A etnia Mayuruna, também conhecida como Matsés, é um povo indígena que habita a região de fronteira entre o Brasil e o Peru, na Amazônia brasileira.
jornalismoimparcial@gmail.com
Militares do 4º Pelotão Especial de Fronteira do Comando de Fronteira Solimões/8º Batalhão de Infantaria de Selva, em Estirão do Equador-AM, realizaram a estabilização e o parto emergencial de uma jovem indígena da etnia Mayuruna.
A jovem foi atendida pela equipe de saúde do Pelotão, apresentando fortes dores e sinais de trabalho de parto. Imediatamente, foi realizada a estabilização da paciente no Posto de Saúde e, em seguida, o parto emergencial, que foi um sucesso.A etnia Mayuruna, também conhecida como Matsés, é um povo indígena que habita a região de fronteira entre o Brasil e o Peru, na Amazônia brasileira. As comunidades Matsés estão localizadas na TI Vale do Javari, na bacia do rio Javari.
Nos últimos anos, os Matsés têm enfrentado a perda de familiares devido a doenças decorrentes do atendimento à saúde precário na região
Em apoio à família, as esposas dos militares se reuniram para arrecadar roupas e materiais de higiene para a bebê e a mãe, demonstrando empatia e solidariedade. A ação também contou com o apoio da DSEI Javari, que posteriormente conduziu a jovem à cidade de Atalaia do Norte para outras medidas assistenciais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário