sábado, 16 de setembro de 2023

Dia C: Sicoob Credinor apresenta ações de sustentabilidade em evento no Parque Estadual da Lapa Grande no Norte de Minas Gerais

No evento, foi lançado o selo Credinor Verde, que simboliza uma série de iniciativas ecológicas, ambientais e sustentáveis.

Fotos Diana Maia
Diana Maia/Blog Jornalismo Imparcial

Montes Claros/MG_ Foi realizado na manhã deste sábado 16 de setembro, no Parque Estadual da Lapa Grande em Montes Claros, o Dia de Cooperar 2023 – Dia C, iniciativa do Sistema OCB e do Sicoob Credinor.  As atividades teve como objetivo incluir o estímulo à prática de valores e princípios cooperativistas, especialmente em atenção aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), da qual o Sicoob é signatário.  O evento contou com a participação do presidente do Conselho de Administração do Sicoob Credinor, Dario Colares e equipe, autoridades da comunidade ambiental municipal e imprensa 

Marcando presença no dia C: Sicoob Credinor o
Comandante da 210ª Cia PM de Bocaiuva (MG), Michael Stephan Silva


O parque possui diversas trilhas para a atividade de caminhada, como a Trilha da Lapa Grande (2,2 km de extensão), Trilha do Boqueirão da Nascente (1,2 km de extensão  ), Trilha da Lapa Pintada (3,6 km de extensão), Trilha da Ponte de Pedra (5,2 km de extensão) e a mais nova trilha aberta ao público, Trilha da Gameleira (750m de extensão), além de diversas rotas para ciclismo.
No evento, foi lançado o selo Credinor Verde, que simboliza uma série de iniciativas ecológicas, ambientais e sustentáveis e a implementação da coleta seletiva nas agências do Sicoob, iniciando em Montes Claros, a partir do dia 25 de setembro, envolvendo a separação correta dos resíduos em categorias como papel, plástico e metal, para possibilitar o encaminhamento para a reciclagem. 
Para o presidente do Conselho de Administração do Sicoob Credinor, Dario Colares, além de reduzir a quantidade de resíduos destinados ao aterro sanitário, essa prática vai estimular a economia circular.
 “Um dos destaques do programa é a parceria com a empresa de tratamento de resíduos Reciclagem União e com o Projeto Social Jovens e Adolescentes em Busca de Superação – JABS, que atende 120 crianças e adolescentes. Após coletados, os resíduos serão transportados para o galpão da União Reciclagem, onde serão triados, pesados e comercializados. A empresa ficará responsável pelo relatório volumétrico dos materiais, venda e repasse do resultado financeiro para o JABS”, explica o presidente. 

De acordo com o engenheiro ambiental contratado pelo Sicoob Credinor, Pedro Bicalho Maia, só as agências da cooperativa, em Montes Claros, devem arrecadar 35,7 toneladas de recicláveis em um ano. “Com base nos valores pagos atualmente no quilo de plástico, de papel e de papelão, após 12 meses, será possível arrecadar cerca de R$20.790,91 para o projeto social JABS. Por isso a participação de todos é muito importante”, ressalta o engenheiro.

O projeto da cooperativa também prevê a substituição de copos plásticos por copos de papel, em todas as agências do Sicoob Credinor, a partir da segunda quinzena de outubro. No Centro Administrativo da cooperativa, o uso de descartáveis será extinto. “Somos uma instituição que valoriza e respeita o meio ambiente, que está no DNA do cooperativismo. Internalizar cultura exige práticas permanentes do bem viver, do bem conviver, e estas mudanças precisam ser compartilhadas para que reforcem o nosso compromisso social e ambiental”, destaca Dario Colares. 

A programação do Dia C ainda incluiu a apresentação teatral “Doutores do Lixo”, que trata sobre a importância da coleta seletiva, e um passeio pelas trilhas da Lapa Grande e do Boqueirão, no Parque Estadual da Lapa Grande. “Quando a gente conhece, a gente passa a respeitar e a querer o bem. O parque age no sentido de nos transformar enquanto pessoas para que a gente possa multiplicar esses comportamentos bons em relação ao meio ambiente, para um futuro melhor a todos”, pontua a gerente do parque, Aneliza de Almeida Miranda Melo.

O Parque Estadual da Lapa Grande, é administrado pelo IEF (Instituto Estadual de Florestas) sob responsabilidade da coordenadoria de áreas protegidas do Escritório Regional Norte em conjunto com a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa). 

A entrada do Parque, está localizada  na Rua Manoel de Souza Brasil,  bairro Vila Atlântida, a 10 quilômetros do centro da cidade, o Parque da Lapa Grande é rico em atrações naturais. Um dos principais objetivos que levou o Instituto Estadual de Florestas (IEF) a criar o parque, em 10 de janeiro de 2006, foi a necessidade de proteger e conservar um complexo formado por 58 grutas já catalogadas e dezenas de mananciais de água que contribuem para o abastecimento da população de Montes Claros, bem como de outros municípios limítrofes da maior cidade norte-mineira. 


Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Grupo de Operações com Cães se destaca na segurança do Presídio Regional de Montes Claros/Norte do estado

O GOC, pode prestar apoio em Operações conjunta com as coirmãs, em situação que requer o faro apurado do animal, desarticulando ações no com...

Postagens mais visitadas

"Tudo posso Naquele que me fortalece"

"Tudo posso Naquele que me fortalece"
Deus no Comando!

Declaração Universal dos Direitos Humanos.Adotada pela Assembleia Geral das Nações Unidas

Declaração Universal dos Direitos Humanos.Adotada pela Assembleia Geral das Nações Unidas
Artigo 1 Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos. São dotados de razão e consciência e devem agir em relação uns aos outros com espírito de fraternidade. Artigo 2 1. Todo ser humano tem capacidade para gozar os direitos e as liberdades estabelecidos nesta Declaração, sem distinção de qualquer espécie, seja de raça, cor, sexo, língua, religião, opinião política ou de outra natureza, origem nacional ou social, riqueza, nascimento, ou qualquer outra condição. 2. Não será também feita nenhuma distinção fundada na condição política, jurídica ou internacional do país ou território a que pertença uma pessoa, quer se trate de um território independente, sob tutela, sem governo próprio, quer sujeito a qualquer outra limitação de soberania. Artigo 3 Todo ser humano tem direito à vida, à liberdade e à segurança pessoal. Artigo 4 Ninguém será mantido em escravidão ou servidão; a escravidão e o tráfico de escravos serão proibidos em todas as suas formas. Artigo 5 Ninguém será submetido à tortura, nem a tratamento ou castigo cruel, desumano ou degradante. Artigo 6 Todo ser humano tem o direito de ser, em todos os lugares, reconhecido como pessoa perante a lei. Artigo 7 Todos são iguais perante a lei e têm direito, sem qualquer distinção, a igual proteção da lei. Todos têm direito a igual proteção contra qualquer discriminação que viole a presente Declaração e contra qualquer incitamento a tal discriminação. Artigo 8 Todo ser humano tem direito a receber dos tribunais nacionais competentes remédio efetivo para os atos que violem os direitos fundamentais que lhe sejam reconhecidos pela constituição ou pela lei. Artigo 9 Ninguém será arbitrariamente preso, detido ou exilado. Artigo 10 Todo ser humano tem direito, em plena igualdade, a uma justa e pública audiência por parte de um tribunal independente e imparcial, para decidir seus direitos e deveres ou fundamento de qualquer acusação criminal contra ele. Artigo 11 1.Todo ser humano acusado de um ato delituoso tem o direito de ser presumido inocente até que a sua culpabilidade tenha sido provada de acordo com a lei, em julgamento público no qual lhe tenham sido asseguradas todas as garantias necessárias à sua defesa. 2. Ninguém poderá ser culpado por qualquer ação ou omissão que, no momento, não constituíam delito perante o direito nacional ou internacional. Também não será imposta pena mais forte de que aquela que, no momento da prática, era aplicável ao ato delituoso. Artigo 12 Ninguém será sujeito à interferência na sua vida privada, na sua família, no seu lar ou na sua correspondência, nem a ataque à sua honra e reputação. Todo ser humano tem direito à proteção da lei contra tais interferências ou ataques.

"Siga-me, os que forem brasileiros".

"Siga-me, os que forem brasileiros".

Fórum Ibero Americano_ Conhecimento é Poder!

Fórum Ibero Americano_ Conhecimento é Poder!
Foi realizado nos dias 15,16,17 de abril de 2019, pelo Exército Brasileiro, o III Fórum Ibero- Americano de Defesa Cibernética, no evento representantes e Comandantes das Comitivas da Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Espanha, México, Paraguai, Peru, Portugal, Uruguai, e palestrantes dos Estados Unidos, marcaram presença.O Fórum foi criado em 2016, na Espanha, para atuar no incremento da cooperação e integração no setor cibernético entre os países envolvidos. Os debates também proporcionam conhecimento mútuo sobre a doutrina e a capacidade cibernética, bem como contribuem para a proteção cibernética no âmbito dos países ibero-americanos por meio do compartilhamento de informação. No primeiro dia de atividades, aconteceu a passagem do cargo de Secretário do Fórum, do General de Brigada Tomás Ramón Moyano, Comandante Cibernético da Argentina, para o General de Divisão Guido Amin Naves, Comandante Cibernético do Brasil, que ficará no posto pelo período de um ano.

" Quando uma Mulher descobre o tamanho da força que guarda dentro de si, nada é capaz de pará-la"

Obrigada pela sua visita!

Obrigada pela sua visita!
A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo.