Esse sistema faz parte de duas iniciativas de comunicação quântica na cidade do Rio de Janeiro: a Rede Rio Quântica (RRQ) e a Rede Hermes Quântica (RHQ).
![]() |
Instituto Militar de Engenharia/IME |
Da redação
jornalismoimparcial@gmail.com
Esse sistema faz parte de duas iniciativas de comunicação quântica na cidade do Rio de Janeiro: a Rede Rio Quântica (RRQ) e a Rede Hermes Quântica (RHQ). Ambos os projetos almejam a criação de redes de Distribuição Quântica de Chaves (Quantum Key Distribution – QKD), sendo a Rede Hermes para aplicações na área de Defesa.
A conexão é constituída por diversos fótons transmitidos de forma colimada, é imune a ruídos externos e as interceptações são bem mais difíceis, se comparadas a ondas de frequência rádio. Essas características tornam esse tipo de comunicação disruptivo na Era do Conhecimento e da Quarta Revolução Industrial, com desdobramentos impactantes para diversos setores militares e civis, particularmente na segurança cibernética de um país.
A instalação do enlace foi conduzida pela equipe do IME sob a coordenação do Tenente-Coronel Vítor Andrezo, incluindo o Capitão Oscar Martins e dois pesquisadores civis de pós-graduação, Marcos José Sylvestre e Tauã Ribeiro, além de alunos de graduação. Os projetos RRQ e RHQ contam com fomento do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).
Realizar desenvolvimento tecnológico nos programas de pós-graduação voltados para contribuir com a geração de elementos de capacidades militares terrestres é um dos objetivos do paradigma de Escola Empreendedora e Escola Corporativa do IME. Ele foi adotado na concepção da Iniciativa Estratégica “Implantar o Programa IME 1000”, do Objetivo Estratégico do Exército “Obter Prontidão Tecnológica”, do Plano Estratégico do Exército 2024-2027.
Nenhum comentário:
Postar um comentário