudios

 Nova ferramenta permite que cidadãos mineiros colaborem com a segurança pública de forma anônima e digital, sem deixar rastros.

Diana Maia I Blog Jornalismo Imparcial
O Disque Denúncia Unificado (DDU) 181, serviço que é referência no combate à criminalidade em Minas Gerais há 18 anos, deu um passo importante na sua modernização. Pela primeira vez em sua trajetória, o serviço ganha uma versão online, o DDU Web (denuncia181.mg.gov.br), facilitando o envio de informações detalhadas pela população.

A grande inovação da plataforma, desenvolvida pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp-MG) através do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), é a capacidade de receber conteúdos multimídia. Agora, é possível anexar fotos, vídeos, áudios e links, oferecendo um material mais rico para o trabalho investigativo, tudo mantendo o anonimato absoluto do denunciante.

Como funciona o atendimento

Embora o novo canal digital ofereça praticidade, as autoridades ressaltam que ele não substitui os números de emergência (190, 193 e 197). Após o envio da denúncia, o sistema gera um número de protocolo, permitindo que o cidadão acompanhe o andamento da sua solicitação. O material é analisado por especialistas que já atuam no 181 e, posteriormente, encaminhado às polícias Civil e Militar ou ao Corpo de Bombeiros, conforme a necessidade.

Tecnologia a serviço da segurança

Para Marcelo Vieira, superintendente do Sistema de Segurança Corporativo (SSC) da Prodemge, a iniciativa é um pilar fundamental da transformação digital do Estado. “A tecnologia aproxima a população das forças de segurança”, afirma.

A ferramenta chega em um momento estratégico. Segundo o superintendente de Integração e Planejamento Operacional da Sejusp, Bernardo Naves, o DDU Web será um importante reforço no combate à governança criminal, integrando-se às ações da Operação Cerco Fechado.

A avaliação positiva é compartilhada pelas forças de segurança:

  • Polícia Militar: O capitão Rafael Veríssimo destaca que a tecnologia qualifica a comunicação entre sociedade e polícia.

  • Polícia Civil: O delegado Thiago Ribeiro, coordenador do DDU pela PCMG, ressalta o histórico de sucesso do serviço: "Temos um número expressivo de flagrantes possibilitados pelo DDU. Com esses novos recursos, a precisão das informações será ainda maior".

  • Corpo de Bombeiros: O major Amador Felício pontua que o envio de imagens em tempo real pode ser um diferencial crucial, especialmente em ocorrências de incêndios ou situações de risco.

Alcance e estatísticas

O novo canal já está disponível para todos os municípios mineiros. Até maio de 2026, o serviço tradicional do 181 já havia processado mais de 34 mil denúncias, um número que tende a crescer com a facilidade da interface online, consolidando o papel ativo do cidadão mineiro na manutenção da ordem pública.



quinta-feira, 11 de junho de 2026

Comando Militar do Planalto celebra Dia da Artilharia e reforça modernização da Força Terrestre

"Entre a tradição e a tecnologia: Comando Militar do Planalto celebra o Dia da Artilharia com foco no fortalecimento da capacidade operacional da Força Terrestre."

Blog Jornalismo Imparcial
jornalismoimparcial@gmail.com

 BRASÍLIA (DF) – O Comando Militar do Planalto realizou, nesta quarta-feira (10), uma solenidade em alusão ao Dia da Arma de Artilharia, data que celebra o legado do Marechal Emílio Luís Mallet, patrono da arma. A cerimônia, sediada no 11º Grupo de Artilharia Antiaérea, contou com a presença do Comandante do Exército, General de Exército Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva, além de diversas autoridades civis e militares.


O Legado de Mallet

A data de 10 de junho marca o nascimento do Marechal Mallet, ocorrido em 1801. O militar é lembrado por sua liderança e inovação estratégica durante a Guerra da Tríplice Aliança, especialmente pela Batalha de Tuiuti — a maior batalha campal da América do Sul. Foi nesse confronto que Mallet implementou a estratégia defensiva que originou a célebre frase dos artilheiros brasileiros: “Eles que venham! Por aqui, não passam!”.

Durante o evento, o General Tomás destacou que o exemplo de coragem e competência profissional de Mallet continua a ser uma referência para todas as gerações da Força Terrestre. "Não há como reverenciar a Artilharia sem reverenciar seu Patrono. Mallet é um ícone da História Militar Brasileira", afirmou o Comandante.


Foco em Tecnologia e Modernização

A celebração também serviu para pontuar os avanços tecnológicos da arma. O General de Exército Luciano Guilherme Cabral Pinheiro destacou o Programa ASTROS-FOGOS como o eixo central da modernização da artilharia brasileira. O programa contempla o desenvolvimento de materiais estratégicos, tais como:

  • Míssil tático de cruzeiro e novas aquisições: O projeto inclui a compra de mísseis RBS70 e Stinger, além de meios de defesa antiaérea de média altura.

  • Tecnologia de detecção: O radar 200 Vigilante figura como um dos componentes fundamentais para o fortalecimento da prontidão operacional.

  • Integração de sistemas: O programa ASTROS-FOGOS unifica, em uma mesma estrutura, os projetos de Artilharia de Campanha, Mísseis e Foguetes, e Defesa Antiaérea.

Com a digitalização de sistemas de comando e controle e o desenvolvimento de armamentos de maior alcance e precisão, o Exército busca não apenas elevar a prontidão de suas tropas, mas também ampliar a capacidade dissuasória do País e fortalecer a Base Industrial de Defesa.



Postagem em destaque

Dez Anos de Ronrons: A Memória Viva de Perséfone, uma amizade para além dessa vida

"Nada é eterno, tudo passa... mas o que foi feito com amor, como os dez anos de vida da Perséfone, deixa um eco de bondade que ressoa p...

Postagens mais visitadas

"Tudo posso Naquele que me fortalece"

"Tudo posso Naquele que me fortalece"
Deus no Comando!

"Siga-me, os que forem brasileiros".

"Siga-me, os que forem brasileiros".


" Quando uma Mulher descobre o tamanho da força que guarda dentro de si, nada é capaz de pará-la"

Obrigada pela sua visita!

Obrigada pela sua visita!
A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo.