terça-feira, 13 de dezembro de 2022

Vandalismo em Brasília: Bolsonarista José Acácio Serere Xavante foi o Pivô da arruaça

Um show de horror e ataques de terroristas foram presenciados na capital federal por grupos bolsonaristas
Imagem rede social

Diana Maia/Blog Jornalismo Imparcial
O indígena José Acácio Serere Xavante foi preso na noite desta segunda-feira (12) por causar arruaça e convocar "expressamente pessoas armadas para impedir a diplomação do presidente eleito". 
Os atos criminosos, começaram na frente da Polícia Federal, na Asa Norte, por volta de 19h30.
Nesta terça (13/12), transporte público teve atrasos, Esplanada dos Ministérios e Praça dos Três poderes amanheceram fechadas.

O Corpo de Bombeiros do Distrito Federal informou a imprensa, que três carros e cinco ônibus foram queimados, uma caminhonete da corporação foi alvo de apedrejamento, e outra viatura de água (ABT) também foi alvo de lançamento de objetos", disseram os bombeiros, durante os atos de vandalismo ocorridos em Brasília, na noite desta segunda-feira (12). Um homem de 67 anos, desmaiou após inalar gás lacrimogêneo,  foi atendido pelas equipes do CBMDF. Estava consciente, orientado e estável, mas reclamava de dores de cabeça em razão da inalação de gás lacrimogêneo. Após regulação médica, foi encaminhado para a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) de São Sebastião (região administrativa de Brasília). 
Ainda segundo os Bombeiros, foram encaminhadas 18 viaturas e um efetivo de 63 bombeiros militares para acompanhar os ataques. Os atos foram deflagrados por bolsonaristas radicais, no centro da capital.

Entenda o caso

José Acácio de 42 anos, que se apresenta como pastor, foi preso por determinação do ministro Alexandre de Moraes por participação em atos antidemocráticos na capital federal. A detenção levou simpatizantes de Bolsonaro que frequentam um acampamento pró-intervenção militar em frente ao quartel-general do Exército a tentarem invadir a sede da PF.

A decisão se baseou após pedido da Procuradoria-Geral da República e se fundamentou na necessidade de garantia da ordem pública, diante dos indícios da prática dos crimes de ameaça, perseguição e abolição violenta do Estado Democrático de Direito, previstos no Código Penal.A PGR em nota, informou que ele vem se utilizando da sua posição de cacique do Povo Xavante para arregimentar indígenas e não indígenas para cometer crimes, mediante a ameaça de agressão e perseguição de Lula e dos ministros do STF Alexandre de Moraes e Luís Roberto Barroso.

Flávio Dino, que será o ministro da Justiça e Segurança Pública do presidente eleito Lula (PT), afirmou em entrevista coletiva convocada às pressas na noite desta segunda-feira (12) que "todos" os bolsonaristas que promoveram atos terroristas em Brasília serão responsabilizados. 

Nota Secretaria de Segurança Pública do DF – 12/12 - 22h30

A Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP/DF) informa que as forças de segurança reforçaram a atuação, em toda área central do capital, para controle de distúrbios civis, do trânsito e  de eventuais incêndios. As ações começaram em frente ao edifício-sede da Polícia Federal (PF), em decorrência do cumprimento de mandado de prisão, e se estenderam para outros locais da região central. 

Como medida preventiva, o trânsito de veículos na Esplanada dos Ministérios, na Praça dos Três Poderes e outras vias da região central está restrito até nova mudança de cenário, após avaliação de equipe técnica. A recomendação dos órgãos de trânsito é a de que os motoristas evitem o centro da cidade. 

Destacamos, por fim, que as imediações do hotel em que o presidente da república eleito está hospedado tem vigilância reforçada por equipes táticas e pela tropa de choque da Polícia Militar do Distrito Federal.

*Você, que chegou até aqui, agradecemos pela leitura e o respeito pelo jornalismo independente pautado na verdade. Inscreva-se em nosso canal do Telegram

 https://t.me/BlogJornalismoImparcial











Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Grupo de Operações com Cães se destaca na segurança do Presídio Regional de Montes Claros/Norte do estado

O GOC, pode prestar apoio em Operações conjunta com as coirmãs, em situação que requer o faro apurado do animal, desarticulando ações no com...

Postagens mais visitadas

"Tudo posso Naquele que me fortalece"

"Tudo posso Naquele que me fortalece"
Deus no Comando!

"Siga-me, os que forem brasileiros".

"Siga-me, os que forem brasileiros".


" Quando uma Mulher descobre o tamanho da força que guarda dentro de si, nada é capaz de pará-la"

Obrigada pela sua visita!

Obrigada pela sua visita!
A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo.