Neste sábado (7), a Defesa Civil do Estado emitiu nova previsão de tempo, que continua indicando volumes altos de chuva para Santa Catarina neste fim de semana
Imagens Exército Brasileiro |
jornalismoimparcial@gmail.com
Blumenau (SC) - Devido às fortes chuvas e em cumprimento ao Decreto do Governo do Estado de Santa Catarina que declarou situação de emergência, nas áreas dos 82 municípios do Estado afetados, a 14ª Brigada de Infantaria Motorizada do Exército Brasileiro, deflagrou a Operação Ânimo Forte.
O decreto foi publicado no Diário Oficial do Estado e fica declarada situação anormal, provocada por desastre meteorológico e caracterizada como situação de emergência, tendo vigência de 180 dias.
Inúmeros militares já estão em prontidão, assim como diversas viaturas, embarcações e pessoal especializado estão em deslocamento para a região de Blumenau/SC, onde permanecerão prontos e à disposição da Defesa Civil, com o objetivo de prestar assistência à população.
Neste sábado (7), a Defesa Civil do Estado emitiu nova previsão de tempo, que continua indicando volumes altos de chuva para Santa Catarina neste fim de semana.
O sábado, começou com chuva intensa e temporais, com totais mais elevados do Centro ao Norte (Grande Florianópolis, Planalto Norte, Litoral Norte e Vale do Itajaí), variando de 60 a 80 mm, podendo superar esses valores de forma pontual.
Do Extremo Oeste ao Litoral Sul os volumes médios esperados variam entre 40 a 60mm, também podendo superar esses valores de forma pontual. Persiste o risco alto de temporais acompanhados de chuva intensa, com raios, rajadas de vento e granizo.
No domingo, (8/10), a chuva abrangente volta a atingir todo o estado ainda com volumes elevados. Na área entre o Meio-Oeste, Planalto Norte, Litoral Norte e Vale do Itajaí os volumes variam entre 70 e 100mm, com pontuais mais elevados e variando 30 a 50mm em média em áreas entre o Extremo Oeste e o Litoral Sul. O risco é alto a muito alto para ocorrências associadas a chuva volumosa, como alagamentos, deslizamentos, enxurradas e inundações graduais no domingo (08), pontuou a Defesa Civil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário