Blog Jornalismo Imparcial via Exército Brasileiro
Rio de Janeiro (RJ) – Cerca de mais de 50 mil profissionais já foram capacitados pelo Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB), organização do Exército Brasileiro e referência do Ministério da Defesa para formar especialistas destinados a atuar missões de paz e desminagem humanitária.
O CCOPAB é dedicado à formação de militares, policiais e civis do Brasil e de nações amigas para o desempenho de funções em cenários complexos, como regiões em fase der pós-conflito armado, crises humanitárias e tensões sociais. Reconhecido internacionalmente, o Centro adota elevados padrões de treinamento, com ênfase na proteção de civis, no respeito aos direitos humanos, na igualdade de gênero e na conduta ética.
Para manter o padrão de excelência, o CCOPAB investe em tecnologia, intercâmbio internacional e parcerias com universidades e organismos civis. O uso de simulações realistas e metodologias ativas garante que os alunos estejam preparados para os desafios do terreno, desde a mediação de conflitos até o apoio a comunidades vulneráveis.
Sediado no Rio de Janeiro, o CCOPAB foi criado para treinar tropas brasileiras que participaram da Missão das Nações Unidas para Estabilização do Haiti (MINUSTAH) e consolidou-se, ao longo de mais de duas décadas de atuação, como referência global na preparação de profissionais para missões sob a égide de organismos internacionais. Sua trajetória reafirma o compromisso do Brasil com a paz mundial e fortalece a presença brasileira nas principais áreas de atuação da Organização das Nações Unidas (ONU) e da Organização dos Estados Americanos (OEA).
Além dos treinamentos, o Centro ajuda a desenvolver materiais importantes, como manuais, revistas, cartilhas e artigos que contribuem com a doutrina da ONU e do Exército Brasileiro e, também, atua como espaço de fomento ao diálogo e à cooperação internacional, ao sediar seminários temáticos em parceria com organismos da ONU.
O CCOPAB vem ampliando seus cursos com iniciativas inéditas, como o Estágio de Capacitação de Civis para Operações de Paz (ECCOP) e o curso de Prevention of Sexual Exploitation, Abuse and Harassment (PSEAH), o primeiro curso presencial do mundo voltado para prevenir casos de abuso, exploração e assédio sexual em missões. O ECCOP é voltado para profissionais das áreas de ciência política, relações internacionais, direito internacional e outras, interessados em ingressar nas carreiras da Organização das Nações Unidas. Sua próxima edição (2025) será de 21 de julho a 1º de agosto, sendo uma semana de ensino a distância e outra presencial.
O CCOPAB promove ativamente a equidade de gênero e o respeito à diversidade cultural. O aumento da participação feminina nas missões de paz tem refletido diretamente no número de mulheres que participam dos cursos do Centro, fortalecendo a presença feminina nos ambientes operacionais da ONU. Atualmente, o País possui militares brasileiras em operações no Saara Ocidental, Sudão do Sul e República Centro-Africana, o que reforça o alinhamento do Brasil à agenda das Nações Unidas sobre Mulheres, Paz e Segurança, com apoio direto do CCOPAB na capacitação dessas profissionais
Nenhum comentário:
Postar um comentário