Antes das 07:00 horas da manhã, um grande número de pessoas aguardavam por uma senha que se limitavam em entregar apenas (12).Gerando reclamações e inconformidade por quem precisa de atendimento |
Diana Maia/Blog Jornalismo Imparcial
Montes Claros/MG_ A unidade do CRAS, que é a porta de entrada das famílias para a Política de Assistência Social, e assim garantir acesso aos direitos sociais das famílias em situação de vulnerabilidade ou risco social, se tornou alvo de muita reclamação e mau atendimento, no bairro Santos Reis, por parte de quem precisa.
Na manhã desta terça-feira (11/6), diversas pessoas, ficaram indignadas, com o péssimo serviço que vem virando rotina na Unidade do CRAS no bairro Santos Reis, que atende 24 bairros e 9 mil famílias. No entanto a realidade do dia a dia, é outra. Mal atendimento, grosseria, falta de empatia e muita desculpas, vem sendo presenciadas por quem precisa dos programas ofertados pelo Governo Federal.
Pessoas idosas e outras que possuem alguma deficiência, que deveriam ter seus direitos respeitados, não conseguem atendimento preferencial, mesmo chegando cinco horas da manhã, pois no momento, são ofertadas apelas (12) senhas, e de acordo com informações repassadas no local, apenas uma única servidora, tem acesso ao computador para realizar o atendimento diário pela manhã, conforme repassado por outro servidor, que explica ainda na fila para quem madrugou e precisa de atendimento, causando indignação.
Ainda, os usuários reclamam de uma assistente social, que não tem empatia. "Quando uma assistente social, falta, a outra evita atender as demandas da colega, e pede para voltar no dia seguinte mesmo estando dispondo de tempo livre em sua sala". Informou uma mulher que necessitava do Benefício de Prestação Continuada – BPC, previsto na Lei Orgânica da Assistência Social – LOAS.
A outra queixa, que a equipe do Blog Jornalismo Imparcial presenciou, foi funcionárias que ficam muito tempo em aplicativo de conversa (WhatsApp), deixando de atender de imediato o usuário.
Ainda usuários, reclamam da falta de empatia por parte de funcionários, quando buscam informação de folha resumo, para que possa ser entregue na escola, e assim o aluno, seja beneficiado, no Programa Pé-de-Meia, ofertado pelo Governo Federal. Um programa de incentivo financeiro-educacional, na modalidade de poupança, destinado a promover a permanência e a conclusão escolar.
O Pé-de-Meia, prevê o pagamento de incentivo mensal de R$ 200, que podem ser sacados em qualquer momento, mais depósitos de R$ 1.000 ao final de cada ano concluído, que o estudante só pode retirar da poupança após se formar no ensino médio.
No entanto alguns pais, informam, quando procuram o CRAS, orientados pela escola para atualizar os dados referente ao ano 2024, a funcionária, ainda fica com raiva, e fala, que a escola não tinha nada que ficar informando isso. Por tal atitude, alunos que estudam em escolas do estado, deixam de serem contemplados com o benefício, e como se tornou uma missão quase impossível de conseguir uma senha, resta apenas, os usuários, enfrentarem o frio e chegarem de madrugada para conseguir uma senha.
A equipe do Blog Jornalismo Imparcial, entrou em contato com a senhora Kennia Medeiros, diretora geral e assistente Social do município, que informou que não tinha conhecimento dos fatos reportados pelos usuários, e que serão tomadas as medidas cabíveis, para melhorar o atendimento no CRAS no bairro Santos Reis. Informou ainda, a importância de serem feitas as reclamações, para que chegue ao seu conhecimento e assim possa melhorar os serviços prestados na unidade, pois devido cuidar de muitas unidades, nem sempre chega as reclamações de quem mais precisa. E que no caso em questão da jovem que não teve atendimento adequado para sua mãe, que tem sérios problemas psicológicos, nessa quarta-feira (12/6), foi agendado um horário e que faz questão de atender pessoalmente.
Informou ainda, que toda vez que alguma pessoa for mau- tratada no CRAS, por alguma assistente social, anotar o nome e denunciar, pois conta com a colaboração da sociedade e assim poder tomar as devidas providências.
O caso foi reportado a Ouvidoria Geral do Governo Federal, sendo acompanhado pelo Conselho Nacional de Assistência Social. Vale ressaltar, que qualquer brasileiro, que deseja reportar suas queixas, mau atendimento no CRAS, basta fazer contato junto a ouvidoria, pelo Disque Social 121. A ligação pode ser feita, por celular gratuitamente.
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