quarta-feira, 24 de junho de 2026

Coletiva de imprensa apresenta balanço parcial da Operação Cerco Fechado e detalhes da ação integrada realizada nesta quarta-feira (24), em Montes Claros

A iniciativa reúne órgãos estaduais e federais no enfrentamento ao crime organizado e atua para impedir a tentativa de expansão da criminalidade em territórios considerados sensíveis na capital e no interior de Minas. 

Diana Maia I Blog Jornalismo Imparcial
jornalismoimparcial@gmail.com

Montes Claros/ Norte de Minas_ Uma ação integrada das forças de Segurança Pública de Minas Gerais resultou em importantes prisões e apreensões em Montes Claros, nesta quarta-feira (24/06/2026).

Abaixo, detalhamos os principais resultados desta fase da Operação Cerco Fechado na cidade:


RESULTADOS QUANTITATIVOS (PRISÕES E BUSCAS)

  • Prisões: 10 pessoas foram presas no total.

    • 05 mandados de prisão cumpridos.

    • 05 prisões em flagrante por tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo.

  • Apreensões de Materiais: 

  • Entre os materiais apreendidos,  destaque para porções de maconha, cocaína e crack, (01) arma de fogo, celulares, (01) veículo e materiais diversos para investigação. Ainda foram cumpridos  59 mandados.

  • INVESTIGAÇÃO E ALVOS

  • Entre os presos está um investigado apontado como integrante de uma organização criminosa de atuação nacional.

  • Origem dos Trabalhos: As investigações duraram meses e tiveram início após a apuração de dois homicídios nos bairros Santos Reis e Jardim Primavera.

  • Localização dos Mandados:

    • Imóveis nos bairros Santa Cecília, Vila Itatiaia e Conferência Cristo Rei (Montes Claros).

    • Unidades prisionais da região e de Uberlândia (Triângulo Mineiro). 

INTEGRAÇÃO DAS FORÇAS DE SEGURANÇA


Os trabalhos foram coordenados, pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) com participação da  Polícia Civil (PCMG), Polícia Militar (PMMG), Polícia Penal e Polícia Federal (PF ).Cerca de 150 policiais civis de Montes Claros e Belo Horizonte participaram da operação.

A operação reforça a estratégia do Estado de atuar coordenadamente com inteligência para combater o crime organizado de forma qualificada.



Exército atua em retenção de 260 toneladas de madeira com indícios de cocaína

 Operação conjunta na faixa de fronteira pode representar uma das maiores apreensões de cocaína da história do Brasil.

Diana Maia I Blog Jornalismo Imparcial
jornalismoimparcial@gmail.com

Uma ação interagências resultou na retenção de aproximadamente 260 toneladas de madeira com indícios de ocultação de cocaína. A operação, realizada de forma coordenada por instituições nacionais e estrangeiras, já é apontada como uma das maiores apreensões de drogas registradas no país.

Perícias preliminares indicaram resultado positivo para a presença de cocaína. Autoridades estimam que o volume da substância ilícita possa variar entre 20 e 50 toneladas, o que equivale a um percentual entre 10% e 20% do peso total da carga de madeira. A Polícia Federal segue conduzindo análises periciais detalhadas para determinar o volume exato da droga.

A operação envolveu o compartilhamento de informações de inteligência para identificar e desarticular um esquema internacional de tráfico de drogas. As investigações apontam que organizações criminosas utilizavam madeira impregnada com cocaína líquida para o transporte destinado ao mercado internacional.

As ações de fiscalização foram realizadas na faixa de fronteira, resultando na retenção de oito caminhões carregados com a madeira sob investigação: quatro em Corumbá (MS) e quatro em Cáceres (MT).

A operação foi liderada pela Receita Federal e contou com a atuação conjunta do Exército Brasileiro, Polícia Federal e Grupo Especial de Segurança de Fronteira (Gefron). O Exército atuou em apoio aos órgãos de fiscalização e repressão, sendo responsável pela segurança das áreas operacionais e dos locais de guarda do material apreendido, garantindo a preservação das evidências durante a custódia, perícia e investigação.

A integração entre os órgãos de fiscalização, segurança pública e defesa foi destacada como fundamental para o enfrentamento de crimes transfronteiriços e o fortalecimento da atuação coordenada contra organizações criminosas.



Disque Denúncia 181 lança plataforma web com suporte para fotos, vídeos e áudios

 Nova ferramenta permite que cidadãos mineiros colaborem com a segurança pública de forma anônima e digital, sem deixar rastros.

Diana Maia I Blog Jornalismo Imparcial
O Disque Denúncia Unificado (DDU) 181, serviço que é referência no combate à criminalidade em Minas Gerais há 18 anos, deu um passo importante na sua modernização. Pela primeira vez em sua trajetória, o serviço ganha uma versão online, o DDU Web (denuncia181.mg.gov.br), facilitando o envio de informações detalhadas pela população.

A grande inovação da plataforma, desenvolvida pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp-MG) através do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), é a capacidade de receber conteúdos multimídia. Agora, é possível anexar fotos, vídeos, áudios e links, oferecendo um material mais rico para o trabalho investigativo, tudo mantendo o anonimato absoluto do denunciante.

Como funciona o atendimento

Embora o novo canal digital ofereça praticidade, as autoridades ressaltam que ele não substitui os números de emergência (190, 193 e 197). Após o envio da denúncia, o sistema gera um número de protocolo, permitindo que o cidadão acompanhe o andamento da sua solicitação. O material é analisado por especialistas que já atuam no 181 e, posteriormente, encaminhado às polícias Civil e Militar ou ao Corpo de Bombeiros, conforme a necessidade.

Tecnologia a serviço da segurança

Para Marcelo Vieira, superintendente do Sistema de Segurança Corporativo (SSC) da Prodemge, a iniciativa é um pilar fundamental da transformação digital do Estado. “A tecnologia aproxima a população das forças de segurança”, afirma.

A ferramenta chega em um momento estratégico. Segundo o superintendente de Integração e Planejamento Operacional da Sejusp, Bernardo Naves, o DDU Web será um importante reforço no combate à governança criminal, integrando-se às ações da Operação Cerco Fechado.

A avaliação positiva é compartilhada pelas forças de segurança:

  • Polícia Militar: O capitão Rafael Veríssimo destaca que a tecnologia qualifica a comunicação entre sociedade e polícia.

  • Polícia Civil: O delegado Thiago Ribeiro, coordenador do DDU pela PCMG, ressalta o histórico de sucesso do serviço: "Temos um número expressivo de flagrantes possibilitados pelo DDU. Com esses novos recursos, a precisão das informações será ainda maior".

  • Corpo de Bombeiros: O major Amador Felício pontua que o envio de imagens em tempo real pode ser um diferencial crucial, especialmente em ocorrências de incêndios ou situações de risco.

Alcance e estatísticas

O novo canal já está disponível para todos os municípios mineiros. Até maio de 2026, o serviço tradicional do 181 já havia processado mais de 34 mil denúncias, um número que tende a crescer com a facilidade da interface online, consolidando o papel ativo do cidadão mineiro na manutenção da ordem pública.



quinta-feira, 11 de junho de 2026

Comando Militar do Planalto celebra Dia da Artilharia e reforça modernização da Força Terrestre

"Entre a tradição e a tecnologia: Comando Militar do Planalto celebra o Dia da Artilharia com foco no fortalecimento da capacidade operacional da Força Terrestre."

Blog Jornalismo Imparcial
jornalismoimparcial@gmail.com

 BRASÍLIA (DF) – O Comando Militar do Planalto realizou, nesta quarta-feira (10), uma solenidade em alusão ao Dia da Arma de Artilharia, data que celebra o legado do Marechal Emílio Luís Mallet, patrono da arma. A cerimônia, sediada no 11º Grupo de Artilharia Antiaérea, contou com a presença do Comandante do Exército, General de Exército Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva, além de diversas autoridades civis e militares.


O Legado de Mallet

A data de 10 de junho marca o nascimento do Marechal Mallet, ocorrido em 1801. O militar é lembrado por sua liderança e inovação estratégica durante a Guerra da Tríplice Aliança, especialmente pela Batalha de Tuiuti — a maior batalha campal da América do Sul. Foi nesse confronto que Mallet implementou a estratégia defensiva que originou a célebre frase dos artilheiros brasileiros: “Eles que venham! Por aqui, não passam!”.

Durante o evento, o General Tomás destacou que o exemplo de coragem e competência profissional de Mallet continua a ser uma referência para todas as gerações da Força Terrestre. "Não há como reverenciar a Artilharia sem reverenciar seu Patrono. Mallet é um ícone da História Militar Brasileira", afirmou o Comandante.


Foco em Tecnologia e Modernização

A celebração também serviu para pontuar os avanços tecnológicos da arma. O General de Exército Luciano Guilherme Cabral Pinheiro destacou o Programa ASTROS-FOGOS como o eixo central da modernização da artilharia brasileira. O programa contempla o desenvolvimento de materiais estratégicos, tais como:

  • Míssil tático de cruzeiro e novas aquisições: O projeto inclui a compra de mísseis RBS70 e Stinger, além de meios de defesa antiaérea de média altura.

  • Tecnologia de detecção: O radar 200 Vigilante figura como um dos componentes fundamentais para o fortalecimento da prontidão operacional.

  • Integração de sistemas: O programa ASTROS-FOGOS unifica, em uma mesma estrutura, os projetos de Artilharia de Campanha, Mísseis e Foguetes, e Defesa Antiaérea.

Com a digitalização de sistemas de comando e controle e o desenvolvimento de armamentos de maior alcance e precisão, o Exército busca não apenas elevar a prontidão de suas tropas, mas também ampliar a capacidade dissuasória do País e fortalecer a Base Industrial de Defesa.



Preservando a História: Projeto em Criciúma restaura armamentos da FEB e mantém viva a memória dos pracinhas

 Por meio dessas ações, voluntários e militares contribuem para preservar a memória nacional, fortalecer valores cívicos e homenagear aqueles que escreveram uma das páginas mais importantes da história militar do Brasil.

Da redação
jornalismoimparcial@gmail.com

CRICIÚMA (SC) – A história militar brasileira ganha um novo fôlego no Sul de Santa Catarina. Uma iniciativa de cooperação entre a sociedade civil e as Forças Armadas resultou na restauração completa de armamentos históricos utilizados pelos pracinhas da Força Expedicionária Brasileira (FEB) durante a Segunda Guerra Mundial.

O projeto é fruto de uma parceria entre o Grupo de Reencenação Histórica Monte Castelo e o 28º Grupo de Artilharia de Campanha (28º GAC). Juntos, voluntários e militares dedicaram-se à recuperação mecânica e conservação estrutural de peças que foram fundamentais na Campanha da Itália, entre 1944 e 1945, período em que os brasileiros desempenharam papel crucial na luta contra o nazi-fascismo.

Trabalho de rigor técnico e histórico

A restauração foi muito além de uma simples limpeza. Envolveu minuciosa pesquisa histórica para garantir que cada fuzil e peça de artilharia mantivesse suas características originais. O objetivo central foi devolver a funcionalidade e a autenticidade aos equipamentos, transformando-os em testemunhos vivos da participação brasileira no maior conflito do século XX.

Para Eduardo Reis, líder do Grupo Monte Castelo em Criciúma, a iniciativa é um pilar fundamental para aproximar a sociedade da trajetória da FEB. "Ações como essa são fundamentais para aproximar a sociedade da história militar nacional e manter viva a memória dos veteranos que atuaram nos campos de batalha da Itália", destaca.

Cultura, memória e civismo

Mais do que objetos de exposição, os equipamentos restaurados passam a desempenhar uma importante função educativa. O Grupo Monte Castelo, reconhecido por suas contribuições culturais na região, utiliza essas peças em eventos cívicos e demonstrações históricas.

Uma das atividades de maior destaque é a tradicional reencenação do "Batismo de Fogo" da FEB, realizada anualmente em parceria com o 28º GAC. O evento recria, com elevado grau de fidelidade, os cenários e os desafios enfrentados pelos soldados brasileiros.

Através dessa parceria, a comunidade de Criciúma não apenas preserva um patrimônio histórico nacional, mas também fortalece valores cívicos e presta uma justa homenagem aos combatentes que escreveram uma das páginas mais importantes da história do Brasil.

 Fonte: Com informações do Exército Brasileiro.



quarta-feira, 3 de junho de 2026

Exército Brasileiro promove simpósio sobre sistemas não tripulados e reforça modernização da Força

 Com demonstrações de drones armados e sistemas de alta tecnologia, simpósio debate o futuro das operações militares e a modernização da defesa nacional.

Encontro em Brasília apresentou novas tecnologias de defesa e discutiu o papel dos sistemas não tripulados na modernização das Forças Armadas brasileiras.


Blog Jornalismo Imparcial
jornalismoimparcial@gmail.com
Fonte: (CCOMSEx).

Brasília (DF) – O Exército Brasileiro realizou, ao longo desta semana, o Simpósio de Sistemas Não Tripulados da Força Terrestre (SSNTFT 2026), evento voltado ao debate, demonstração e desenvolvimento de tecnologias empregadas no combate moderno. A iniciativa reuniu autoridades militares, especialistas e representantes da Base Industrial de Defesa (BID), consolidando esforços para ampliar o conhecimento e a aplicação de sistemas não tripulados no âmbito militar.

Com caráter técnico e institucional, o simpósio teve como objetivo fortalecer a integração entre o Exército, a indústria nacional e os setores de ciência, tecnologia e inovação. A ação está alinhada ao Projeto de Transformação do Exército (2024-2039), que busca modernizar a estrutura da Força, incorporar novas capacidades operacionais e aprimorar a formação militar.

O projeto também integra o conceito Força 40, que projeta um Exército mais preparado para enfrentar os desafios geopolíticos, tecnológicos e climáticos previstos para as próximas décadas.


Demonstrações de tecnologia militar

Durante uma demonstração realizada no estande de tiro General Darcy Lázaro, em Brasília, integrantes do Alto-Comando do Exército acompanharam a apresentação de diversos sistemas não tripulados desenvolvidos por empresas da Base Industrial de Defesa.

Entre os equipamentos apresentados estavam drones armados com fuzis, lançadores de granadas e dispositivos fumígenos, além de sistemas equipados com sensores para detecção de ameaças nucleares e radiológicas. Também foram demonstradas tecnologias de inteligência, vigilância e reconhecimento, incluindo drones integrados para operações de monitoramento e ataque, além de equipamentos capazes de operar a distâncias próximas de 300 quilômetros.

Paralelamente, no Quartel-General do Exército, especialistas participaram de palestras, debates e apresentações voltadas à pesquisa, desenvolvimento e análise das tendências internacionais relacionadas aos sistemas não tripulados. O encontro também serviu para discutir diretrizes estratégicas e possíveis formas de aquisição dessas tecnologias para a Força Terrestre.

Inovação e capacidade de defesa

O Comandante do Exército, General Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva, destacou a evolução da Base Industrial de Defesa brasileira no desenvolvimento dessas tecnologias e ressaltou o impacto dos drones no cenário militar contemporâneo.


Segundo o comandante, soluções tecnológicas inovadoras e de menor custo têm alterado a dinâmica do poder de combate em diversas regiões do mundo, permitindo que países com menor capacidade militar convencional obtenham importantes resultados estratégicos.

O General também enfatizou o papel de instituições militares voltadas à pesquisa e inovação, como o Instituto Militar de Engenharia (IME), o Departamento de Ciência e Tecnologia (DCT) e a Agência de Gestão e Inovação Tecnológica, no fortalecimento da capacidade nacional de desenvolvimento tecnológico.

De acordo com o Chefe do Departamento de Ciência e Tecnologia do Exército, General de Exército Hertz Pires do Nascimento, as apresentações realizadas durante o simpósio representam apenas uma etapa inicial de um projeto mais amplo. Uma nova demonstração está prevista para ocorrer nos próximos meses, no Rio de Janeiro, reunindo 33 empresas que apresentarão protótipos ainda mais avançados de sistemas não tripulados.

A expectativa é que essas iniciativas contribuam para a construção de um portfólio tecnológico capaz de atender às demandas operacionais do Exército Brasileiro.

Brasil acompanha evolução do combate moderno

Atualmente, os sistemas não tripulados são considerados importantes multiplicadores do poder de combate nos níveis tático, operacional e estratégico. Ao promover debates e demonstrações sobre o tema, o Exército Brasileiro amplia sua capacidade de acompanhar as transformações tecnológicas globais e fortalece sua preparação para os desafios do futuro.



segunda-feira, 1 de junho de 2026

Governo Federal investe R$ 18 milhões em nova fase da Operação Mulher Segura

Ação nacional reforça o combate ao feminicídio com investimento recorde e mobilização das forças de segurança em todo o país.

Por Diana Maia I Blog Jornalismo Imparcial
jornalismoimparcial@gmail.com

O Governo Federal lançou nesta segunda-feira (1º de junho) a segunda edição da Operação Mulher Segura, uma ação nacional voltada ao combate à violência contra a mulher e ao feminicídio.

Coordenada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), do Ministério da Justiça e Segurança Pública, a operação contará, pela primeira vez, com investimento de R$ 18 milhões e terá duração de sete meses, tornando-se uma ação permanente de enfrentamento à violência de gênero.

O principal objetivo é localizar e prender agressores que possuem mandados  de prisão em aberto. Além disso, a iniciativa também prevê campanhas educativas e ações de conscientização voltadas ao público masculino, buscando prevenir novos casos de violência.

Segundo o secretário Nacional de Segurança Pública, Chico Lucas, a violência contra a mulher é um problema que exige mobilização de toda a estrutura de segurança pública. A Operação Mulher Segura contará com o apoio institucional e operacional da Polícia Rodoviária Federal (PRF), da Rede Integrada de Bancos de Perfis Genéticos (RIBPG), da Secretaria Nacional de Acesso à Justiça (Saju), da Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), do Ministério das Mulheres (MM), do Ministério do Turismo (MTur) e das Secretarias de Segurança Pública das 27 unidades da Federação. A atuação ocorrerá por meio dos Centros Integrados de Comando e Controle (CICC) ou estruturas equivalentes, além das polícias civil, militar, técnico-científica e penal, dos corpos de bombeiros militares, das guardas municipais e de outros órgãos do sistema de Justiça e proteção.



Postagem em destaque

Dez Anos de Ronrons: A Memória Viva de Perséfone, uma amizade para além dessa vida

"Nada é eterno, tudo passa... mas o que foi feito com amor, como os dez anos de vida da Perséfone, deixa um eco de bondade que ressoa p...

Postagens mais visitadas

"Tudo posso Naquele que me fortalece"

"Tudo posso Naquele que me fortalece"
Deus no Comando!

"Siga-me, os que forem brasileiros".

"Siga-me, os que forem brasileiros".


" Quando uma Mulher descobre o tamanho da força que guarda dentro de si, nada é capaz de pará-la"

Obrigada pela sua visita!

Obrigada pela sua visita!
A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo.