terça-feira, 29 de março de 2022

Alfenas é a primeira cidade do estado certificada com o Selo Prevenção Minas

Raio-x das dinâmicas criminais apontaram os melhores caminhos para evitar que o crime aconteça; cerimônia foi realizada durante Seminário Municipal de Prevenção à Criminalidade 

Divulgação Sejusp
Da redação
jornalismoimparcial@gmail.com

Alfenas foi certificada na manhã desta terça-feira (29/3) como a primeira cidade do estado a receber e a completar o ciclo do Programa Selo Prevenção Minas. Localizada no sul de Minas, Alfenas foi acompanhada ao longo de dois anos pela equipe técnica da Subsecretaria de Prevenção à Criminalidade, área pertencente à Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública, com o objetivo de que fossem traçadas as dinâmicas criminais do município e elaborado um diagnóstico detalhado das especificidades do cenário da criminalidade local para que, então, fossem qualificadas as ações de prevenção para evitar que o crime aconteça.  


Desde o início das atividades do Programa em Alfenas, em novembro de 2019, diversas ações foram realizadas no município, como: a instituição de uma comissão municipal de prevenção à criminalidade; o fortalecimento da rede de proteção às mulheres; o desenvolvimento de um diagnóstico de segurança pública local e o lançamento do Plano Municipal de Prevenção à Criminalidade de Alfenas. Esse Plano foi construído coletivamente, por meio de parceria com as diversas instituições locais e a sociedade civil e terá vigência de 10 anos. É um marco na história da prevenção social à criminalidade de Alfenas e vem sendo implementado pela Secretaria Municipal de Defesa Social.  


Durante a solenidade realizada nesta manhã, a subsecretária interina de Prevenção à Criminalidade, Flávia Mendes, ressaltou a importância do programa inovador para o município e para o Estado. “Era preciso ter clareza de quais problemas de segurança pública estávamos tratando. Fizemos um diagnóstico que nos apontou possibilidades de trabalho. Hoje, o Plano de Prevenção à Criminalidade de Alfenas é uma realidade. Ele foi aprovado é uma lei a ser trabalhada, perseguida, e um fim a ser alcançado pelo município. Isso tudo foi feito juntamente com a comunidade civil. Não se faz política pública de cima pra baixo. A gente faz junto”.  


“Não se combate violência com emoções e, sim, racionalmente”. Foi pensando assim que o prefeito de Alfenas, Luiz Antônio Silva, recebeu com orgulho a certificação estadual. “O selo vem ao encontro do que penso. Estamos vivendo o melhor momento da segurança da nossa cidade. Os índices de criminalidade que temos hoje são resultados de um trabalho sério como este, realizado com a ajuda do estado. Ação de segurança é diária; feita todos os dias. Vamos reunir os programas que temos com o estado e vamos unificá-los para potencializar ainda mais o que estamos fazendo”, concluiu o chefe do executivo municipal.  


Selo Prevenção Minas 

O Selo Prevenção Minas atua como uma espécie de consultoria qualificada para municípios, ajudando no diagnóstico das especificidades do cenário da criminalidade local e propondo ações de prevenção à criminalidade. É uma estratégia de atividades e ações de prevenção em todo o Estado. Uma forma de se pensar junto com a sociedade, por meio de uma comissão de prevenção à criminalidade, ações que possam enfrentar, combater e prevenir a criminalidade, de acordo com a necessidade de cada município. 



Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Grupo de Operações com Cães se destaca na segurança do Presídio Regional de Montes Claros/Norte do estado

O GOC, pode prestar apoio em Operações conjunta com as coirmãs, em situação que requer o faro apurado do animal, desarticulando ações no com...

Postagens mais visitadas

"Tudo posso Naquele que me fortalece"

"Tudo posso Naquele que me fortalece"
Deus no Comando!

"Siga-me, os que forem brasileiros".

"Siga-me, os que forem brasileiros".


" Quando uma Mulher descobre o tamanho da força que guarda dentro de si, nada é capaz de pará-la"

Obrigada pela sua visita!

Obrigada pela sua visita!
A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo.