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O Ministério das Mulheres em parceria com a Meta, empresa responsável pelo WhatsApp, Instagram e Facebook, fecharam nesta terça-feira (4), uma parceria, para garantir atendimento gratuito e 24 horas, em Canal exclusivo para mulheres vítimas de violência ou em busca de informações e orientações. O Ligue 180 - serviço telefônico gratuito de orientação e encaminhamento de denúncias sobre violências contra as mulheres, passa a ter a partir de agora, um canal exclusivo de atendimento por WhatsApp.
O atendimento por aplicativo será realizado através da tecnologia de Inteligência Artificial por uma atendente virtual chamada Pagu. No primeiro contato, ela oferece opções de ajuda, sempre com a possibilidade de acionar, a qualquer momento, uma atendente da Central - cuja equipe passou a ser composta exclusivamente por mulheres desde março.
Antes, o atendimento pelo aplicativo vinha sendo realizado pela Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos, através do Disque 100 - serviço de disseminação de informações sobre direitos de grupos vulneráveis e de denúncias de violações de direitos humanos.
Com a separação dos atendimentos, o Ministério das Mulheres passa a coletar dados específicos de atendimento de violência contra as mulheres que chegam pelo WhatsApp, com números relacionados a cada tipo de violência. A produção dessas informações é fundamental para a elaboração de políticas públicas.
"O acesso exclusivo do Ligue 180 por WhatsApp é uma nova etapa da reestruturação do serviço, que foi desmantelado nos últimos anos. O novo canal torna o Ligue 180 ainda mais acessível às mulheres, que passam a contar com informações e orientações sobre direitos e serviços, e também com a possibilidade de fazer denúncias, agora por mensagens, além das ligações por telefone. A coleta de dados em um canal específico também vai contribuir para que o governo tenha dimensão mais precisa do cenário”, afirma a coordenadora do Ligue 180 no Ministério das Mulheres, Ellen Costa.
Visita de autoridades à Central de Atendimento
Para marcar o lançamento do canal do Ligue 180 no WhatsApp, a ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, fez uma visita à Central de Atendimento, acompanhada de Janja Lula da Silva e do ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida.
Atualização da rede de atendimento à mulher
Como parte da reestruturação do Ligue 180, também foram atualizados, ao longo de fevereiro e março, os serviços de atendimento às mulheres. Atualmente, o canal de atendimento contém 2.109 serviços cadastrados, entre delegacias especializadas no atendimento à mulher, Núcleos Especiais de Defesa dos Direitos da Mulher das Defensorias Públicas Estaduais, casas abrigo, Centros de Referência de Atendimento à Mulher, Centros Especializados de Atendimento à Mulher, Casas da Mulher Brasileira, Serviços de Saúde de Atenção a Vítimas de Violência contra a Mulher e Patrulhas Maria da Penha.
A atualização contou com o apoio dos ministérios da Saúde e do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, além de uma parceria com o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), que disponibilizou a base de dados da Plataforma Mulher Segura, com mais de 1.300 serviços de apoio e proteção às mulheres, em todo o território nacional.
Serviço
Por telefone ou WhatsApp, o Ligue 180 - Central de Atendimento à Mulher - é gratuito, funciona 24 horas, todos os dias da semana, inclusive finais de semana e feriados, e pode ser acionado de qualquer lugar do Brasil.
Para adicionar o Ligue 180 no WhatsApp, mande uma mensagem para o número (61) 9610-0180, clique neste link ou mire a câmera do celular no QR Code abaixo:
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