domingo, 9 de fevereiro de 2020

Artista Amazonense fala sobre a importância de investir na cultura dos povos da floresta.


Diana Maia_ Blog Jornalismo Imparcial
Em uma entrevista exclusiva ao Blog Jornalismo Imparcial, para levar os nossos leitores à uma reflexão dos valores culturais dos povos da floresta, iniciamos esta matéria falando do trabalho do Amazonense, Afonso José de Moura filho, de 57 anos, Artista Plástico, Autodidata, que reside na querida  Parintins à 369 KM da capital metropolitana Manaus/AM.
Em um momento de descontração em seu Ateliê, falou da falta de incentivo na cultura, principalmente aos artistas que moram longe dos grandes centros culturais, faltando  oportunidades, uma vez que os artistas, tem um papel fundamental e relevante em difundir a cultura do município que reside, contrbuindo para fomentar a economia.

"A cultura é todo aquele complexo que inclui o conhecimento, as crenças, a arte, a moral, a lei, os costumes e todos os outros hábitos e capacidades adquiridos pelo homem como membro da sociedade".


Afonso José de Moura filho, nasceu no dia 17 de Outubro de 1963, na cidade de Parintins, estado do Amazonas,  aflorando os seus talentos após a convivência com os  padres italianos, artistas plásticos, que residiam em Parintins. Ao conhecer o  "irmão Miguel", um  grande artista que criou uma escolinha, Life Arte, logo aflorou o seu desejo em criar pinturas clássicas que reflete em suas telas o cotidiano dos povos da floresta Amazônica, inspirando-se nas cores da fauna e flora, "é uma forma de mostrar para o mundo uma Amazônia não poluída com a devastação do ser humano", explica o artista.
"Desde então não parei mais de criar e me inspirar no cenário local da nossa Floresta Amazônica, desenvolvendo técnicas de pinturas, vivo exclusivamente da minha arte, e minhas esculturas de cimento, todas feitas com óleo de tubo".
Afonso, tem ainda o seu trabalho reconhecido, na Exposição "Igapó em Cores" que retrata a Fauna, a Flora e a cultura do povo da floresta, sendo um artista consagrado e premiado pelo o Estado do Amazonas.

Durante 15 anos trabalhou intensamente elevando a sua arte no carnaval, em Manaus/AM, já participou  de 4 exposições, bem como em Parintins sua terra natal, contribuindo no fomento de elevar a  cultura do município através da sua arte, Parintins para o mundo.
O artista Plástico Afonso,  durante 17 anos também contribuiu no maior festival Folclórico céu aberto de Parintins, um município brasileiro no interior do estado do Amazonas. É a segunda cidade mais populosa do estado, com 114 273 habitantes, conforme estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2019.

É um lugar mágico, cheio de energia, onde se respira cultura, considerado Patrimônio Cultural do Brasil, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico.

Atualmente,o artista plástico,  dedica a sua vida, trabalhando em seu Ateliê Igapó em Cores.

Postagem em destaque

Grupo de Operações com Cães se destaca na segurança do Presídio Regional de Montes Claros/Norte do estado

O GOC, pode prestar apoio em Operações conjunta com as coirmãs, em situação que requer o faro apurado do animal, desarticulando ações no com...

Postagens mais visitadas

"Tudo posso Naquele que me fortalece"

"Tudo posso Naquele que me fortalece"
Deus no Comando!

"Siga-me, os que forem brasileiros".

"Siga-me, os que forem brasileiros".


" Quando uma Mulher descobre o tamanho da força que guarda dentro de si, nada é capaz de pará-la"

Obrigada pela sua visita!

Obrigada pela sua visita!
A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo.