terça-feira, 31 de agosto de 2021

Corpo de Bombeiros de Minas Gerais Completa 110 anos nesta terça-feira 31/8

 A Instituição foi fundada em 31 de agosto de 1911, tendo como missão, servir a sociedade mineira, a qualquer hora do dia ou da noite

Diana Maia/Blog Jornalismo Imparcial
dianamaiah@hotmai.com

Nesta terça-feira 31 de agosto de 2021, o Corpo de Bombeiros de Minas Gerais completa 110 anos atuando em 853 municípios de Minas Gerais. Uma solenidade está prevista para acontecer as 11 horas na Academia de Bombeiros Militar, localizada na  Av. Santa Rosa 10 bairro São Luiz, Belo Horizonte.

O governador  Romeu Zema; vice-governador Paulo Brant, confirmaram presença, e na solenidade será condecorado com a comenda Bombeiro Honorário; além de secretários de estado e o procurador-geral do estado, Jarbas Soares Júnior.

De janeiro até julho de 2021, o Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, realizou  235.375 ocorrências em todo o Estado de Minas Gerais.



O Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, tem como missão, servir a sociedade mineira , a  qualquer hora do dia ou da noite, cumprir a missão que lhe for confiada com atividades de coordenação e execução de ações de defesa civil, prevenção e combate a incêndio, perícias de incêndio, busca e salvamento e estabelecimento de normas relativas à segurança das pessoas e de seus bens contra incêndio ou qualquer tipo de catástrofe, contribuindo para o desenvolvimento do estado, uma história em constante evolução. Assim tem sido escrita a cronologia do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG). No momento em que a corporação comemora 110 anos, uma viagem retrospectiva pelas décadas que formam essa instituição centenária revela fatos históricos e ocorrências que reafirmam o compromisso de evoluir para atender cada vez melhor os anseios do povo mineiro. 

Desde a sua fundação, em 1911, o CBMMG mantém acesa a chama que alimenta a vocação de salvar vidas. Algumas ocorrências marcaram não apenas a história do Corpo de Bombeiros, mas também a história de Minas, como em 1913, ocasião que a então Força Pública combatia pela primeira vez um incêndio. A década de 1920 é notada pela criação dos quadros de militares da saúde e a década seguinte tem como marco a criação do primeiro Batalhão de Bombeiros. 

No decênio de 1940, a luta contra as chamas na Imprensa Oficial foi um marco histórico na proteção do patrimônio público. E acompanhando a evolução dos anos 50, a corporação investiu na modernização dos equipamentos para endossar um melhor atendimento.

Na década de 70, um desabamento na Gameleira instituiu o esforço de busca e resgate em estruturas colapsadas. Já em 80, o Centro de Instrução de Bombeiros foi o alicerce para a criação da Academia de Bombeiros Militar.

No final da década de 90, um grande incêndio florestal em Roraima começou a lançar os bombeiros mineiros no cenário nacional. Nos anos 2000 um incêndio no Canecão Mineiro exigiu o aprimoramento da legislação de prevenção contra incêndio e pânico, tornando-se referência nacional no assunto. 

Em 2019, no ápice da atuação do CBMMG, as experiências e conhecimentos adquiridos ao longo das décadas foram fundamentais para a maior operação de busca e salvamento da América do Sul. E ainda nesta década, a perspicácia dos militares do CBMMG figuram nos cenários das grandes catástrofes ao redor do mundo como em Moçambique e Haiti. 

Motivos mais do que suficientes para uma grande solenidade militar com direito a desfile de tropa, apresentação de banda e grande celebração da outorga da Medalha da Ordem do Mérito Imperador D. Pedro II, alusivo ao Dia Nacional do Corpo de Bombeiros. 




Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Grupo de Operações com Cães se destaca na segurança do Presídio Regional de Montes Claros/Norte do estado

O GOC, pode prestar apoio em Operações conjunta com as coirmãs, em situação que requer o faro apurado do animal, desarticulando ações no com...

Postagens mais visitadas

"Tudo posso Naquele que me fortalece"

"Tudo posso Naquele que me fortalece"
Deus no Comando!

"Siga-me, os que forem brasileiros".

"Siga-me, os que forem brasileiros".


" Quando uma Mulher descobre o tamanho da força que guarda dentro de si, nada é capaz de pará-la"

Obrigada pela sua visita!

Obrigada pela sua visita!
A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo.