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Com o objetivo de discutir as oportunidades e desafios que o novo Porto de Chancay, no Peru, trará para a integração comercial entre a Zona Franca de Manaus e a Amazônia Ocidental, a Suframa, em parceria com a embaixada do Peru no Brasil, promoverá um evento, no dia 19 de setembro (quinta-feira), às 8h30, no auditório da Autarquia, com autoridades e especialistas peruanos, voltado às empresas do Polo Industrial de Manaus (PIM), associações, federações e governadores da Amazônia Ocidental e Amapá.
A abertura contará com a participação do superintendente da Suframa, Bosco Saraiva, do embaixador do Peru no Brasil, Romulo Acurio, e da ministra de Estado de Planejamento e Orçamento, Simone Tebet (a confirmar).
O presidente do Conselho de Administração da Autoridade Portuária Nacional do Peru, Juan Carlos Paz Cárdenas, fará uma apresentação detalhada sobre a Autoridade Portuária do Peru. Em seguida, o gerente de Relações Institucionais da Cosco Shipping Ports Chancay, Gonzálo Ríos, apresentará informações sobre o Porto de Chancay e suas potencialidades para a região. Encerrando o evento, a diretora geral de facilitação de Comércio Exterior do Ministério do Comércio Exterior e Turismo do Peru (Mincetur), Claudia Parra, abordará as novas rotas para Ásia através de corredores interoceânicos.
"Esse encontro, reunindo os empresários do PIM, os representantes da Amazônia Ocidental e Amapá, gestores do Porto de Chancay e autoridades do Peru é estratégico para explorar e concretizar as novas oportunidades logísticas que a inauguração deste porto em novembro irá proporcionar, fortalecendo a integração comercial entre o Brasil e a Ásia", declarou o superintendente da Suframa, Bosco Saraiva.
Porto de Chancay
O Porto de Chancay, previsto para ser inaugurado oficialmente em 17 de novembro de 2024 com a presença do presidente da China, Xi Jinping, recebeu um investimento de US$ 3,6 bilhões (R$ 18,4 bilhões). Ele promete alterar significativamente o tráfego marítimo na costa do Pacífico, oferecendo uma alternativa mais eficiente às rotas que tradicionalmente utilizam o Atlântico. A nova infraestrutura poderá reduzir o tempo de transporte de cargas entre a China e Manaus de 46 para até 20 dias, criando uma rota de interligação direta entre o Porto de Chancay e a cidade de Manaus, passando por Tabatinga (a 1.106 quilômetros de Manaus).
Na sua fase inicial, o Porto de Chancay tem a previsão de movimentar cerca de um milhão de contêineres e seis milhões de toneladas de carga por ano. A integração via Chancay poderá reduzir em até sete mil quilômetros a distância percorrida pelos produtos brasileiros até o mercado asiático, trazendo ganhos expressivos de tempo e custos logísticos.
Em junho deste ano, o Brasil revisou as rotas do plano de integração sul-americana, com o apoio de Peru, Equador e Colômbia, para ampliar o traçado na região amazônica, que agora conecta Chancay, Pucallpa, Iquitos, Tabatinga e Manaus. Em agosto, uma viagem piloto foi realizada com uma carga experimental, percorrendo 2.700 quilômetros entre Chancay e a Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Senador Guiomard, demonstrando a viabilidade da nova rota.
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