quinta-feira, 15 de julho de 2021

MPMG e Sejusp deflagram Operação contra prática de tortura de presos na Penitenciária Nelson Hungria, em Contagem.

De acordo com  promotor de Justiça Gabriel Mendonça, do Gaeco, estão sendo investigados 14 policiais penais.

Diana Maia/Blog Jornalismo Imparcial

Operação Touro de Bronze
Na manhã desta quinta-feira 15/7, foi deflagrada a Operação Touro de Bronze, cujo objetivo é apurar a denúncia de prática de crimes de tortura contra presos na Penitenciária Nelson Hungria, em Contagem, Região Metropolitana de Belo Horizonte. 

Estão sendo cumpridos 26 mandados de busca e apreensão. A execução da operação conta com a atuação de quatro promotores de Justiça, 92 policiais penais, 28 policiais civis e 34 policiais militares.
De acordo com  promotor de Justiça Gabriel Mendonça, do Gaeco, estão sendo investigados 14 policiais penais.
Mendonça explicou que os crimes de tortura contra presos ocorreram em julho do ano passado, mas que as investigações começaram a partir de denúncia anônima recebida em fevereiro de 2021. 
O objetivo é apreender celulares, pen-drives, livros de registros de ocorrências e outros documentos de interesse da investigação, que tramita em segredo de Justiça. 
“Nós trabalhamos para que as investigações sejam corretas e os criminosos presos. Nosso objetivo aqui é investigar o crime de tortura e levantar esses elementos de prova para que isso não se repita mais nas unidades prisionais”, afirmou.

Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp),  informa que participa ativamente e acompanha a operação deflagrada e coordenada pelo Ministério Público, por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), nesta manhã, 15/7. O secretário de Justiça e Segurança Pública, Rogério Greco, e o subsecretário de Inteligência e Atuação Integrada da Sejusp, Christian Vianna, participaram do briefing no início desta manhã, que ocorre sempre antes da deflagração de uma operação.
A operação está sendo realizada pelo Ministério Público do Estado de Minas Gerais, por meio da 11ª Promotoria de Justiça de Controle Externo da Atividade Policial de Contagem, do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e pela Polícia Penal de Minas Gerais, com o apoio das polícias Civil e Militar.
A Operação Touro de Bronze, faz alusão a instrumento de tortura construído na região da Sicília, na Itália, no século VI a.C, e utilizado para promover a morte de criminosos.

Participe do nosso grupo popular e receba as principais notícias diárias do Brasil e do mundo no  Blog Jornalismo Imparcial.



     

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Grupo de Operações com Cães se destaca na segurança do Presídio Regional de Montes Claros/Norte do estado

O GOC, pode prestar apoio em Operações conjunta com as coirmãs, em situação que requer o faro apurado do animal, desarticulando ações no com...

Postagens mais visitadas

"Tudo posso Naquele que me fortalece"

"Tudo posso Naquele que me fortalece"
Deus no Comando!

"Siga-me, os que forem brasileiros".

"Siga-me, os que forem brasileiros".


" Quando uma Mulher descobre o tamanho da força que guarda dentro de si, nada é capaz de pará-la"

Obrigada pela sua visita!

Obrigada pela sua visita!
A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo.