Sarah Matias/ Blog Jornalismo Imparcial
Montes Claros/MG - Após publicar um vídeo que direciona ataques xenofóbicos contra nordestinos, a advogada Flavia Aparecida Moraes, pediu licença do cargo de vice-presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB Uberlândia, nesta quarta-feira (5/10) . A decisão veio depois de receber uma enxurrada de críticas de diversos lugares do Brasil, inclusive de nordestinos, que foram os principais alvos dos ataques.
"Nós geramos empregos, nós pagamos impostos e sabe o que a gente faz? A gente gasta o nosso dinheiro lá no Nordeste. Não vamos fazer isso mais. Vamos gastar dinheiro com quem realmente precisa, com quem realmente merece. A gente não vai mais alimentar quem vive de migalhas.Vamos gastar nosso dinheiro no Sul, Sudeste ou fora do Brasil, que inclusive está muito mais barato."
O vídeo foi postado logo após os resultados das eleições gerais, onde no 1º turno o candidato Luis Inácio Lula da Silva (PT), ultrapassou os votos do atual presidente candidato a reeleição, Jair Bolsonaro (PL), na região nordeste, que virou a decisão.
De acordo com a lei brasileira, xenofobia é crime! Refere-se a uma ofensa feita a uma coletividade indeterminada, sendo, portanto, diferente do crime conhecido como “injúria racial” previsto o art. 140, § 3º do Código Penal, o qual também abarca o conceito de xenofobia.
A população do Brasil cresceu da miscigenação de povos, não se justifica qualquer ato de xenofobia, pois não há qualquer coisa que coloque o brasileiro, ou outro povo, num patamar de superioridade e mesmo se houvesse, não seria justificativa para expressão de ódio.
OAB - Minas Gerais se manifesta
O presidente da OAB-MG, Sérgio Leonardo, manifestou ontem, com veemência, o seu repúdio e da entidade que preside no Estado sobre a fala da advogada Flávia Aparecida Morais, que ocupa a vice-presidência da OAB de Uberlândia, traduzida como preconceituosa, desrespeitosa e discriminatória. A advogada, junto com amigas, divulgou um vídeo em que debocha da assistência que políticas públicas reservam ao povo nordestino para amenizar suas carências. Sérgio Leonardo não apenas recomendou a destituição da advogada da vice-presidência da OAB daquela cidade do Triângulo Mineiro como ainda sugeriu que medidas de plano ético sejam tomadas para que a imagem da entidade não se contamine com atitude tão estúpida e desrespeitosa.
OAB - Uberlândia
Em nota, a OAB Uberlândia apenas se posicionou dizendo que a opinião da advogada não representa a instituição e que Flavia se afastou do cargo de vice-presidente da Comissão da Mulher Advogada. A manifestação sem qualquer tomada de providência da respectiva subseção deixou muitas pessoas indignadas.
A recém-eleita deputada federal Dandara Tonantzin Silva, do PT-MG,entrou com representação na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e com queixa-crime na Justiça contra a vice-presidente da OAB Mulher de Uberlândia, no Triângulo Mineiro, Flávia Moraes.
Recebi com revolta o vídeo da fala xenofóbica da vice presidenta da OAB Mulher de Uberlândia.
(@todandara) October 5, 2022
Estou entrando agora com representação na OAB e com queixa crime na justiça. E também cobrarei ações enérgicas e imediatas!
Xenofobia não passará! pic.twitter.com/g2LcU6ynxw
Nenhum comentário:
Postar um comentário