Dividido em três eixos - “Brasil dos Brasileiros”, “COP30 e Novo PAC” e “Brasil do Futuro” - o desfile apresentou diferentes aspectos da sociedade brasileira, com destaque para a atuação das Forças Armadas, programas sociais, ações sustentáveis e iniciativas voltadas ao desenvolvimento nacional
Diana Maia/ Blog Jornalismo Imparcial
jornalismoimpacial@gmail.com
Neste domingo 7 de setembro, o Desfile Cívico-Militar, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília (DF), foi marcado, com o tema “Brasil Soberano”, o evento foi coordenado pelo Ministério da Defesa e reuniu representantes das Forças Armadas e de instituições civis em uma programação que destacou a diversidade da sociedade brasileira e as perspectivas para o futuro do país.
A cerimônia contou com a presença do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva; do Ministro da Defesa, José Mucio Monteiro; e dos comandantes da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e da Força Aérea Brasileira. As três Forças reuniram cerca de 2.600 militares, distribuídos em pelotões a pé, viaturas e aeronaves, compondo os blocos operacionais e temáticos do desfile. Outros mil militares representaram a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros do Distrito Federal.
- Dividido em três eixos - “Brasil dos Brasileiros”, “COP30 e Novo PAC” e “Brasil do Futuro” - o desfile apresentou diferentes aspectos da sociedade brasileira, com destaque para a atuação das Forças Armadas, programas sociais, ações sustentáveis e iniciativas voltadas ao desenvolvimento nacional. No eixo “Brasil do Futuro”, estudantes, atletas e personagens, como o Zé Gotinha, participaram da celebração. Escolas públicas do Distrito Federal também marcaram presença, com alunos desfilando em homenagem à data cívica.
- Entre as atrações militares, estiveram a pirâmide humana formada por 21 militares do Batalhão de Polícia do Exército de Brasília, a evolução da Banda de Fuzileiros Navais da Marinha do Brasil — que desenhou uma âncora durante sua apresentação — e voo da Esquadrilha da Fumaça, da Força Aérea Brasileira. O desfile também contou com a participação da tropa hipomóvel do Exército Brasileiro, composta por militares montados a cavalo, que percorreram a Esplanada em formação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário