segunda-feira, 9 de outubro de 2023

Cerca de 43 municípios no Amazonas se encontra em situação de emergência, informa Comitê de Intersetorial de Enfrentamento à Situação de Emergência Ambiental nesta segunda-feira (9/10)

Com a seca do lago Tefé, os botos vermelhos e tucuxis, estão agonizando e morrendo.  A causa das mortes está possivelmente relacionada ao aquecimento das águas, que atingiram 40ºC , informa o Instituto Mamirauá
Diana Maia/Blog Jornalismo Imparcial
jornalismoimparcial@gmail.com

O Governo do Amazonas, na tarde desta  segunda-feira  (9/10), por meio do Comitê de Intersetorial de Enfrentamento à Situação de Emergência Ambiental, divulgou o boletim com informações atualizadas sobre a estiagem no estado.  Até as 14 horas, fuso horário local , havia 43 municípios em situação de emergência, 17 cidades em alerta, 0 em atenção e 2 em normalidade. Houve alteração no número de municípios em situação de emergência. Carauari, que estava em situação de alerta no último boletim divulgado, no domingo (8/10), decretou situação de emergência.  Segundo o boletim, o Amazonas tem 297 mil pessoas afetadas até o momento, cerca de 74 mil famílias. No último boletim, eram 273 mil pessoas afetadas. Houve aumento também no número de famílias afetadas, subindo de 68 mil para 74 mil.  

Entre municípios que estão na lista de  emergência, foram citados:  Maués, Urucará, Rio Preto da Eva, Silves, Autazes, Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Amaturá, São Paulo de Olivença, Santo Antônio do Içá, Tonantins, Tabatinga, Manaus, Santa Isabel do Rio Negro, São Gabriel da Cachoeira, Manaquiri, Anamã, Careiro da Várzea, Anori, Iranduba, Caapiranga, Envira, Itamarati, Juruá, Eirunepé, Guajará, Ipixuna, Tefé, Coari, Jutaí, Maraã, Uarini, Alvarães, Fonte Boa, Japurá, Pauini, Lábrea, Boca do Acre, Humaitá, Borba, Nova Olinda do Norte, Novo Aripuanã, Carauari.

Em situação de alerta, se encontra; Careiro, Codajás, Manacapuru, Novo Airão, Barcelos, Tapauá, Canutama, Beruri, Manicoré, Barreirinha, Boa Vista do Ramos, Nhamundá, São Sebastião do Uatumã, Parintins.

O Comitê foi instituído no dia 29 de setembro, sendo decretado situação de emergência em 55 municípios do Amazonas afetados pela seca severa que atinge o estado. Ações do Governo, já estão em andamento, por meio da operação Estiagem 2023. 



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário