Fotos: FACH, Capitão Cruz / Esquadrão Gordo e Suboficial Joelson Nery / CECOMSAER |
O Chefe da comitiva brasileira, Tenente-Coronel Aviador Davi de Abreu, comentou sobre os resultados do adestramento.
“A FAB encerrou a participação no Exercício Salitre 2022 com a satisfação do dever cumprido. Realizamos mais de 50 missões de combate obedecendo todos os protocolos de segurança. Além disso, contamos com o suporte da nossa aeronave KC-390 Millennium realizando abastecimento em voo em todas as missões”, pontuou.
“Outro ponto a destacar foi o excelente
desempenho de nossas tripulações durante o planejamento combinado, demonstrando
a nossa elevada capacidade de cooperação e interoperabilidade com as demais
Forças Aéreas participantes”, completou o Tenente-Coronel Davi.
KC-390 Millennium faz seu primeiro REVO
em operação internacional
Outro vetor fundamental foi o KC-390
Millennium, que realizou o seu primeiro reabastecimento em voo em missão
internacional. “A missão de Reabastecimento em Voo tem importância vital
na sustentação do combate aéreo. Fica mais evidente quando tratamos de um
ambiente de simulação de conflito como o treinado durante o Exercício Salitre”,
ressaltou o Comandante da aeronave, Major Aviador Flávio Diniz Pereira.
“Cada COMAO possui horários e táticas bem definidos para a sua realização.
Nesse contexto, o REVO garante um planejamento de combate com maior
flexibilidade para as aeronaves de caça. Posso dizer que o KC-390 se portou de
forma excepcional neste ambiente e seu sistema provou ser extremamente confiável
ao longo do Exercício”, destacou o Major Diniz.
Outro vetor fundamental foi o KC-390 Millennium, que realizou o seu primeiro
reabastecimento em voo em missão internacional. “A missão de
Reabastecimento em Voo tem importância vital na sustentação do combate aéreo.
Fica mais evidente quando tratamos de um ambiente de simulação de conflito como
o treinado durante o Exercício Salitre”, ressaltou o Comandante da aeronave,
Major Aviador Flávio Diniz Pereira.
Na terceira fase do treinamento de combate aéreo combinado chamada de Live
Exercise (LIVEX), as tripulações executaram, durante cinco dias, as
missões aéreas compostas, chamadas também de COMAO (do inglês Composite
Air Operation), que envolveram Esquadrões em diversas ações simultâneas.
“Cada COMAO possui horários e táticas bem definidos para a sua realização.
Nesse contexto, o REVO garante um planejamento de combate com maior
flexibilidade para as aeronaves de caça. Posso dizer que o KC-390 se portou de
forma excepcional neste ambiente e seu sistema provou ser extremamente
confiável ao longo do Exercício”, destacou o Major Diniz.
Além
do REVO, a aeronave KC-390 Millennium já está habilitada a realizar missões de
lançamento de pessoal, pela porta e pela rampa; lançamento de material pelos
métodos CDS (Container
Delivery System) e LVAD (Low Velocity Airdrop Delivery); e Busca e Salvamento.
KC-30 fez a mobilização e a desmobilização da comitiva brasileira
Na sua
primeira missão de transporte de militares para participação em atividade
operacional, o KC-30, maior avião da história da Força Aérea Brasileira,
realizou a mobilização de 59 passageiros e 18 toneladas de carga do Rio de
Janeiro (RJ) à Base Aérea Cerro Moreno, em Antofagasta.
Enfrentando um tempo adverso e ventos fortes, o voo de batismo teve quatro horas de duração e ocorreu na manhã de sábado (08/10), atravessando parte da vasta cadeia montanhosa da Cordilheira dos Andes até a região do Atacama, deserto mais seco do mundo.
Já
a desmobilização ocorreu duas semanas depois, na noite de sábado (22/10).
Com um tempo mais favorável, o voo de regresso da comitiva brasileira,
partindo da Base Aérea Cerro Moreno à Base Aérea do Galeão, no Rio de
Janeiro, teve três horas de duração.
A Sargento Ivy Amaral da Costa, do Esquadrão Gordo, faz parte da tripulação da aeronave KC-390 Millennium na função de Operadora Especial do Sistema de Reabastecimento em voo. Segundo ela, ter a oportunidade de ser um dos tripulantes na primeira missão internacional do KC-390 de reabastecimento em voo é um motivo de grande orgulho e uma experiência extremamente valiosa. “Pude aplicar todo o conhecimento adquirido durante a preparação para o exercício conforme planejado e compartilhar conhecimentos com as Forças Aéreas envolvidas no exercício operacional colaborando para o enriquecimento doutrinário da função”, disse a militar.
Logística
Para
manter as aeronaves voando e todas as atividades previstas ocorrendo da melhor
forma possível foi crucial o apoio logístico dos militares da área. O
Suboficial Ciraldo Joaquim Sant’ana, do Grupo Logístico da Base Aérea de Santa
Cruz (GLOG-SC), que trabalha na coordenação de hangar, diz que como
Especialista de Manutenção de Aeronaves, a experiência foi muito importante.
“Foi um
momento de representarmos o Brasil no exterior, externando o aprendizado da
nossa escola de formação. Além disso, é um orgulho de ser brasileiro. É muito
relevante participarmos de uma manobra desse vulto com diversas culturas, com
diferentes formas de agir na aviação. Sem dúvida alguma, agrega valores e, de
forma intrínseca, cada um leva para a sua vida profissional esse aprendizado”,
frisou o Suboficial Ciraldo.
Exercício Salitre IV
O Exercício Multinacional Salitre 2022 busca
a troca de experiências e conhecimentos entre seus participantes, além de
fortalecer os laços de amizade e cooperação mútua entre os recursos humanos e
materiais das Forças Aéreas da Argentina, Brasil e Chile, uma delegação da
Força Espacial dos Estados Unidos, Forças Especiais da Força Aérea desse mesmo
país, além de observadores do Canadá, Peru, México e Uruguai.
Esta é a quarta vez
que a FAB atua no Exercício, cuja última versão foi realizada há oito anos, em
2014. Nesta edição, a delegação brasileira foi formada por 75 militares e
contou com a participação de seis caças F-5M e um KC-390
Millennium da FAB, pertencentes ao Primeiro Grupo de Aviação de Caça
(1°GAVCA) – Esquadrões Jambock e Pif-Paf; ao Primeiro Esquadrão do Décimo
Quarto Grupo de Aviação (1º/14º GAV) – Esquadrão Pampa; ao Primeiro Grupo de
Transporte de Tropa (1º GTT) – Esquadrão Zeus; e ao Primeiro Esquadrão do
Primeiro Grupo de Transporte (1º/1º GT) – Esquadrão Gordo. Além das Unidades
Aéreas, estiverem na manobra militares do Comando de Preparo (COMPREP), do
Grupo Logístico da Base Aérea de Santa Cruz (GLOG-SC), do Grupo Logístico da
Base Aérea de Canoas (GLOG-CO) e Centro de Comunicação Social da Aeronáutica
(CECOMSAER).
Grupos de Aviação da FAB participantes
1º GAVCA – O Primeiro
Grupo de Aviação de Caça (1°GAVCA) – Esquadrões Jambock e Pif-Paf – tem quase
79 anos de existência. O Grupo foi criado em 18 de dezembro de 1943 para atuar
durante a Segunda Guerra Mundial. No período que operou nos céus da Itália, o
1° GAVCA realizou inúmeras missões de guerra. E, em dia 22 de abril de 1945,
realizou 44 saídas com apenas 22 pilotos, obtendo expressivos resultados. Por
esse motivo, nesta data, comemora-se o Dia da Aviação de Caça Brasileira. O
Grupo é sediado na Base Aérea de Santa Cruz (BASC), na cidade do Rio de Janeiro
(RJ), e atuou no Exercício Salitre com aeronaves F-5M.
1º/14º GAV – O Primeiro
Esquadrão do Décimo Quarto Grupo de Aviação (1º/14º GAV) – Esquadrão Pampa –
completou 75 anos e tem suas raízes no Terceiro Regimento de Aviação (3º RAV)
do Exército Brasileiro, em 1937, sendo criado, oficialmente, no dia 24 de março
de 1947. O “Quatorze”, como é conhecido, fica sediado na Base Aérea de Canoas
(BACO), no estado do Rio Grande do Sul (RS), e tem por missão a defesa aérea
brasileira, atuando em conjunto com o Segundo Centro Integrado de Defesa Aérea
e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA II) na região Sul do Brasil. No Exercício
Salitre, atuou com aeronaves F-5M.
1º GTT – O Primeiro
Grupo de Transporte de Tropa (1º GTT) – Esquadrão Zeus – foi criado como
unidade aérea de combate com a missão de assegurar o transporte aéreo das
unidades aeroterrestres do Exército Brasileiro, tendo seu comando efetivamente
ativado em 15 de junho de 1961. Atualmente opera da Base Aérea de Anápolis
(BAAN). Considerando o seu extenso histórico de relevantes serviços prestados à
sociedade brasileira, a Unidade Aérea comemora 61 anos em 2022 e se consagra na
nobre missão de implantar e operar mais um vetor estratégico da Força Aérea
Brasileira: o KC-390 Millennium.
1º/1º GT – O Primeiro
Esquadrão do Primeiro Grupo de Transporte (1º/1º GT) – Esquadrão Gordo foi a
primeira Unidade Aérea da FAB selecionada para operar a aeronave de transporte
logístico, o Lockheed C-130 Hércules, e em março de 2022 recebeu as duas
primeiras aeronaves KC-390 Millennium. O 1º/1º GT fica sediado na Base Aérea do
Galeão (BAGL).
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