jornalismoimparcial@gmail.com
Boa Vista (RR) – O Comando Operacional Conjunto Catrimani II deflagrou, nos dias 7 e 8 de julho, a Operação “Sucuri” com foco na desarticulação da infraestrutura logística de garimpos ilegais na Terra Indígena Yanomani. A Operação contou com a participação dos fuzileiros navais da Marinha do Brasil e de explosivistas do Exército Brasileiro, resultando na inutilização completa da pista de pouso de “Cascalho Novo”, nas proximidades da região de Kayanaú, considerada estratégica para o garimpo.
Após a neutralização de estruturas de apoio instaladas nas proximidades, a pista foi interditada com o emprego de explosivos. Foi utilizado um volume de carga explosiva cinco vezes superior ao aplicado em operações anteriores, com o objetivo de dificultar qualquer tentativa de reparo por parte dos garimpeiros.
Foto: Comando Conjunto Catrimani II |
Operação Catrimani II
A Operação Catrimani II é uma ação conjunta entre órgãos de segurança pública, agências e Forças Armadas, em coordenação com a Casa de Governo no Estado de Roraima, em cumprimento à Portaria GM-MD N° 5.831, de 20 de dezembro de 2024, que visa agir de modo preventivo e repressivo contra o garimpo ilegal, os ilícitos transfronteiriços e os crimes ambientais na TIY.
Nenhum comentário:
Postar um comentário