Agência Força Aérea
Serão cerca de oito meses desde os preparativos até a participação da Força Aérea Brasileira (FAB) na 12ª edição da LAAD Defence & Security
(Feira Internacional de Defesa e Segurança). O evento reúne fabricantes
e fornecedores de tecnologias, equipamentos e serviços para as Forças
Armadas, forças auxiliares, além de gestores de segurança de grandes
corporações, concessionárias de serviços e infraestrutura. É uma
oportunidade da FAB apresentar seus projetos estratégicos ao público. A
edição de 2019, realizada entre 2 e 5 de abril, ocorre no Pavilhão de
Exposições do Riocentro, no Rio de Janeiro (RJ).
A cada dois anos, o maior e mais
importante evento de defesa e segurança da América Latina conta com o
apoio institucional do Ministério da Defesa. A organização prevê ações
coordenadas pelos Comandos da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e
da Aeronáutica - este por intermédio do seu Estado-Maior (EMAER). “Esse
é um momento de extrema valia para o Comando da Aeronáutica, que
aproveita o conjunto de possibilidades, ofertado a cada biênio, para
fazer a divulgação das atividades desenvolvidas pela instituição a um
seleto público de experts, aficionados por assuntos
relacionados à defesa e também para os cidadãos brasileiros que visitam a
feira”, destaca o representante do EMAER responsável por coordenar a
participação da FAB na LAAD 2019, Coronel Aviador Helcio José Jasiocha
Soares.
A LAAD 2019 inclui uma programação voltada
não só para projeção da imagem do Brasil e das instituições de defesa
nacional no exterior, mas também para o estímulo à inserção de empresas
da Base Industrial de Defesa (BID) no contexto internacional dos
fabricantes e fornecedores de tecnologia, equipamentos e serviços para
as Forças Armadas, polícias, forças especiais e empresas de segurança
corporativa. Dentro deste contexto, a Força Aérea apresenta no evento
seus projetos estratégicos: o cargueiro KC-390; a aeronave de caça
multimissão F-39 Gripen; e o Programa Estratégico de Sistemas Espaciais
(PESE), além de outros projetos de interesse do Brasil no setor
aeroespacial.
Segundo o Coronel Soares, o
compartilhamento de informações e a troca de conhecimento favorecem a
celebração de novos contatos com executivos de empresas ligadas aos
setores de logística e ciência e tecnologia. “A recepção e os contatos
bilaterais que são estabelecidos com as delegações oficiais das Forças
Aéreas presentes na LAAD propiciam oportunidades diversas para o
estabelecimento de intercâmbios, visitas técnicas e acordos de
cooperação nos setores de logística, operacional, ensino e
desenvolvimento conjunto científico-tecnológico. No tocante às empresas,
surgem também possibilidades que extrapolam o conhecimento da
tecnologia existente ou a simples aquisição de materiais e equipamentos,
principalmente no campo do desenvolvimento conjunto com os setores de
ciência e tecnologia da Aeronáutica”, afirma.
Entre os convidados para a LAAD 2019 estão
autoridades brasileiras e estrangeiras de diversos setores: ministros,
representantes da área de defesa, militares, autoridades de forças
auxiliares, adidos militares, executivos da indústria de defesa e
segurança e de agências governamentais, além de profissionais de
imprensa. Neste ano, cerca de 38 mil visitantes devem passar pela feira,
onde também é realizado o 9° Simpósio Internacional de Logística
Militar.
FAB na LAAD 2019
Detalhes sobre cada projeto da FAB podem
ser conferidos na feira. Maquetes, mesas interativas e dados técnicos
ilustram as inúmeras atividades desenvolvidas em prol da defesa
aeroespacial. “É uma oportunidade importante porque é a maior feira de
defesa da América Latina onde a FAB tem chance de expor seus projetos
estratégicos, os seus produtos e reafirmar a importância que é dada à
evolução tecnológica. Aqui, a Força Aérea mostra o que tem de melhor e
se atualiza no contexto tecnológico mundial”, conclui o
Coordenador-Geral das Ações de Comunicação Social, Tenente-Coronel Denys
Martins De Oliveira.
Dos 14 projetos estratégicos apresentados
pela FAB na LAAD 2019, doze são do Departamento de Ciência e Tecnologia
da Aeronáutica (DCTA), um do Comando de Preparo (COMPREP) e um do
Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA). São eles:
PITER-N – O projeto, com
foco no desenvolvimento de tecnologia, visa à extração automática de
informações a partir de grande quantidade de imagens e dados no menor
tempo possível. O objetivo é o processamento de dados em tempo real.
INERCIAL A FIBRA ÓPTICA (IFO)
– Tem por objetivo o desenvolvimento de uma Unidade de Medição Inercial
(UMI) a Fibra Óptica (IFO) na FAB, como componente estratégico e de
soberania nacional, com aplicação em sistemas bélicos.
ERISA-D – Foi idealizado a
fim de estabelecer um sistema para prover conhecimento e meios de
prevenção, mitigação, proteção e controle necessários para garantir
segurança de uma operação e do efetivo de setores ou unidades
operacionais da FAB que atuem em cenários sujeitos aos efeitos danosos
de radiações ionizantes.
CALIBRAÇÃO DE SENSORES –
Prevê a Calibração de Sensores Imageadores Orbitais e Aerotransportados
para o Comando da Aeronáutica (COMAER), tendo em vista a implantação do
Sistema Carponis, do Programa Estratégico de Sistemas Espaciais (PESE).
AMBIENTE DE SIMULAÇÃO AÉREA (ASA)
– O objetivo é o desenvolvimento de um ambiente de simulação de cenário
aeroespacial para identificar, descrever, modelar e avaliar capacidades
operacionais e missões na Força Aérea.
MOTOR L75 – Um Motor
Foguete a Propelente Líquido para estágios superiores de Veículos
Lançadores de Satélites; utilizará o par propelente oxigênio líquido e
etanol, pressurizados por turbobomba e será capaz de gerar 75 kN de
empuxo no vácuo.
TURBORREATOR DE 5000N (TR5000) –
Um projeto de desenvolvimento de um turbojato nacional com empuxo
nominal de 5000N que também visa ampliar a infraestrutura de ensaios de
desenvolvimento de motores tipo turbina a gás do DCTA.
VLM-1/VS50 – O projeto
VLM-1 tem como foco o desenvolvimento de um foguete destinado ao
lançamento de cargas úteis especiais ou microssatélites (até 150kg) em
órbitas equatoriais e polares ou de reentrada, com três estágios a
propelente sólido na sua configuração básica: dois estágios com o motor
S50, com cerca de 10 toneladas de propelente, e um estágio
orbitalizador, com o motor S44.
IFF MODO 4 NACIONAL (IFFM4BR) – Sistemas IFF (Identify Friend or Foe)
identificam plataformas (aeronaves e embarcações) no combate, dando
suporte às regras de engajamento para permitir o emprego seguro de
mísseis além do alcance visual (BVR, do inglês Beyond Visual Range) e
evitar o fratricídio. O projeto IFF Modo 4 Nacional visa desenvolver e
qualificar os principais componentes do Sistema, dentre eles o
criptocomputador nacional, dotado de algoritmos criptográficos de
Estado. O intuito é capacitar a FAB para realizar classificação segura e
autônoma de plataformas.
PROGRAMA ESTRATÉGICO DE SISTEMAS ESPACIAIS (PESE)
– Aprovado pelo Ministério da Defesa em 30 de julho de 2018 em
atendimento ao preconizado na Estratégia de Defesa Nacional, o PESE é
gerenciado pela Comissão de Coordenação e Implantação de Sistemas
Espaciais (CCISE) e disponibiliza produtos duais (civil e militar) a
serem utilizados de forma integrada em benefício de toda a sociedade
brasileira. Tem capacidade para o fornecimento de serviços de
comunicações, observação da Terra, mapeamento de informações e
monitoramento do espaço.
Além do Satélite Geoestacionário de Defesa
e Comunicações Estratégicas (SGDC-1), lançado em 2017, a partir de 2021
outros satélites devem entrar em operação como a constelação Carponis
(sensoriamento remoto óptico), SGDC-2, ATTICORA (comunicações táticas), e
LESSONIA (sensoriamento remoto radar). O PESE também contempla o
segmento de acesso ao espaço por meio de veículos lançadores (VLM e
Família Áquila) e das instalações do Centro de Lançamento de Alcântara
(CLA).
GRIPEN (F-X2) – O projeto
F-X2 tem por finalidade adquirir 36 aeronaves multiemprego para
substituir, em curto prazo, os aviões MIRAGE 2000, desativados em 2013,
e, em longo prazo, os F-5M e A1M. A finalidade é modernizar e padronizar
a frota, com vistas ao cumprimento da missão constitucional da FAB,
possibilitando o desenvolvimento da indústria de defesa nacional com
foco na transferência de tecnologias.
O Gripen será uma aeronave de múltiplo
emprego que terá capacidade para cumprir uma variada gama de ações do
Poder Militar Aeroespacial, de modo a garantir a exploração da
informação, o controle do ar, a projeção estratégica de Poder
Aeroespacial, a interdição do campo de batalha e, ainda, a sustentação
em combate.
AERONAVE MULTIMISSÃO NACIONAL (KC-390)
– Maior aeronave militar já produzida no Brasil, o KC-390 é um projeto
estratégico composto por sistemas embarcados de última geração. Alia a
emissão de requisitos e de pacotes de “offset”, de forma a
impulsionar diversos setores da Base Industrial de Defesa (BID). Com
capacidade para operar em diversos cenários, da Floresta Amazônica às
pistas de pouso da Antártida, o KC-390 poderá ser empregado em uma série
de missões, envolvendo transporte logístico e reabastecimento em voo. A
aeronave tem condições de acomodar equipamentos de grandes dimensões,
como armamentos, aeronaves semidesmontadas e até blindados, com
capacidade máxima de 23 toneladas.
TWR REMOTA – Idealizada
para otimizar recursos técnicos e operacionais existentes por meio da
implantação de Serviços de Tráfego Aéreo Remotos em aeródromos
regionais. A previsão é de que entre em operação para certificação ainda
em 2019, no Aeródromo de Santa Cruz (R-TWR SC), atendendo ao
preconizado na Diretriz da Força Aérea 100.
PROCESSO DE PLANEJAMENTO DO PREPARO OPERACIONAL (PPL-PO)
– Trata-se de uma metodologia, desenvolvida em 2018 pelo COMPREP, que
permite sistematizar o processo de planejamento institucional.
Possibilita o encadeamento lógico-racional de todas as fases que compõem
um processo de planejamento. Sua utilização visa assegurar a análise
completa da situação, a programação detalhada do preparo operacional e o
acompanhamento sistemático das ações projetadas.