domingo, 19 de julho de 2020

Secretaria de Segurança Pública do Estado de Minas Gerais repudia o comportamento do Policial Penal que matou um adolescente de 16 anos em Montes Claros, destacando como um ato isolado não representando os mais de 17 mil servidores do sistema prisional, a Polícia Civil pretende concluir o inquérito em 10 dias.


Diana Maia_ Blog Jornalismo Imparcial
Montes Claros/MG_ Foi preso pela Polícia Militar na madrugada deste domingo (19/07), por volta das 04:40 da manhã, o policial penal de 40 anos, que efetuou um disparo com uma arma de fogo pertencente ao sistema prisional, e que atingiu a nuca de um adolescente de 16 anos, que não resistiu e veio a óbito no local, na rua A, bairro Vila Anália em Montes Claros/Norte de Minas.
De acordo com a PM, o fato aconteceu após uma pertubação de sossego, sendo informado pelo o autor do disparo, que havia quatro indivíduos na frente da casa dele na madrugada, jogando pedras e objetos no telhado e batendo o portão, fato que repetiu por quatro vezes. Na última vez, o autor ficou com a sua esposa espiando pelo muro, e identificou os quatros indivíduos, efetuando disparos que acertou a nuca do adolescente de 16 anos, que morreu no local.
Em um vídeo que circula nas redes sociais, a tia do adolescente rebateu as críticas do autor do disparo, reconhecendo que o adolescente podia até estar errado por desrespeitar o isolamento social, mas não era bandido e que antes que a sociedade criticasse nas redes sociais, procurasse se informar na delegacia sobre o fato e não sair compartilhando e denegrindo a imagem do adolescente, que estava morto.


Policiais que não quiseram se identificar também lamentaram o fato, pondo em questão que em segundos, uma pessoa pode surtar, gerando uma fatalidade que talvez pudesse ter sido evitada com diálogo ou paciência, ou se fosse acionada a polícia.

O Blog Jornalismo Imparcial fez contato neste domingo (19/07), com a Secretaria de Segurança Pública, que respondeu a seguinte nota; 

Leia na íntegra

A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) e o Departamento Penitenciário de Minas Gerais (Depen-MG), com profundo pesar, tomaram conhecimento de fato ocorrido em Montes Claros, no Norte do Estado, na madrugada deste domingo, (19/07), envolvendo um Policial Penal. No entanto, antecipadamente, caso comprovado em investigação competente já instaurada pela Polícia Civil de Minas Gerais, repudiam veementemente o possível comportamento inadequado com uso de arma de fogo por um policial penal, envolvido nessa  ocorrência.

De acordo com informações preliminares, o servidor estava fora do horário de serviço e fez uso inapropriado do seu instrumento de trabalho, cuja utilização se restringe à defesa pessoal, atrelada ao seu exercício funcional de custódia e ressocialização de detentos. A Polícia Civil segue na investigação criminal do caso e o Depen-MG, na apuração rigorosa dos fatos no âmbito administrativo.

Vale ressaltar que, ainda nos próximos dias, a secretaria vai ampliar a reciclagem de profissionais do sistema prisional sobre o tema, para que fatos dessa natureza não voltem a acontecer e para reforçar o seu papel institucional primordial  de proteção da sociedade mineira.

Por fim, a pasta destaca que classifica a atitude do policial penal em questão como um ato isolado, que não representa o comportamento dos mais de 17 mil servidores do sistema prisional, responsáveis pela custódia de cerca de 60 mil presos, em todo território mineiro.
A Polícia Civil, informou que pretende concluir o inquérito em 10 dias.


Postagem em destaque

Grupo de Operações com Cães se destaca na segurança do Presídio Regional de Montes Claros/Norte do estado

O GOC, pode prestar apoio em Operações conjunta com as coirmãs, em situação que requer o faro apurado do animal, desarticulando ações no com...

Postagens mais visitadas

"Tudo posso Naquele que me fortalece"

"Tudo posso Naquele que me fortalece"
Deus no Comando!

"Siga-me, os que forem brasileiros".

"Siga-me, os que forem brasileiros".


" Quando uma Mulher descobre o tamanho da força que guarda dentro de si, nada é capaz de pará-la"

Obrigada pela sua visita!

Obrigada pela sua visita!
A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo.