Diana Maia_ Blog Jornalismo Imparcial |
Por Sarah Matias/Diana Maia
jornalismoimparcial@gmail.com
Montes Claros/MG_ Na manhã deste sábado (27/02), a Polícia Federal (PF) em Montes Claros -MG, deflagrou a "Operação O2",que consiste na apuração de extravio de respiradores do Hospital da Santa Casa. De acordo com o delegado Gilvan de Paula, a administração do hospital, por meio de procedimentos internos, se deparou com a ausência de 02 respiradores, obtidos por meio de verbas do Governo Federal, que seriam utilizados para pacientes em situação de Covid-19.
Assista, o vídeo da coletiva realizada neste sábado, direto da Delegacia Regional da PF em Montes Claros.
Conforme as investigações, que ocorrem em sigilo, um dos equipamentos foi vendido para uma empresa localizada em São Paulo - SP, que durante a coletiva, não foi informado o nome.
Ainda de acordo com o delegado Gilvan, a empresa, ao saber que o produto teria originado-se por meio ilícito, prontamente restituiu o equipamento a instituição de saúde. O objeto teria sido adquirido pelo valor de R$25.000,00 (vinte e cinco mil reais). Já o segundo equipamento, que também foi restituído, ainda não se sabe se ele já havia sido comercializado. Os equipamentos equivalem cerca de R$100.000,00 (cem mil reais) cada um.
A PF, por meio da Justiça Federal, realizou ao todo 05 mandados, sendo 02 mandados de prisão e 03 de busca e apreensão. Ao todo, duas pessoas foram presas, e uma empresa na cidade de Montes Claros - MG está sendo investigada. O delegado afirma ainda que não descarta nenhuma hipótese de haver mais envolvidos neste caso, mas vai concluir as investigações para precisar maiores detalhes. Os presos poderão cumprir até 07 anos de reclusão, pelos crimes de furto e associação criminosa.
O superintendente da Santa Casa, Maurício Sérgio, afirmou que não há nenhuma possibilidade de falta de oxigênio e outros materiais no hospital, que foi realizado uma manutenção preventiva e que não admite nenhum tipo de desvio para meios ilícitos. Alertou também para os demais hospitais da cidade se atentarem ao quadro tecnológico para que situações como esta não se repitam.
A Instituição, informou na coletiva, que assim que identificou a falta dos dois equipamentos (respiradores), comunicou a Polícia Federal, para que fosse iniciado os trabalhos de investigação, afastando o enfermeiro envolvido.
Os investigados foram ouvidos nesta sábado (27) na Delegacia Regional da Polícia Federal em Montes Claros, e conduzidos para o Sistema Prisional.
Nenhum comentário:
Postar um comentário