terça-feira, 2 de abril de 2019

Comissão de Defesa da Criança e Adolescente realiza ação no Dia do Autismo



No Dia Mundial de Conscientização do Autismo, a Comissão de Promoção e Defesa dos Direitos das Crianças, Adolescentes e Jovens da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALEAM), realizou na manhã desta terça-feira (2), uma ação de panfletagem na Arena da Amazônia, na Avenida Constantino, Zona Centro-Oeste. O objetivo da ação foi sensibilizar e mobilizar a sociedade para a importância da data e sobre os direitos das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

A programação iniciou às 7h, abordando motoristas, passageiros de ônibus, táxis e pedestres para falar sobre o transtorno e distribuir a cartilha de conscientização. Na ação houve a presença da ‘Associação Superando Limites’ e outras entidades. À tarde, uma nova panfletagem ocorreu na Rua Salvador, no bairro de Adrianópolis, em conjunto com a Secretaria da Pessoa com Deficiência (Seped).
Álvaro Campelo também reforçou a importância da data em discurso da tribuna do Plenário Ruy Araujo na Aleam. Segundo o deputado, uma pesquisa feita pela cientista Stephanie Seneff, do Instituto de Tecnologia de Massachusetts MIT), atestou que até 2025, 50% das crianças nascerão com o espectro autista.
Para o parlamentar, os dados da pesquisa precisam ser encarados com mais seriedade e responsabilidade. “É algo que nos alarma e nos assusta, precisando de uma postura efetiva por parte dos grandes pesquisadores e do Governo Federal de constatar se isso realmente é uma verdade absoluta. Em sendo, deve-se banir essa substância (glifosato) que está presente em nossa alimentação e tem causado mal à sociedade no mundo inteiro”, disse Campelo.
Álvaro Campelo ressaltou, ainda, uma pesquisa divulgada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), mostrando um crescimento de 37% de crianças autistas nas escolas. De acordo com ele, a acessibilidade nas escolas é necessária para o desenvolvimento dessas crianças, já que o autismo não tem cura. “Medidas precisam ser implantadas para que essas escolas possam dar o suporte necessário a pessoas com Transtorno do Espectro Autista. Não basta apenas colocar essas crianças em sala de aula, é necessário que essa inclusão, possa envolver adaptações dos conteúdos e na formação correta desses professores”, finalizou o parlamentar.
A Organização das Nações Unidas (ONU) estima que haja no mundo cerca de 70 milhões de pessoas com Transtornos do Espectro Autista (TEA) e por isso instituiu, em 2008, o Dia Mundial de Conscientização do Autismo (2 de abril). No Brasil, são dois milhões que sofrem com algum ponto desse espectro.




Postagem em destaque

Grupo de Operações com Cães se destaca na segurança do Presídio Regional de Montes Claros/Norte do estado

O GOC, pode prestar apoio em Operações conjunta com as coirmãs, em situação que requer o faro apurado do animal, desarticulando ações no com...

Postagens mais visitadas

"Tudo posso Naquele que me fortalece"

"Tudo posso Naquele que me fortalece"
Deus no Comando!

"Siga-me, os que forem brasileiros".

"Siga-me, os que forem brasileiros".


" Quando uma Mulher descobre o tamanho da força que guarda dentro de si, nada é capaz de pará-la"

Obrigada pela sua visita!

Obrigada pela sua visita!
A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo.