segunda-feira, 16 de maio de 2022

Cerca de 700 militares da Marinha do Brasil realizam adestramento em Furnas, Minas Gerais

A escolha do lago da represa de Furnas para o exercício foi estratégica, como afirma o Capitão de Mar e Guerra (FN) Max Guilherme de Andrade, Chefe de Operações da Força de Fuzileiros da Esquadra. 

Exercício de tethered duck com aeronave UH-15 Super Cougar/ crédito: 2°SG (FN-IF) Thiago Lima


Mais de 700 militares da Marinha do Brasil estão reunidos até o dia 18 de maio, na região de Furnas (MG), para o Adestramento de Operações Ribeirinhas (AdestOpRib). O objetivo principal do exercício é manter a condição de pronto emprego e a capacidade expedicionária dos Fuzileiros Navais para operar em todas as regiões do País, além de reforçar a presença da Marinha no estado. 

A escolha do lago da represa de Furnas para o exercício foi estratégica, como afirma o Capitão de Mar e Guerra (FN) Max Guilherme de Andrade, Chefe de Operações da Força de Fuzileiros da Esquadra. “A região conhecida como ‘Mar de Minas’ tem uma massa de água que equivale a quatro vezes o volume de água da Baía de Guanabara e possui um perímetro de 3.500 km, aproximadamente a metade da extensão da costa brasileira, o que possibilita o treinamento e a simulação dos mais variados tipos de exercícios em operações ribeirinhas com a aplicação de diversas técnicas de infiltração”, completa.

Dentre as diversas atividades previstas para o exercício, destacam-se: desembarque ribeirinho, operações com CLAnf em ambiente fluvial, orientação fluvial diurna e noturna, técnicas de travessia, “hellocasting” - técnica em que o tripulante salta da aeronave para água -, “tethered duck” - desembarque feito de um helicóptero em meio aquático com o bote e todo o equipamento necessário ao cumprimento de uma missão de combate, mergulho, salto livre operacional, rapel, dentre outras. Os helicópteros operaram a partir de uma Base Aérea Expedicionária, ativada em Furnas.

Assessoria de Comunicação e Planejamento Estratégico
WhatsApp (38)99208-0936


Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Grupo de Operações com Cães se destaca na segurança do Presídio Regional de Montes Claros/Norte do estado

O GOC, pode prestar apoio em Operações conjunta com as coirmãs, em situação que requer o faro apurado do animal, desarticulando ações no com...

Postagens mais visitadas

"Tudo posso Naquele que me fortalece"

"Tudo posso Naquele que me fortalece"
Deus no Comando!

"Siga-me, os que forem brasileiros".

"Siga-me, os que forem brasileiros".


" Quando uma Mulher descobre o tamanho da força que guarda dentro de si, nada é capaz de pará-la"

Obrigada pela sua visita!

Obrigada pela sua visita!
A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo.