quarta-feira, 21 de julho de 2021

Profissionais da Segurança Pública em Minas são capacitados para utilizar o Tonfa

 Cerca de 120 profissionais de Segurança Pública, receberam treinamento para manuseio do instrumento de menor potencial ofensivo.

Divulgação Sejusp
Diana Maia/Blog Jornalismo Imparcial
Minas Gerais

Na data de ontem 20/7, a a Superintendência Educacional de Segurança Pública (Sesg), vinculada à Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), promoveu, o “Curso de Imobilização com Tonfa”, realizado na Penitenciária de Ribeirão das Neves I - José Maria Alkimin, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. 
Receberam as aulas técnicas 70 policiais penais de várias unidades prisionais, outros 20 lotados no Comando de Operações Especiais (Cope) do Departamento Penitenciário de Minas Gerais (Depen-MG), 30 agentes de segurança socioeducativo e quatro policiais civis, da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core).
O Tonfa, ou tuifa, também conhecido como T-bastão, é uma arma corpo-a-corpo mais conhecida por seu papel no componente armado das artes marciais.Foi desenvolvida há já muitos séculos como uma arma de madeira pelos habitantes de Okinawa, no Japão, especificamente para uso no caratê.
Hoje, substituindo o ultrapassado cassetete, a Tonfa se tornou um bastão ainda mais resistente, feito de fibra sintética e sendo usada como arma de defesa policial,  por tratar-se de um instrumento de menor potencial ofensivo, especialmente vantajoso em espaços restritos, como aqueles de unidades prisionais e socioeducativas.

Aulão

Com quatro horas de duração, o treinamento segue o formato de “aulão”, que vem sendo empregado em diversas capacitações oferecidas a policiais penais do Depen-MG desde o primeiro semestre de 2021. O modelo busca qualificar o máximo de servidores, de todas as Regiões Integradas de Segurança Pública (Risps), em um curto período de tempo, por meio de ensinamentos práticos e teóricos. A expectativa é realizar novas formações para o uso da Tonfa em reproduções posteriores do curso. Nesta terça-feira, foi priorizada a participação de profissionais atuantes nas equipes de trânsito interno.

Segundo o instrutor desta edição, o policial penal Daniel Jarrão, lotado na SESG, "os ‘aulões’ são uma proposta da gestão do secretário Rogério Greco, visando treinar continuamente os profissionais da segurança para o seu dia a dia profissional". "A ideia é criar uma doutrina nossa, voltada para o combate confinado, e aprimorar essas técnicas, no intuito de que os policiais penais e agentes socioeducativos possam se defender e continuar mantendo a ordem nas unidades onde atuam", explica.




Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Grupo de Operações com Cães se destaca na segurança do Presídio Regional de Montes Claros/Norte do estado

O GOC, pode prestar apoio em Operações conjunta com as coirmãs, em situação que requer o faro apurado do animal, desarticulando ações no com...

Postagens mais visitadas

"Tudo posso Naquele que me fortalece"

"Tudo posso Naquele que me fortalece"
Deus no Comando!

"Siga-me, os que forem brasileiros".

"Siga-me, os que forem brasileiros".


" Quando uma Mulher descobre o tamanho da força que guarda dentro de si, nada é capaz de pará-la"

Obrigada pela sua visita!

Obrigada pela sua visita!
A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo.