terça-feira, 18 de novembro de 2025

Polícia Federal realiza operação que desarticula criminosos que iriam fraudar Caixa Econômica Federal em Montes Claros

Havia um intercâmbio dos investigados entre os estados de Goiás e Minas Gerais, onde as cidades que eram alvos eram Montes Claros, Francisco Sá, Bocaiuva, Pirapora e João Monlevade, onde realizavam as fraudes bancárias de forma presencial.
Imagem PF

Blog Jornalismo Imparcial
jornalismoimparcial@gmail.com

Montes Claros/MG_ Na manhã desta terça-feira (18/11), a Polícia Federal em Montes Claros realizou as operações Quimera e Hidra, que visava desarticular um grupo criminoso especializado em falsificação de documentos, com o propósito de lesar a Caixa Econômica Federal e outras instituições financeiras.

De acordo com as investigações, o grupo utilizava documentos falsos com informações de pessoas reais para a abertura de contas, e assim conseguir realizar empréstimos, solicitar cartões de crédito e realizar saques do FGTS de modo irregular. Havia um intercambio dos investigados entre os estados de Goiás e Minas Gerais, onde as cidades que eram alvos eram Montes Claros, Francisco Sá, Bocaiuva, Pirapora e João Monlevade, onde realizavam as fraudes bancárias de forma presencial.

A Operação Quimera cumpriu três mandados de busca e apreensão nas cidades de Luziânia/GO e Valparaíso de Goiás/GO, visando colher novos elementos que auxiliem na identificação de integrantes da organização e no aprofundamento das provas já produzidas.

Já a Operação Hidra previa quatro mandados de prisão preventiva e quatro mandados de busca e apreensão em Valparaíso de Goiás/GO e Brasília/DF, além do sequestro de valores que somam quase R$ 1,4 milhão. 

Entenda o caso

A análise de movimentações financeiras, registros bancários, laudos periciais e outros elementos obtidos ao longo da investigação revelou que o grupo atuava de forma estruturada, com divisão de tarefas e alto grau de especialização. Parte dos valores ilícitos era distribuída entre contas de terceiros para ocultar a origem dos recursos, havendo indícios dos crimes de estelionato majorado, associação criminosa e uso de documento falso.


As medidas cumpridas nesta data foram autorizadas pela Justiça Federal de Montes Claros/MG e incluem, além das prisões e buscas, o acesso ao conteúdo de aparelhos eletrônicos apreendidos e o compartilhamento de provas com outras investigações em andamento e com a Caixa Econômica Federal, para subsidiar a recuperação do prejuízo e a reparação dos danos.

Ainda, de acordo com a PF, dois dos (4) mandados de prisão previstos foram executados; os alvos já se encontravam em presídios, um elemento em Abaeté/MG e o outro em Brasília/DF. Diligências continuam para cumprimento dos demais mandados de prisão em aberto.  Durante as diligências foram apreendidos eletrônicos e veículos.

O material será analisado pela Polícia Federal, que seguirá com as investigações para identificar outros possíveis envolvidos e aprofundar o entendimento sobre a atuação da organização criminosa.


Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Pesquisa inédita mostra que mais da metade dos adolescentes brasileiros já sofreu violência sexual online

Cerca de  8.500 adolescentes de 13 a 18 anos,  foram ouvidos  de todas as regiões do país, especialmente do Nordeste e Sudeste. Diana Maia v...

Postagens mais visitadas

"Tudo posso Naquele que me fortalece"

"Tudo posso Naquele que me fortalece"
Deus no Comando!

"Siga-me, os que forem brasileiros".

"Siga-me, os que forem brasileiros".


" Quando uma Mulher descobre o tamanho da força que guarda dentro de si, nada é capaz de pará-la"

Obrigada pela sua visita!

Obrigada pela sua visita!
A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo.