Fotos EB |
Fonte: 1º Batalhão Logístico de Selva
Na atividade, desenvolvida em conjunto com a Força Aérea Brasileira (FAB), com a Força Nacional, com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e com a Fundação Nacional do Índio (FUNAI), a 1ª Brigada de Infantaria de Selva (1ª Bda Inf Sl) realizou a montagem de quatro barracas e 25 camas de campanha, por meio do 1º Batalhão Logístico de Selva (1º B Log Sl).
Militares do 1º B Log Sl transportaram o material até a Base Aérea de Boa Vista (BABV), onde foram conduzidos por militares do 4º Batalhão de Aviação do Exército (4º BAvEx) em um helicóptero HM-4 Jaguar até a região da BAPE Palimiu.
Esse apoio logístico permite melhores condições de instalação aos agentes que atuam na proteção à população indígena local e na erradicação do garimpo ilegal, auxiliando no trabalho integrado da força-tarefa mobilizada pelo Governo Federal.
A atuação das Forças Armadas na Operação Yanomami 2023 acontece a partir da Base Aérea de Boa Vista (BABV), em Roraima (RR). Dentre suas missões, destacam-se: lançamento e distribuição de cestas básicas para atender aos indígenas; envio de suprimentos para reconstrução da pista do Aeródromo de Surucucu (RR); Evacuações Aeromédicas (EVAM) para atendimento no Hospital de Campanha (HCAMP); controle e fiscalização do espaço aéreo com a criação da Zona de Identificação de Defesa Aérea (ZIDA); fornecimento de dados de inteligência; e transporte aéreo logístico das equipes da Polícia Federal, do IBAMA, da Força Nacional de Segurança e dos demais órgãos e entidades da administração pública federal que participam diretamente da neutralização de aeronaves e de equipamentos relacionados com a mineração ilegal.
Estão em atuação as aeronaves A-29, E-99, R-99, C-98 Caravan, KC-390 Millennium, C-105 Amazonas, H-60 Black Hawk e H-36 Caracal, da FAB; o HM-2 Black Hawk e HM-4 Jaguar do EB; e o UH-15 Super Cougar da MB.
Nenhum comentário:
Postar um comentário