sexta-feira, 18 de junho de 2021

Segurança Pública_ SSP-AM implanta nova Central de Atendimento e Despacho

 

Divulgação SSPAM

Blog Jornalismo Imparcial

A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) implantou, neste mês, a Central de Atendimento e Despacho (Sinesp CAD), que possibilita o gerenciamento dos registros feitos por meio de canais de atendimento ao cidadão e de ocorrências feitas pelos números emergenciais 193 e 190.

A ferramenta fornecida pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp/MJSP), por meio da Diretoria de Gestão e Integração de Informações, estará disponível no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), unidade responsável por integrar profissionais na área da segurança pública.

De acordo com o coordenador da equipe de Desenvolvimento de Sistemas do CICC, major bombeiro Marco Antônio Gama, o sistema vai aperfeiçoar e agilizar a gestão de recursos humanos, diminuindo o tempo de resposta.

“Estamos fazendo a implantação do sistema Sinesp CAD, que é um sistema nacional de atendimento e despacho das ocorrências, que vem pelo 190 e 193. A grande vantagem desse sistema é que ele faz integração com outros estados. Então, se tiver uma pessoa com uma restrição, algum registro de delito em outras cidades, a gente consegue verificar por meio desse sistema”, disse.

Os atendentes do 190 receberam treinamento da equipe do MJSP. “A gente passou por um mês de treinamento para aprender as diversas funções do sistema. Recebemos aqui no CICC uma equipe de Brasília, que está ajudando os escalantes, despachantes e atendentes para trazer um resultado positivo para a população”, salientou o major.

O capitão Natanael Silva de Oliveira, gerente de projetos do Sinesp CAD, ressaltou a importância do sistema para o Amazonas. “O Amazonas é o décimo estado a ser implantado o Sinesp. Nós estamos fazendo esse trabalho aqui nos três órgãos do estado, e isso vai permitir essa integração com outros estados do norte, como Pará, Amapá e Acre que já utilizam o sistema”, disse.

Sinesp CAD 

O Sinesp CAD é uma solução de suporte a serviços públicos emergenciais, permitindo a integração do atendimento de forças de Segurança Pública e outros órgãos (Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar), otimizando a gestão de recursos e diminuindo o tempo de resposta, além de melhorar o planejamento operacional.

Ele fornece aos profissionais de segurança pública uma solução de Tecnologia da Informação que permite o atendimento às ocorrências solicitadas a partir de números emergenciais, como o 190, 193 ou de outros canais de acionamento do cidadão, abarcando os processos de atendimento, despacho e fechamento dos atendimentos, além da integração entre as agências de segurança pública em âmbito nacional, estadual e municipal, promovendo uma gestão mais eficaz dos recursos humanos e operacionais disponíveis.



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