Da redação
O Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência do Norte de Minas (Cisrun)/SAMU Macro Norte, através do Núcleo de Educação Permanente (NEP), capacitou a equipe do Hospital Alpheu de Quadros para realizar atendimentos pediátricos na manhã desta segunda-feira (14), no Complexo Regulador, em Montes Claros. A necessidade do treinamento se iniciou após o Pronto Atendimento se tornar um Hospital e passar a receber pacientes pediátricos 24 horas.
De acordo com a enfermeira do Núcleo de Educação Permanente (NEP) do Hospital Alpheu de Quadros, Daniele Durães Noronha, desde o mês de julho, o hospital passou a atender urgências pediátricas e, devido à vacância do plantão da especialidade de pediatria nos hospitais da cidade, o Alpheu começou a receber uma alta demanda de crianças em estado grave. “Então, a gente viu a necessidade de reciclar, de treinar a equipe novamente, para poder estar sempre atualizando para melhorar o atendimento”, disse Daniele.
O pediatra e instrutor do NEP do SAMU, Lucas Ramos, falou sobre o sentimento de atender ocorrências que envolvem crianças. “Ao perder um adulto a gente fica triste, mas, perder uma criança é antinatural. A gente vivencia o luto junto com a família. Até o choro dos pais fica ecoando em nossa mente”, relatou antes de destacar que há mais ocorrências envolvendo adultos, mas que é necessário o treinamento pediátrico para estar apto para um atendimento de qualidade.
O médico Alexandre Cumani, que atua tanto no SAMU, quanto no Alpheu de Quadros, e que participou do treinamento, destacou que a parceria entre as instituições é importante tanto para o SAMU quanto para o hospital, mas quem ganha sai ganhando é a comunidade que vai ter um atendimento de melhor qualidade. De acordo o coordenador do NEP do SAMU, Ubiratam Lopes, o treinamento aborda temas voltados às urgências pediátricas e a capacitação visa o fortalecimento da Rede de Urgência. Lembrou ainda que o treinamento acontece em todas as cidades do Norte de Minas.
Para a diretora executiva do SAMU, Zildete Souza, é sempre uma honra receber profissionais de instituições parceiras que estão sempre em busca de conhecimento e troca de experiências. “Isso demonstra o comprometimento das equipes de saúde e o empenho dos profissionais em oferecer um serviço de qualidade à população”, disse frisando que o SAMU estará sempre de portas abertas para o intercâmbio de conhecimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário