Arquivo pessoal |
Montes Claros_ Na tarde deste sábado (06.07), a Defensora Pública e Presidente do Conselho Municipal de Montes Claros, realizou um encontro onde reuniu várias profissionais para uma Roda de conversa, abordando o Protagonismo das Mulheres no Combate a Violência.
Feminismo e machismo, foram temas abordados, para que a sociedade, esteja atenta, quanto aos índices de Violência contra a mulher que cresceu em todo Brasil.
Em muitos casos a vítima, não denuncia o agressor por medo, além do julgamento da sociedade, não recebe o apoio necessário.
Na Roda de Conversa, mulheres e homens, de várias classes sociais, participaram contribuindo para que fortaleça o movimento em apoio a mulher, informando seus direitos, como lutar para sair do ciclo de violência.
A Juiza Bárbara Lívio, que responde pela Comarca de Januária, marcou presença, e abordou temas relevantes, levando a baila, os projetos que hoje desenvolve no município, para combater a violência contra mulher e o machismo.
Estudantes dos cursos de Direito e Psicologia, além do movimento Filhas de Fridas, marcaram presença, abordando temas e situações que constragem a mulher no cotidiano.
"A violência contra a mulher, é a mãe de todas as violências, o machismo termina sendo reproduzido em nossas casas, é importante que a mulher quebre esse ciclo de violência, tenha oportunidade de trabalho, a violência contra as mulheres está presente em todos os lugares de 100 mulheres, 99%, já sofreram de alguma forma de violência," informou a Defensora Pública Dra Maiza Rodrigues.
Caso de feminicídio, foram abordados, por convidadas, que relataram o drama vivido, em família, mostrando a realidade que muitas vezes é jogada para debaixo do tapete.
No final da dinâmica, foram reportados sugestões para que a sociedade possa está mais envolvida no combate ao enfrentamento á violência contra a mulher.