Durante a realização da LAAD 2019 Defence & Security,
foram revelados os detalhes do estágio atual de desenvolvimento do F-39
Gripen, aeronave de caça multimissão desenvolvida em uma parceria entre
Suécia e Brasil. Em coletiva de imprensa, representantes da Saab
falaram sobre os últimos avanços na confecção do novo vetor da Força
Aérea Brasileira (FAB), cuja aeronave instrumentada (FTI - Flight Test Instrumentation) deve alçar voo pela primeira vez ainda em 2019.
Vice-Presidente
da Unidade de Negócios Gripen Brasil da Saab, Mikael Franzén falou
sobre as etapas já concluídas pela versão sueca do avião: campanhas
de Visão Além do Alcance (BVR, do inglês Beyond Visual Range),
testes com mísseis e sensores e início da produção serial. “Algo que
sempre prezamos é a parceria entre as duas partes do projeto: temos
pilotos brasileiros e suecos participando do desenvolvimento de
sistemas. O último ano foi bem sucedido. Entre outras ações, instalamos o
motor no primeiro Gripen E para o Brasil. Este ano, a primeira aeronave
brasileira iniciará a campanha de ensaios em voo em Linköping, na
Suécia”, disse.
intercâmbio entre os países também tem gerado novos acordos. Dois
sistemas de display desenvolvidos no Brasil serão adotados também pela
Força Aérea Sueca. “Os caças Gripen terão agora a mesma configuração
para os displays, harmonizando os programas sueco e brasileiro.
Isso significa uma grande economia na manutenção da aeronave e no
futuro desenvolvimento de software. Esse é realmente um bom
exemplo da colaboração bem-sucedida entre a Saab e a indústria de defesa
brasileira”, explicou Franzén.
As
entregas efetivas das aeronaves operacionais para a FAB se iniciam a
partir de 2021 e serão operadas por unidades aéreas a partir da Ala 2,
em Anápolis (GO). Os pilotos brasileiros efetuarão o treinamento na
Suécia a partir de 2020. As 36 aeronaves serão produzidas de três
formas: na Suécia pela Saab; iniciada na Suécia e terminada no Brasil; e
no Brasil, pela Embraer.
Transferência de tecnologia
- No total, cerca de 350 profissionais brasileiros participarão dos
projetos de transferência de tecnologia por meio de treinamentos na
Suécia. Até o momento, 165 engenheiros brasileiros já regressaram e a
maior parte deles trabalha no Centro de Projetos e Desenvolvimento do
Gripen (GDDN), localizado na Embraer Defesa, em Gavião Peixoto (SP),
inaugurado em 2016.
O
processo de transferência de tecnologia do Programa Gripen envolve 62
projetos, incluindo pesquisas do Departamento de Ciência e Tecnologia
Aeroespacial (DCTA) em áreas relevantes para a concepção da próxima
geração de aeronaves de caça, tais como análise operacional de caças,
projeto e análise conceitual da aeronave, testes de motores a jato,
projeto de entradas de ar com baixa observabilidade radar
(desenvolvimento de tecnologia stealth), sistemas avançados de monitoramento de frota, eletrônica e processamento para aplicações intensivas em tempo real.