terça-feira, 15 de agosto de 2023

Operação Leviatã: PCDF desmantela vasta rede de lavagem de dinheiro e tráfico de drogas que atuavam desde a construção civil até empresas de distribuição de produtos farmacêuticos e de produção de eventos culturais.

Os líderes do grupo evitavam registrar em seu nome quaisquer bens, utilizando-se de interpostas pessoas, “laranjas”, para compra de veículos de luxo, aquisição de imóveis, construção de obras e obtenção de outros ativos financeiros. 

A Polícia Civil do Distrito Federal, nesta terça-feira (15), por meio da Coordenação de Repressão às Drogas – CORD, deflagrou a Operação Leviatã com o objetivo de desmantelar rede criminosa que operava lavagem de dinheiro, financiamento do tráfico de drogas, comércio de armas de fogo e o mercado ilícito de diferentes tipos de drogas além de outros crimes conexos. 

A organização criminosa se valia de empresas, todas de propriedade dos investigados, de diversos ramos, desde a construção civil até empresas de distribuição de produtos farmacêuticos e de produção de eventos culturais, para ocultar a origem e o destino de milhões de reais que serviam para financiar o tráfico de drogas e tinham origem na distribuição de remessas de drogas para diversos traficantes. 

diretor-adjunto da Divisão de Repressão às Drogas I da CORD/PCDF, delegado Waldeck Fachinelli Cavalcante, gravou um vídeo, explicando o novo modus operandis dos criminosos, que levavam uma vida de alto luxo, usando empresas de fachadas.

O grupo criminoso dispunha, entre seus associados, de contadores para abrir e operar as empresas de fachada, falsificando documentos e demonstrações financeiras, propiciando a lavagem de capitais. Como financiadores do grupo voltado para o tráfico de drogas, atuavam agiotas que também utilizavam de empresas de fachada para suas operações financeiras. 

Os líderes do grupo evitavam ter registrado em seu nome quaisquer bens, utilizando-se de interpostas pessoas, “laranjas”, para compra de veículos de luxo, aquisição de imóveis, construção de obras e obtenção de outros ativos financeiros. 

Destaque-se que todos esses “laranjas” são parentes dos membros da organização criminosa investigada. Chama atenção a participação ativa de mulheres no grupo, não somente atuando como colaboradoras de seus companheiros, mas exercendo também liderança nas ações criminosas. 

Ao longo de um ano e meio de investigações, a CORD da PCDF logrou em apreender carregamentos de drogas do grupo e bens do bando, materializando as ações de tráfico de drogas que abarcaram diversos Estados da Federação. 

Nesta terça (15), foram presos cinco membros da rede criminosa, em decorrência da expedição de mandados de prisão preventiva contra eles, expedidos pela 5ª Vara de Entorpecentes de Brasília, sendo que outros três foram presos em momentos anteriores, no decorrer da operação. A operação, que contou com técnicas especiais de investigação e a colaboração do Conselho de Controle de Atividades Financeiras – COAF, conseguiu identificar 13 integrantes do grupo criminoso, cinco empresas envolvidas, bloqueou contas bancárias de pessoas jurídicas e físicas, sequestrou bens imóveis e apreendeu veículos de luxo. 



Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Grupo de Operações com Cães se destaca na segurança do Presídio Regional de Montes Claros/Norte do estado

O GOC, pode prestar apoio em Operações conjunta com as coirmãs, em situação que requer o faro apurado do animal, desarticulando ações no com...

Postagens mais visitadas

"Tudo posso Naquele que me fortalece"

"Tudo posso Naquele que me fortalece"
Deus no Comando!

"Siga-me, os que forem brasileiros".

"Siga-me, os que forem brasileiros".


" Quando uma Mulher descobre o tamanho da força que guarda dentro de si, nada é capaz de pará-la"

Obrigada pela sua visita!

Obrigada pela sua visita!
A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo.