Ação foi realizada por Policiais do 10º Batalhão da Polícia Militar, Consep e Defesa Civil, com objetivo de treinar os estudantes, professores e demais servidores, em casos de emergências.
Fotos Diana Maia |
Montes Claros/MG_ Nesta segunda-feira (3/4), foi realizado na Escola Estadual Coronel Filomeno Ribeiro, o lançamento do Programa Escola Segura em Montes Claros. A ação foi realizada pelo 10º Batalhão da Polícia Militar, em apoio ao Consep e Defesa Civil, com o objetivo de evitar ocorrência de tragédias diante de possíveis ataques nas escolas.
O Comandante do 10º Batalhão da Polícia Militar, Tenente Coronel Luciano Magalhães Chaves, falou para equipe do Blog Jornalismo Imparcial, a importância do Programa Escola Segura em Montes Claros. Uma vez, que o trabalho da Polícia Militar em Minas Gerais, contribuiu para elevar o estado como um lugar seguro para se viver, conforme dados do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp), do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).
Durante o encontro, foi ministrado uma palestra pelo Sgto Queiroz, que abordou a importância de preparar os alunos e professores, para um eventual ataque, em situações emergenciais. Ainda o militar abordou a importância do combate as fake news, noticias falsas, que são criadas e compartilhadas para causar danos deliberadamente. As fake news podem distorcer fatos, disseminar boatos difamatórios e gerar danos irreparáveis junto a sociedade. Houve simulação em situações emergenciais, seguindo itinerários pré-definidos que os alunos atentasse a se proteger em um local seguro, sendo coordenada pelo Diretor da Escola Gabriel Felipe Medeiros Silva, com o apoio dos professores, sendo planejado aevacuação de emergência de maneira adequada à realidade de cada instituição de ensino.
Sgto Queiroz |
Simultaneamente, foi implantado o Plano de Isolamento, em que houve o treinamento com a direção, professores e funcionários da escola para os casos de emergência em que haja necessidade de isolamento de cada sala nos casos de emergência.
O objetivo é o engajamento de todas as escolas participantes do Conselho de Segurança Comunitária CONSEP Escolar. Assim, o 10º Batalhão contará com a presença de diretores e corpo docentes dos educandários e rede de apoio envolvida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário