Brasília (DF) – No dia
16 de agosto, a Agência Verde-Oliva – agência de notícias do Exército –
completou um ano de criação. A data foi marcada por uma solenidade no
Salão de Honra do Centro de Comunicação Social do Exército (CCOMSEx) e
contou com a presença das seguintes autoridades: General de Divisão Otávio Santana do Rêgo Barros, Chefe do Centro de Comunicação Social do Exército; General de Brigada Ivan Ferreira Neiva Filho, Chefe do Escritório de Projetos do Exército; General de Brigada Luiz Fernando Estorilho Baganha, Diretor de Avaliação e Promoções; General de Brigada Sergio Luiz Tratz, 2º Subchefe do Estado-Maior do Exército; Coronel Marcos José de Andrade, Representante do Ministério da Defesa; Senhor Leonardo Cavalcanti, Editor de Política e de Brasil do Correio Braziliense; demais autoridades e convidados civis e militares.
Na oportunidade, os presentes assistiram
a um vídeo, que contou a história da concepção e da implantação da
Agência Verde-Oliva. Na sequência, houve as palavras do Chefe do CCOMSEx
e foram mostrados os resultados desse primeiro ano de trabalho.
Histórico
Com visão ampla e prospectiva, a
Comunicação Social do Exército identifica as oportunidades de ampliar a
difusão das atividades da Força Terrestre, de forma proativa,
transmitindo, em tempo oportuno, a informação correta e segura aos
diversos públicos da instituição. Nesse cenário de revolução digital,
torna-se imperativo implementar mudanças e ações criativas no modus
operandi de comunicar. Dessa forma, o CCOMSEx está implantando várias
inovações, entre elas, a criação da agência de notícias do Exército – o
mais novo canal de interação com a sociedade.
Nos últimos anos, as instituições foram
impactadas pela nova ordem do mundo digital, sem perderem de vista a
própria essência, bem como sua história, seus princípios e valores. No
ambiente comunicacional, essas organizações são desafiadas pela
instantaneidade das mídias, por uma linguagem à frente do tempo, por
demandas que exigem maior velocidade no seu atendimento e pela
permanente expectativa e pressão da opinião pública.
Nesse contexto, insere-se o Exército
Brasileiro, num esforço constante de absorção dessa nova metodologia e
de ajuste ao novo processo. Após análise criteriosa e estratégica, o
Exército identificou a necessidade de inovar a maneira tradicional de
produzir e divulgar a informação. Em razão disso, decidiu agilizar a
veiculação de mensagens, gerar maior visibilidade ao trabalho
desenvolvido pelos militares em todo o País e ampliar a interatividade
com a população, mudanças que irão revigorar a comunicação social no
processo de Transformação da Força.
A efetivação da Agência, baseada no
elevado grau de confiabilidade e credibilidade da “fonte Exército
Brasileiro”, atende à evolução do CCOMSEx, Órgão Central do Sistema de
Comunicação Social do Exército. O Sistema é composto por seções de
comunicação social de todas as organizações militares da Força,
perfazendo um total de mais de 650 unidades, e que atuam como agências
regionais.
A Agência VO tem como meta consolidar-se
com equipe multidisciplinar e política editorial definida, o que será
fruto de processo gradual, coerente com as limitações de recursos em
pessoal e material impostas pelo momento econômico, pela racionalização
interna e a revisão permanente dos produtos e processos da área. Como
visão de futuro, a Agência Verde-Oliva contribuirá para a mudança de
paradigmas, visando tornar a Força cada vez mais conhecida, além de
aproximá-la da sociedade brasileira, que já lhe reserva um alto grau de
credibilidade e confiança.