sexta-feira, 14 de outubro de 2022

Adidos estrangeiros visitam organizações da FAB




Oficiais estrangeiros tiveram a oportunidade de conhecer o Centro de Lançamento de Alcântara, o Centro de Lançamento da Barreira do Inferno e a Base Aérea de Natal

A Seção de Adidos do Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER), retomando as atividades junto aos Adidos Estrangeiros, coordenou a visita institucional de uma comitiva, composta por 34 militares de nações amigas acreditadas no Brasil, ao Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), ao Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI) e à Base Aérea de Natal (BANT).

Os Oficiais estrangeiros foram recebidos pelo Diretor do CLA, Coronel Engenheiro Fernando Benitez Leal, que apresentou as capacidades do Centro, ressaltando sua prontidão para receber veículos lançadores de empresas comerciais nacionais e internacionais, com grande vantagem financeira, tendo em vista sua privilegiada posição geográfica, próxima à linha do Equador. 


No local, a comitiva visitou a Torre Móvel de Integração, o Centro de Controle e os demais sítios do Centro Espacial de Alcântara (CEA), conhecendo, assim, o conjunto de infraestruturas e serviços disponíveis no âmbito do CEA, voltados às atividades de lançamento de veículos espaciais.

Já na cidade de Natal (RN), os militares conheceram o CLBI, Organização do Comando da Aeronáutica (COMAER) cujo objetivo principal é lançar, registrar e tratar os dados de voo de artefatos e veículos espaciais, além de realizar experimentos de interesse da Organização. Na ocasião, o Diretor do CLBI, Coronel Aviador Erivando Pereira Souza, apresentou aos Oficiais adidos as capacidades e oportunidades que a Base da Força Aérea Brasileira (FAB) oferece aos seus parceiros, Órgãos e Instituições nacionais e internacionais.

“O CLBI possui, atualmente, sólida parceria com a Agência Espacial Europeia (ESA), contribuindo com equipamentos de telemetria no ‘Estado da Arte’ para o monitoramento preciso e o rastreamento do veículo lançador Ariane, atividades que se desenvolvem em conjunto com o Centro Espacial Francês em Kourou, na Guiana Francesa”, completou.

 

Os visitantes puderam, ainda, assistir a uma apresentação ministrada pelo Comandante da Base Aérea de Natal (BANT), Brigadeiro do Ar Éric Cézzane Cólen Guedes, que enfatizou a importância histórica da BANT, bem como o funcionamento das unidades sediadas, fornecendo importantes informações sobre a formação operacional dos pilotos da FAB.

Logo após, os militares adidos conheceram as aeronaves A-29 Super Tucano e H-36 Caracal, que estavam em exposição estática, e visitaram o Centro de Simuladores, onde tiveram a oportunidade de experimentar o voo simulado do A-29, do C-95 e dos módulos de realidade virtual do A-29, atividades que causaram impressões positivas entre os visitantes estrangeiros, principalmente devido à similaridade com o voo real.

 

“Essas visitas programadas pelo EMAER, propiciam aos Adidos estrangeiros a possibilidade de conhecerem as capacidades aeroespaciais e a operacionalidade de nossa Força Aérea, o que sem dúvida, reflete em uma visão mais ampla das oportunidades que nosso país oferece, tanto no campo científico, como no militar”, concluiu o Chefe da Seção de Adidos do EMAER e Coordenador da visita, Coronel Aviador Márcio Gonçalves Ribeiro.

*Fotos: Base Aérea de Natal/ BANT 



Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Grupo de Operações com Cães se destaca na segurança do Presídio Regional de Montes Claros/Norte do estado

O GOC, pode prestar apoio em Operações conjunta com as coirmãs, em situação que requer o faro apurado do animal, desarticulando ações no com...

Postagens mais visitadas

"Tudo posso Naquele que me fortalece"

"Tudo posso Naquele que me fortalece"
Deus no Comando!

Declaração Universal dos Direitos Humanos.Adotada pela Assembleia Geral das Nações Unidas

Declaração Universal dos Direitos Humanos.Adotada pela Assembleia Geral das Nações Unidas
Artigo 1 Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos. São dotados de razão e consciência e devem agir em relação uns aos outros com espírito de fraternidade. Artigo 2 1. Todo ser humano tem capacidade para gozar os direitos e as liberdades estabelecidos nesta Declaração, sem distinção de qualquer espécie, seja de raça, cor, sexo, língua, religião, opinião política ou de outra natureza, origem nacional ou social, riqueza, nascimento, ou qualquer outra condição. 2. Não será também feita nenhuma distinção fundada na condição política, jurídica ou internacional do país ou território a que pertença uma pessoa, quer se trate de um território independente, sob tutela, sem governo próprio, quer sujeito a qualquer outra limitação de soberania. Artigo 3 Todo ser humano tem direito à vida, à liberdade e à segurança pessoal. Artigo 4 Ninguém será mantido em escravidão ou servidão; a escravidão e o tráfico de escravos serão proibidos em todas as suas formas. Artigo 5 Ninguém será submetido à tortura, nem a tratamento ou castigo cruel, desumano ou degradante. Artigo 6 Todo ser humano tem o direito de ser, em todos os lugares, reconhecido como pessoa perante a lei. Artigo 7 Todos são iguais perante a lei e têm direito, sem qualquer distinção, a igual proteção da lei. Todos têm direito a igual proteção contra qualquer discriminação que viole a presente Declaração e contra qualquer incitamento a tal discriminação. Artigo 8 Todo ser humano tem direito a receber dos tribunais nacionais competentes remédio efetivo para os atos que violem os direitos fundamentais que lhe sejam reconhecidos pela constituição ou pela lei. Artigo 9 Ninguém será arbitrariamente preso, detido ou exilado. Artigo 10 Todo ser humano tem direito, em plena igualdade, a uma justa e pública audiência por parte de um tribunal independente e imparcial, para decidir seus direitos e deveres ou fundamento de qualquer acusação criminal contra ele. Artigo 11 1.Todo ser humano acusado de um ato delituoso tem o direito de ser presumido inocente até que a sua culpabilidade tenha sido provada de acordo com a lei, em julgamento público no qual lhe tenham sido asseguradas todas as garantias necessárias à sua defesa. 2. Ninguém poderá ser culpado por qualquer ação ou omissão que, no momento, não constituíam delito perante o direito nacional ou internacional. Também não será imposta pena mais forte de que aquela que, no momento da prática, era aplicável ao ato delituoso. Artigo 12 Ninguém será sujeito à interferência na sua vida privada, na sua família, no seu lar ou na sua correspondência, nem a ataque à sua honra e reputação. Todo ser humano tem direito à proteção da lei contra tais interferências ou ataques.

"Siga-me, os que forem brasileiros".

"Siga-me, os que forem brasileiros".

Fórum Ibero Americano_ Conhecimento é Poder!

Fórum Ibero Americano_ Conhecimento é Poder!
Foi realizado nos dias 15,16,17 de abril de 2019, pelo Exército Brasileiro, o III Fórum Ibero- Americano de Defesa Cibernética, no evento representantes e Comandantes das Comitivas da Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Espanha, México, Paraguai, Peru, Portugal, Uruguai, e palestrantes dos Estados Unidos, marcaram presença.O Fórum foi criado em 2016, na Espanha, para atuar no incremento da cooperação e integração no setor cibernético entre os países envolvidos. Os debates também proporcionam conhecimento mútuo sobre a doutrina e a capacidade cibernética, bem como contribuem para a proteção cibernética no âmbito dos países ibero-americanos por meio do compartilhamento de informação. No primeiro dia de atividades, aconteceu a passagem do cargo de Secretário do Fórum, do General de Brigada Tomás Ramón Moyano, Comandante Cibernético da Argentina, para o General de Divisão Guido Amin Naves, Comandante Cibernético do Brasil, que ficará no posto pelo período de um ano.

" Quando uma Mulher descobre o tamanho da força que guarda dentro de si, nada é capaz de pará-la"

Obrigada pela sua visita!

Obrigada pela sua visita!
A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo.