Montes Claros/MG_ No início da noite desta terça-feira (17/09), a jornalista do Blog Jornalismo Imparcial, Diana Maia, ao fazer a cobertura de um evento divulgado nas redes sociais do candidato a prefeitura de Montes Claros, Paulo Guedes (PT), que autodenomina-se o "Leão do Norte", ficou ferida após 4 mesas pesadas de madeira e 2 cadeiras caírem sobre seu pé direito, impossibilitando sua locomoção. O fato ocorreu no Corredor Cultural, bem no centro da cidade, onde contaria com a participação da Ministra da Saúde, Nísia Trindade, em comício do referido candidato.
ENTENDA O CASO
Durante a cobertura do evento, que foi divulgado na página oficial do Deputado Federal Paulo Guedes, a jornalista se deparou com muita desorganização, pois o comício iria acontecer ao lado de um bar, motivo que preocupou devido a demora , pois o local era aberto e poderia gerar muita bagunça.
Ao procurar a assessoria de imprensa e militantes do partido, acompanhada do também jornalista Sebastião Arnaldo, para saber mais sobre o evento, uma vez que não tinha sequer policiamento no local ou a presença do órgão municipal de trânsito, a MCTrans, ninguém quis se manifestar, estando presente apenas 02 seguranças particulares, que apenas conversavam, sem prestar atenção ao redor.No local, quando começou a chegar os candidatos e apoiadores, a jornalista percebeu que tinha um homem a monitorando, inclusive sugerindo estar lhe filmando. Ao tentar se afastar do tumulto que se formava, a jornalista sentiu 04 mesas e 02 cadeiras de madeira caírem sobre seu pé direito, não conseguindo mais se locomover, sendo necessário o apoio do colega e candidato a vereador, Arnaldo, do Jornal a Foça do Povo. Ao buscarem algum amparo do gerente do bar, o mesmo fez rir da situação. A assessoria de imprensa que estava no local, e viram a situação, nada fizeram para ajudar, apenas se omitindo de dar qualquer informação ou prestar socorro.
Ao ser retirada do local da agressão, com a ajuda de seu amigo de profissão, que testemunhou os fatos, conseguiram solicitar a ajuda da Polícia Militar, que rapidamente compareceu ao local, com diversas viaturas para prestar o apoio necessário para a profissional, realizando de imediato o boletim de ocorrência, e em seguida fazendo o monitoramento da área, uma vez que não foram comunicados de tal evento. Buscando ajuda pelo Samu, disque 192, este informou que só estava atendendo casos de facadas e tiros, não podendo socorrer a vítima.
A jornalista foi encaminhada para o pronto socorro de um hospital da região, por conta própria, sendo atendida pela equipe médica, que constatou que teve uma lesão ortopédica, e por muito pouco não quebrou, podendo gerar sérias complicações, inclusive podendo acertar o nervo, havendo necessário de procedimento cirúrgico, devido o impacto e o peso dos materiais.
"A imprensa são os olhos da sociedade. Temos o dever de cobrir matérias relevantes ao público, independente de opção partidária! Sinto que, por atuar anos cobrindo matérias na área de segurança pública, a qual sou fortemente conhecida, o fato não se trata de um acidente, mas algo proposital. Fui ao evento para cobrir a matéria, pois se tratava da Ministra da Saúde, e estou acostumada a cobrir matérias diretamente do Planalto Central, independente qual seja o partido ou de quem seja o candidato.
É uma vergonha profissionais da imprensa, sérios e comprometidos sejam barrados dessa forma de exercer sua profissão! Sou grata ao amigo, Sebastião Arnaldo, jornalista e editor-chefe do Jornal A Força do Povo, por ter prestado o apoio e os primeiros-socorros, e também a gloriosa e honrosa Polícia Militar de Minas Gerais, que faz o policiamento ostensivo, e protege as pessoas de nossa terra, diante de tanto ódio jogado em cima de homens que saem todos os dias de seus lares, enfrentando os perigos do crime, discursos de ódio de pessoas que querem por fim ao trabalho desses homens! O meu muito obrigada por ser a melhor Polícia do Brasil, diante de tantas dificuldades."
A jornalista Diana Maia encontra-se nesse momento em repouso, e disse já estar tomando as medidas cabíveis contras os envolvidos.
A equipe do Blog Jornalismo Imparcial reitera que veda qualquer forma de censura da imprensa, seja por meio direto aos canais de comunicação, ou seja por meio de agressão direta aos profissionais, que levam a informação com qualidade, seriedade e comprometimento com aqueles que acreditam na verdade e buscam por uma sociedade melhor e mais justa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário