quinta-feira, 29 de abril de 2021

Operação da Polícia Civil desarticula Organização Criminosa com um patrimônio avaliado no valor de um milhão que atuava no tráfico de drogas em Espinosa /Norte do Estado e na Bahia

As ações policiais  também impactaram no patrimônio do grupo criminoso, avaliado no valor de um milhão de reais. Dentre os veículos que estão à disposição da Justiça citamos, a título de exemplo, um caminhão Scânia, uma caminhonete Amarok 4x4, um Gol, um Hiunday Elantra, um Honda Civic, uma caminhonete Fiat Strada.

Diana Maia com informação do 11º Departamento da Policia Civil
 
Montes Claros/MGA Polícia Civil de Minas Gerais concluiu em Espinosa no Norte do Estado, investigação relativa a uma Organização criminosa atuante na região, seus integrantes incorriam em   crimes de tráfico de drogas, lavagem de dinheiro, homicídios, porte ilegal de armas de fogo, receptação, dentre outros. A investigação durou cerca de um ano e meio, nesse ínterim  foram  deflagradas duas Operações, em março e agosto do ano passado, quando a PCMG realizou a primeira e segunda fase da Operação Anuros, que resultou na prisão de 11 pessoas.

O inquérito policial que possui mais de 1.700 páginas reuniu vasto conjunto probatório, com provas de que o bando possuía intensa atividade no Norte de Minas Gerais e no Sudoeste da Bahia.  Dois homens de 34 e 39 anos,  que exerciam a função de chefia foram presos preventivamente, nesta quarta-feira.

 O cumprimento dos mandados aconteceu na quarta-feira (28/4), com a prisão do líder da organização e um dos gerentes do tráfico, subordinado ao primeiro. Um terceiro investigado que também exerce papel de gerência na associação, obteve a ajuda de familiares para fugir da ação policial. Durante a abordagem, o investigado abandonou o veículo no meio da rua e, com apoio da mãe e de uma tia, conseguiu fugir pelos fundos de sua residência. O foragido encontra-se com Mandado de Prisão Preventiva sem cumprimento.

 De acordo com o Delegado Eujécio Contrim, as duas mulheres que ajudaram na fuga do suspeito, mãe e tia do investigado, vão responder pelo crime de crime de favorecimento pessoal, além disso, durante  análise de dados telefônicos, bancários, fiscais, documentais e provas testemunhais, ficou comprovado que elas atuam na organização criminosa, especialmente, na lavagem de capitais do Bando, por isso, foram indiciadas no Inquérito Policial. 

 Em relação a essas mulheres ficou evidenciado o uso do comércio de produtos para lavagem de dinheiro, além de compras e vendas de veículos, cargas transportadas em caminhão baú e diversas transações bancárias com outros sujeitos relacionados ao tráfico de entorpecentes", comentou.

 Nas duas fases da “Operação Anuros” deflagradas em Espinosa, no ano passado, a Polícia Civil prendeu 11 membros da associação, sendo oito na primeira e três na segunda fase. Com as prisões ocorridas nesta quarta-feira (28), a PCMG efetivou a prisão de 13 suspeitos de integrar o grupo criminoso. Em datas distintas, outros 3 participantes do bando foram detidos, totalizando 16 prisões.

  As ações policiais  também impactaram no patrimônio do grupo criminoso, houve por parte da instituição, nesse um ano e meio, a apreensão de armas, munições e veículos. Os carros foram sequestrados judicialmente pela polícia, gerando uma perda de cerca de um milhão de reais ao patrimônio ilegal do bando. Dentre os veículos que estão à disposição da Justiça citamos, a título de exemplo, um caminhão Scânia, uma caminhonete Amarok 4x4, um Gol, um Hiunday Elantra, um Honda Civic, uma caminhonete Fiat Strada.

 Os investigados atuavam em uma das células da organização com importante função na distribuição das drogas aos consumidores finais, especialmente, em festas e para menores de idade. Dentre aqueles que foram presos na segunda fase, um dos gerentes e dois suspeitos,  exerciam a função de cometer homicídios em desfavor dos desafetos do chefe da associação. 

 As investigações foram concluídas e, nos autos, foram juntados comunicações, dados bancários, financeiros, telefônicos, fiscais, perícias e provas  testemunhais. Os suspeitos vão responder pelos crimes de organização criminosa, tráfico de drogas, lavagem de dinheiro, homicídios, porte ilegal de armas de fogo e receptação.

Os suspeitos presos estão no Sistema Prisional à disposição da Justiça.





Um comentário:

Unknown disse...

Parabéns para a Polícia Civil Investigadores e delegado de Espinosa pela sua Competência responsabilidade e um trabalho digno honesto de grande repercussão.Pra vocês tiro o Chapéu e um forte abraço a cada um.Boa noite!

Postagem em destaque

Grupo de Operações com Cães se destaca na segurança do Presídio Regional de Montes Claros/Norte do estado

O GOC, pode prestar apoio em Operações conjunta com as coirmãs, em situação que requer o faro apurado do animal, desarticulando ações no com...

Postagens mais visitadas

"Tudo posso Naquele que me fortalece"

"Tudo posso Naquele que me fortalece"
Deus no Comando!

Declaração Universal dos Direitos Humanos.Adotada pela Assembleia Geral das Nações Unidas

Declaração Universal dos Direitos Humanos.Adotada pela Assembleia Geral das Nações Unidas
Artigo 1 Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos. São dotados de razão e consciência e devem agir em relação uns aos outros com espírito de fraternidade. Artigo 2 1. Todo ser humano tem capacidade para gozar os direitos e as liberdades estabelecidos nesta Declaração, sem distinção de qualquer espécie, seja de raça, cor, sexo, língua, religião, opinião política ou de outra natureza, origem nacional ou social, riqueza, nascimento, ou qualquer outra condição. 2. Não será também feita nenhuma distinção fundada na condição política, jurídica ou internacional do país ou território a que pertença uma pessoa, quer se trate de um território independente, sob tutela, sem governo próprio, quer sujeito a qualquer outra limitação de soberania. Artigo 3 Todo ser humano tem direito à vida, à liberdade e à segurança pessoal. Artigo 4 Ninguém será mantido em escravidão ou servidão; a escravidão e o tráfico de escravos serão proibidos em todas as suas formas. Artigo 5 Ninguém será submetido à tortura, nem a tratamento ou castigo cruel, desumano ou degradante. Artigo 6 Todo ser humano tem o direito de ser, em todos os lugares, reconhecido como pessoa perante a lei. Artigo 7 Todos são iguais perante a lei e têm direito, sem qualquer distinção, a igual proteção da lei. Todos têm direito a igual proteção contra qualquer discriminação que viole a presente Declaração e contra qualquer incitamento a tal discriminação. Artigo 8 Todo ser humano tem direito a receber dos tribunais nacionais competentes remédio efetivo para os atos que violem os direitos fundamentais que lhe sejam reconhecidos pela constituição ou pela lei. Artigo 9 Ninguém será arbitrariamente preso, detido ou exilado. Artigo 10 Todo ser humano tem direito, em plena igualdade, a uma justa e pública audiência por parte de um tribunal independente e imparcial, para decidir seus direitos e deveres ou fundamento de qualquer acusação criminal contra ele. Artigo 11 1.Todo ser humano acusado de um ato delituoso tem o direito de ser presumido inocente até que a sua culpabilidade tenha sido provada de acordo com a lei, em julgamento público no qual lhe tenham sido asseguradas todas as garantias necessárias à sua defesa. 2. Ninguém poderá ser culpado por qualquer ação ou omissão que, no momento, não constituíam delito perante o direito nacional ou internacional. Também não será imposta pena mais forte de que aquela que, no momento da prática, era aplicável ao ato delituoso. Artigo 12 Ninguém será sujeito à interferência na sua vida privada, na sua família, no seu lar ou na sua correspondência, nem a ataque à sua honra e reputação. Todo ser humano tem direito à proteção da lei contra tais interferências ou ataques.

"Siga-me, os que forem brasileiros".

"Siga-me, os que forem brasileiros".

Fórum Ibero Americano_ Conhecimento é Poder!

Fórum Ibero Americano_ Conhecimento é Poder!
Foi realizado nos dias 15,16,17 de abril de 2019, pelo Exército Brasileiro, o III Fórum Ibero- Americano de Defesa Cibernética, no evento representantes e Comandantes das Comitivas da Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Espanha, México, Paraguai, Peru, Portugal, Uruguai, e palestrantes dos Estados Unidos, marcaram presença.O Fórum foi criado em 2016, na Espanha, para atuar no incremento da cooperação e integração no setor cibernético entre os países envolvidos. Os debates também proporcionam conhecimento mútuo sobre a doutrina e a capacidade cibernética, bem como contribuem para a proteção cibernética no âmbito dos países ibero-americanos por meio do compartilhamento de informação. No primeiro dia de atividades, aconteceu a passagem do cargo de Secretário do Fórum, do General de Brigada Tomás Ramón Moyano, Comandante Cibernético da Argentina, para o General de Divisão Guido Amin Naves, Comandante Cibernético do Brasil, que ficará no posto pelo período de um ano.

" Quando uma Mulher descobre o tamanho da força que guarda dentro de si, nada é capaz de pará-la"

Obrigada pela sua visita!

Obrigada pela sua visita!
A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo.