quinta-feira, 29 de dezembro de 2022

Vídeo _ PF e PCDF cumpre 40 mandados de busca e apreensão de prisão contra bolsonaristas que tentaram invadir o Edifício-Sede da PF

 Operação Nero visa deflagrar atos criminosos praticados contra instituições públicas na capital federal, Rondônia, Pará, Mato Grosso, Tocantins, Ceará, São Paulo e Rio de Janeiro


Diana Maia/Blog Jornalismo Imparcial

Brasília/DF – A Polícia Federal e a Polícia Civil do Distrito Federal deflagraram, na manhã desta quinta-feira (29/12), a Operação Nero, com o objetivo de identificar e prender grupos de criminosos antidemocráticos, envolvidos na tentativa de invasão ao Edifício-Sede da PF no dia 12/12 e de praticarem outros atos criminosos na mesma data pela capital federal, como a depredação à 5ª Delegacia de Polícia, além de incêndios criminosos contra veículos e ônibus e tentativa de homicídio.

Os suspeitos teriam tentado invadir a sede da PF com o objetivo de resgatar o indígena bolsonarista José Acácio Serere Xavante, conhecido como “Cacique Tserere, no dia 12. Após serem frustrados, teriam dado início a uma série de atos de vandalismo pela cidade. As duas investigações foram encaminhadas, em razão de declínio de competência, ao Supremo Tribunal Federal.

O conjunto da investigação buscou identificar e individualizar as condutas dos suspeitos de depredar bens públicos e particulares, fornecer recursos para os atos criminosos ou, ainda, incitar a prática de vandalismo. Os crimes objetos da apuração são de dano qualificado, incêndio majorado, associação criminosa, abolição violenta do Estado Democrático de Direito e golpe de Estado, cujas penas máximas somadas atingem 34 anos de prisão.

Policiais federais e civis cumpriram 32 ordens judiciais de busca e apreensão e de prisão, expedidos pelo Supremo Tribunal Federal, nos estados de Rondônia, Pará, Mato Grosso, Tocantins, Ceará, São Paulo, Rio de Janeiro e no Distrito Federal.

Durante a coletiva realizada na manhã de hoje (29), no auditório do Edifício-Sede da Polícia Federal em Brasília, o Delegado Leonardo de Castro, Diretor do Decor/PCDF, informou que mais pessoas foram presas, aumentando para 40 pessoas identifcadas, que tiveram participação contra crimes de tentativa de homicídio, lesão corporal , depredação de instituições públicas,  incêndios criminosos contra veículos ônibus, e atos terroristas.Ainda de acordo com o delegado da PCDF, há empresários ligados ao agronegócio, pastores, cabelereiros, um blogueiro e membros dos CACs, entre os alvos.
O nome da operação faz referência a um imperador romano do primeiro século que ateou fogo em Roma.



Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Grupo de Operações com Cães se destaca na segurança do Presídio Regional de Montes Claros/Norte do estado

O GOC, pode prestar apoio em Operações conjunta com as coirmãs, em situação que requer o faro apurado do animal, desarticulando ações no com...

Postagens mais visitadas

"Tudo posso Naquele que me fortalece"

"Tudo posso Naquele que me fortalece"
Deus no Comando!

"Siga-me, os que forem brasileiros".

"Siga-me, os que forem brasileiros".


" Quando uma Mulher descobre o tamanho da força que guarda dentro de si, nada é capaz de pará-la"

Obrigada pela sua visita!

Obrigada pela sua visita!
A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo.