Agência Minas
Depois de nomeados pelo Governo de Minas, no início do mês de junho, os candidatos aprovados em todas fases do concurso de Delegado de Polícia (Edital n.º 01/18) tomaram posse, nesta segunda-feira (24/6), na Academia de Polícia Civil de Minas Gerais (Acadepol). Em seguida, começaram o curso técnico de formação policial.
Os novos policiais, que já apresentaram a documentação necessária para a formalização da posse, após a cerimônia em que foram empossados, foram convocados para matrícula e início do curso. A previsão é de que as atividades acadêmicas tenham duração de quatro meses.
Uma das empossadas, Hionara Araújo Pimentel, 33 anos, registra ter realizado o sonho de uma vida. "O sonho da minha vida sempre foi ser delegada de Polícia. E eu vou para qualquer cantinho de Minas, por mais que depois eu venha tentar ficar mais próxima dos meus familiares". Hionara considera que a atuação na investigação criminal é preponderante no processo criminal, enfatizando a importância do cargo que está assumindo.
Monah Zein, de 35 anos, que veio da cidade de Curitiba, traz as melhores expectativas para servir a PCMG. "A minha expectativa é abraçar a Polícia Civil, fazer o meu melhor e buscar a valorização da carreira de delegado e de todas as outras carreiras da Polícia Civil", diz. Ela também está preparada para atuar em qualquer cidade mineira. "Estou preparada para ir a qualquer lugar porque Minas é uma só. Onde for, farei o meu melhor", garante Monah.
De acordo com a delegada-geral e diretora da Acadepol, Cinara Moreira, o objetivo do curso é a capacitação dos novos delegados para que eles possam exercer as atividades funcionais com excelência. “No curso, será oportunizado o aprendizado das especialidades das funções inerentes ao cargo, como investigação policial, teoria e prática de inquérito, técnicas de entrevista e interrogatório, manejo e emprego de arma de fogo e técnicas de ação policial", registra.
A diretora também contextualiza o papel da academia nesse processo. "Após a realização de todos os procedimentos administrativos para promover a seleção dos melhores candidatos, a Acadepol está pronta para prosseguir buscando a capacitação dos novos policiais e aprimorar aptidões pessoais desses servidores", explica.
O delegado-geral e chefe da Polícia Civil, Wagner Pinto, destaca a relevância das nomeações dos delegados para a instituição. "Os novos profissionais vão atender a demandas emergenciais. Essa ação é de suma importância, tendo em vista a defasagem do quadro", ressalta.
Com a conclusão e a aprovação no curso, os policiais civis serão designados às Delegacias de Polícia, observando-se as necessidades de cada unidade. "As comarcas do interior e as delegacias de plantão serão priorizadas", conclui o chefe da instituição.