Campinas (SP) – A Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx) deu início à segunda etapa do Concurso de Admissão ao Curso de Formação e Graduação de Oficiais da Linha de Ensino Militar Bélico. Nos dias 20 e 21 de janeiro, apresentaram-se para a nova fase de seleção os candidatos aprovados na primeira etapa do concurso, constituída do exame intelectual ocorrido em setembro de 2025.
Os aprovados em todas as fases que estiverem dentro do limite das 440 vagas estarão aptos à matrícula, que será realizada no dia 21 de fevereiro. Até a data de validade do concurso, novas convocações de majorados, isto é, os excedentes, podem ser feitas na página www.espcex.eb.mil.br.
Atividades
Em ambos os dias de apresentação, as atividades iniciaram-se às 8h, com a abertura dos portões, e encerraram-se às 14h. Como destaque, foi colocada em prática uma dinâmica de recepção e acolhimento na qual os familiares dos candidatos puderam acompanhá-los até o interior da EsPCEx, sendo recebidos pelo Comando da Escola. Todos os que se apresentaram se identificaram, passaram por entrevistas e foram alojados. Nos próximos dias, os candidatos realizarão a Inspeção de Saúde, o Exame de Aptidão Física e o Exame Psicológico.
Concurso
O Concurso de Admissão ao Curso de Formação e Graduação de Oficiais da Linha de Ensino Militar Bélico é dividido em duas etapas. A primeira consiste em Exame Intelectual, de caráter eliminatório e classificatório, a ser realizada por todos os candidatos. A segunda é composta pelas seguintes fases, todas de caráter eliminatório: a) Inspeção de Saúde, a ser realizada apenas pelo candidato convocado, desde que aprovado no Exame Intelectual e respeitada a classificação obtida; b) Exame de Aptidão Física, a ser realizado, apenas, pelo candidato apto na Inspeção de Saúde; c) Avaliação Psicológica a ser realizada, apenas, pelo candidato apto no Exame de Aptidão Física; e d) comprovação dos requisitos para a matrícula: a ser realizada, apenas, pelo candidato apto na Avaliação Psicológica.
Em caso de aprovação em todas as etapas da seleção, o candidato é matriculado e passa a ser militar da ativa do Exército Brasileiro na condição de Aluno da EsPCEx. Se concluir o curso com aproveitamento, prosseguirá para a Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), em Resende (RJ), onde, após quatro anos, concluirá o Curso de Formação e será declarado Aspirante a Oficial das Armas, do Quadro de Material Bélico ou do Serviço de Intendência do Exército Brasileiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário