terça-feira, 7 de março de 2023

Cultura_ CineMaracas retorna com programação de “Mazzaropi e a reinvenção do caipira”

O CineMaracas, acontece na sede da Associação de Moradores do Bairro Maracanã. O acesso é gratuito e após as sessões tem bate papo com a plateia sobre o filme exibido.
Blog Jornalismo Imparcial

O CineMaracas volta às suas atividades no mês  março de 2023 em novo dia, com sessões às quintas-feiras, a partir das 19;00 horas na sede da Associação dos Moradores do Bairro Maracanã. 

A programação do ano começa com a mostra “Mazzaropi e a reinvenção do caipira”. Amácio Mazzaropi (1912-1981) nasceu em São Paulo e é considerado o homem que reinventou o caipira e o cineasta das plateias. Seus filmes, artesanais e populares, lotavam as salas de cinema. Artista multimídia, atuou em circos, rádio, teatro, indústria fonográfica, televisão e cinema. Escrevia, dirigia e produzia os próprios filmes. Chegou a produzir 32 longas metragens, a maioria de forma independente. Acusado de reacionário e de fazer humor pastelão, Mazzaropi no entanto iria ajudar a consolidar o cinema nacional.

Os objetivos do CineMaracas, que acontece na sede da Associação de Moradores do Bairro Maracanã, região sul de Montes Claros, Praça Beato Francisco Coll, número 107, é despertar na comunidade de jovens e adultos o interesse para a discussão de variados temas e democratizar o acesso a produções nacionais e internacionais, que muitas vezes não chegam aos circuitos comerciais. O acesso é gratuito e após as sessões tem bate papo com a plateia sobre o filme exibido.

Confira a programação completa:

Dia: 09/03 - “Jeca Tatu” – 1959 – com duração de 95 minutos. Um caipira simples que vê suas terras ameaçadas por um latifundiário.

Dia: 16/03 – “Tristeza do Jeca” – 1961,  com duração de 1 hora e 35 minutos. A sinopse, conta a trajetória  de um caipira se envolve em política quando dois candidatos resolvem disputar a prefeitura local.

Dia: 23/03 - “O Jeca e a Freira” – 1967 – com duração de 102 minutos. 

O documentário, relata o fato em uma fazenda do século 19, retratando a história de um senhor de terras se encarrega da educação da filha de um trabalhador.

Dia: 30/03 - “Jeca e seu filho preto” – 1978 – 104 

minutos. Zé tem a pele branca, mas é pai de um rapaz preto queque namora a filha de um rico fazendeiro.



Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Grupo de Operações com Cães se destaca na segurança do Presídio Regional de Montes Claros/Norte do estado

O GOC, pode prestar apoio em Operações conjunta com as coirmãs, em situação que requer o faro apurado do animal, desarticulando ações no com...

Postagens mais visitadas

"Tudo posso Naquele que me fortalece"

"Tudo posso Naquele que me fortalece"
Deus no Comando!

"Siga-me, os que forem brasileiros".

"Siga-me, os que forem brasileiros".


" Quando uma Mulher descobre o tamanho da força que guarda dentro de si, nada é capaz de pará-la"

Obrigada pela sua visita!

Obrigada pela sua visita!
A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo.