quarta-feira, 17 de julho de 2024

Operação Taquari 2: Em comemoração ao Dia de Proteção às Florestas, aeronaves do Exército e uma da Polícia Rodoviária Federal lançam sementes herbáceas em áreas atingidas pelas enchentes no RS

 Em 17 de julho comemora-se o Dia de Proteção às Florestas, que celebra a importância da preservação das matas.

Blog Jornalismo Imparcial

A Operação Taquari 2, IBAMA e Secretaria Estadual de Meio Ambiente realizam, nesta quarta-feira (17/07), a revegetação de encostas e o plantio de mudas de árvores nativas em áreas atingidas pelas enchentes no Vale do Taquari, no Rio Grande do Sul. 

A bordo de duas aeronaves do Exército e uma da Polícia Rodoviária Federal, as equipes do meio ambiente farão o lançamento de sementes herbáceas e florestais nativas e forrageiras sobre algumas encostas, como forma de acelerar a estabilização e reduzir as chances de novos deslizamentos. A mistura das sementes já está sendo preparada por alunos do ensino fundamental de escolas municipais, sob coordenação da Secretaria do Meio Ambiente. 

No Parque Linear de Santa Clara do Sul, às 11 horas, haverá uma solenidade de plantio de mudas de árvores, que contará com a presença de autoridades civis e militares. Logo depois, será feito o lançamento aéreo de sementes nos municípios de Santa Clara do Sul, Marques de Souza e Pouso Novo. Nesses dois últimos, os parques municipais também receberão o plantio de sementes.

Às 15 horas, o Comandante do Comando Conjunto da Operação Taquari 2, Gen Hertz Pires do Nascimento, e representantes de agências farão o plantio de mudas de árvores na Escola Estadual de Ensino Médio Eldorado do Sul.

O projeto “SemeAr” é uma parceria do Comando Conjunto da Operação Taquari 2 com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (IBAMA), com a Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SEMA), Universidade do Vale do Taquari (UNIVATES) e prefeituras municipais de Santa Clara do Sul, Marques de Souza e Pouso Novo. 

A ação conta ainda com o apoio do Centro Estadual de Diagnóstico e Pesquisa Florestal (CEFLOR), da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) , do Movimento Pro Mata Ciliar e da Bio C – Central de Compostagem. 

Em 17 de julho comemora-se o Dia de Proteção às Florestas, que celebra a importância da preservação das matas. Sementes nativas: Guabiju, Angico, Araticum, Aoeira-vermelha, Cambaí-amarelo, Canudo-de-pito, Cerejeira, Dioscorea, Escova-de-macaco, Grandiúva, Guabiju, Guabiroba, Jabuticabeira, Jerivá, Mamica de cadela, Maricá, Mofundo-gigante, Pata-de-vaca, Pessegueiro-do-mato, Pitanga preta, Pitanga vermelha, Tarumã, Tarumã-amarelo, Timbaúva, Uvaia. Sementes forrageiras: aveia (Avena sativa L.), nabo forrageiro (Raphanus sativus L.) e ervilhaca (Vicia sativa L.) 

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Grupo de Operações com Cães se destaca na segurança do Presídio Regional de Montes Claros/Norte do estado

O GOC, pode prestar apoio em Operações conjunta com as coirmãs, em situação que requer o faro apurado do animal, desarticulando ações no com...

Postagens mais visitadas

"Tudo posso Naquele que me fortalece"

"Tudo posso Naquele que me fortalece"
Deus no Comando!

"Siga-me, os que forem brasileiros".

"Siga-me, os que forem brasileiros".


" Quando uma Mulher descobre o tamanho da força que guarda dentro de si, nada é capaz de pará-la"

Obrigada pela sua visita!

Obrigada pela sua visita!
A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo.