segunda-feira, 6 de maio de 2019

Missão de Assistência Integrada Itinerante FAB presta atendimento odontológico aos militares de Petrolina



DECEA_ Força Aérea Brasileira
No terceiro ano da Missão de Assistência Integrada Itinerante aos Destacamentos de Controle do Espaço Aéreo (DTCEAs) do Terceiro e Quarto Centros Integrados de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTAs III e IV), os profissionais de saúde celebram os resultados positivos com muito trabalho e solidariedade.


A ação, coordenada pelo Subdepartamento de Administração do DECEA, tem o objetivo de atender às demandas sociais, psicológicas e de saúde do seu efetivo e dependentes.
Entre os dias 22 e 27 de abril, o Destacamento de Petrolina (DTCEA-PL), localizado no interior de Pernambuco, foi contemplado com a iniciativa. Apesar de contar com convênios e credenciamento de hospitais, laboratórios e clínicas para a realização de consultas e exames, a deficiência na área de saúde odontológica é uma dificuldade para os militares e seus familiares, o que justifica a importância da missão nesta localidade, contribuindo para o resgate social e a qualidade de vida do efetivo.
O atendimento aos militares e familiares foi realizado nas dependências do 72° Batalhão de Infantaria Motorizado (72° BIMTz) do Exército Brasileiro em Petrolina, PE. Durante cinco dias, profissionais de saúde da Odontoclínica de Aeronáutica de Recife (OARF) das especialidades de periodontia, odontopediatria, endodontia, dentística, protesista e cirurgia buco-maxilo atenderam 110 pacientes, entre militares e familiares do DTCEA-PL e do 72° BIMTz. Ao todo, foram realizados 689 procedimentos. “O Soldado do Exército Artur Ellys Neines Cordeiro, de 19 anos, ficou muito agradecido pela atenção e apoio recebido. “Aqui em Petrolina, o atendimento odontológico é muito precário. Com a vinda dos dentistas da missão de saúde, fui rapidamente atendido e foram feitas cinco restaurações, raspagem do tártaro e limpeza dos dentes”, comemorou o militar.
Outro ponto importante desta missão foi o apoio logístico prestado pelo Segundo Esquadrão de Transporte Aéreo (2º ETA – Esquadrão Pastor). A tripulação realizou o transporte dos profissionais de saúde e equipamentos.
Além do atendimento odontológico, o efetivo do DTCEA-PL contou também com a participação da assistente social do CINDACTA III, Priscila Ferreira de Queiroz Albuquerque, que falou sobre a concessão de benefícios sociais nas áreas de saúde e educação para o efetivo, além de prestar assistência aos militares do Destacamento e realizar visitas domiciliares e institucionais.
 
 
Integração entre Exército e Aeronáutica
Duas palavras sintetizaram o estreitamento dessa relação: solidariedade e operacionalidade. A primeira caracteriza a devida assistência dada aos militares e seus dependentes, já a segunda, diz respeito à pronta-resposta nos atendimentos.
Segundo o comandante do DTCEA-PL, Tenente Paulo Augusto Lacerda de Almeida Pinto, a missão integrada itinerante nas áreas odontológica e de assistência social faz com que os integrantes da Força, em locais mais distantes dos grandes centros, se sintam vistos e lembrados pelo alto comando. “Melhora a auto-estima dos militares e o bem-estar de seus familiares, refletindo em um desempenho no trabalho diário. O fato de termos compartilhado as instalações do 72° Batalhão de Infantaria Motorizado do Exército Brasileiro, durante a semana de atendimento odontológico, corrobora e amplia o laço com a força armada co-irmã no Vale do São Francisco”, avaliou.
O comandante do 72° BIMTz, Tenente-Coronel Antônio Anísio Oliveira Leite, complementou a importância dessa parceria entre as Forças Armadas. “Essa missão de saúde foi fundamental para poder levar assistência odontológica aos nossos militares, pois temos carência para atender os procedimentos mais específicos”, declarou.
A jornada de trabalho durante os cinco dias foi intensa. Dentre os vários procedimentos, foram realizadas restaurações, extrações, cirurgias, profilaxias e aplicação de flúor. Também foram ministradas palestras sobre prevenção da saúde bucal e oficina de contação de história e orientação para os pais das crianças. Para a mãe de Vinícius, de um ano, atendido pela Odontopediatra, o comprometimento da equipe de saúde merece destaque.  “Ficamos muito satisfeitos com o atendimento. Foram todos de uma grande sensibilidade, entenderam nossas necessidades e, ainda, fomos orientados sobre dicas sobre alimentação, mastigação e crescimento dos dentes do nosso filho”, relatou a esposa do Sargento Everton Alves de Araujo - do efetivo do DTCEA-PL.
Para o Tenente Dentista Márcio Klug da Cruz, chefe da equipe de saúde da OARF, essas ações são necessárias para apoiar as unidades mais isoladas e desassistidas. “É muito importante prestar serviços de saúde bucal e dar assistência aos militares e dependentes dos Destacamentos, que estão distantes fisicamente das Organizações de Saúde, além de poder auxiliar o Exército, fortalecendo os laços com quem sempre nos tem dado apoio”, afirmou.
 
 

Ações de promoção à saúde
A atividade, que teve também a participação da Secretaria de Saúde Municipal de Petrolina, contou com campanha de vacinação contra a Influenza, palestras socioeducativas e ações preventivas. A convite do DTCEA-PL, a nutricionista do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica da Prefeitura Municipal de Petrolina, Célia Regina de Oliveira, orientou os militares sobre prevenção, controle e tratamento para hipertensão arterial.
Na palestra ministrada pelo Fernando de Aguiar Lemos, Professor Doutor em Educação Física da Universidade Federal do Rio São Francisco (UNIVASF), os militares tiveram a oportunidade de conhecer os aspectos que influenciam no aprendizado de habilidades motoras e participar de dinâmicas para otimização dos movimentos.
Ao final da missão em Petrolina, o clima era de total satisfação pelos resultados alcançados. “Estou extremamente feliz e grato, com a sensação de dever cumprido em levar atendimento e cuidados especializados a pessoas que têm dificuldade de acesso a OARF e com necessidades de serviços odontológicos. A gratidão das pessoas ao receberem tratamento odontológico é a melhor recompensa nos dias intensos de atendimento”, comemorou o Tenente Dentista Klug.
 

Postagem em destaque

Grupo de Operações com Cães se destaca na segurança do Presídio Regional de Montes Claros/Norte do estado

O GOC, pode prestar apoio em Operações conjunta com as coirmãs, em situação que requer o faro apurado do animal, desarticulando ações no com...

Postagens mais visitadas

"Tudo posso Naquele que me fortalece"

"Tudo posso Naquele que me fortalece"
Deus no Comando!

Declaração Universal dos Direitos Humanos.Adotada pela Assembleia Geral das Nações Unidas

Declaração Universal dos Direitos Humanos.Adotada pela Assembleia Geral das Nações Unidas
Artigo 1 Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos. São dotados de razão e consciência e devem agir em relação uns aos outros com espírito de fraternidade. Artigo 2 1. Todo ser humano tem capacidade para gozar os direitos e as liberdades estabelecidos nesta Declaração, sem distinção de qualquer espécie, seja de raça, cor, sexo, língua, religião, opinião política ou de outra natureza, origem nacional ou social, riqueza, nascimento, ou qualquer outra condição. 2. Não será também feita nenhuma distinção fundada na condição política, jurídica ou internacional do país ou território a que pertença uma pessoa, quer se trate de um território independente, sob tutela, sem governo próprio, quer sujeito a qualquer outra limitação de soberania. Artigo 3 Todo ser humano tem direito à vida, à liberdade e à segurança pessoal. Artigo 4 Ninguém será mantido em escravidão ou servidão; a escravidão e o tráfico de escravos serão proibidos em todas as suas formas. Artigo 5 Ninguém será submetido à tortura, nem a tratamento ou castigo cruel, desumano ou degradante. Artigo 6 Todo ser humano tem o direito de ser, em todos os lugares, reconhecido como pessoa perante a lei. Artigo 7 Todos são iguais perante a lei e têm direito, sem qualquer distinção, a igual proteção da lei. Todos têm direito a igual proteção contra qualquer discriminação que viole a presente Declaração e contra qualquer incitamento a tal discriminação. Artigo 8 Todo ser humano tem direito a receber dos tribunais nacionais competentes remédio efetivo para os atos que violem os direitos fundamentais que lhe sejam reconhecidos pela constituição ou pela lei. Artigo 9 Ninguém será arbitrariamente preso, detido ou exilado. Artigo 10 Todo ser humano tem direito, em plena igualdade, a uma justa e pública audiência por parte de um tribunal independente e imparcial, para decidir seus direitos e deveres ou fundamento de qualquer acusação criminal contra ele. Artigo 11 1.Todo ser humano acusado de um ato delituoso tem o direito de ser presumido inocente até que a sua culpabilidade tenha sido provada de acordo com a lei, em julgamento público no qual lhe tenham sido asseguradas todas as garantias necessárias à sua defesa. 2. Ninguém poderá ser culpado por qualquer ação ou omissão que, no momento, não constituíam delito perante o direito nacional ou internacional. Também não será imposta pena mais forte de que aquela que, no momento da prática, era aplicável ao ato delituoso. Artigo 12 Ninguém será sujeito à interferência na sua vida privada, na sua família, no seu lar ou na sua correspondência, nem a ataque à sua honra e reputação. Todo ser humano tem direito à proteção da lei contra tais interferências ou ataques.

"Siga-me, os que forem brasileiros".

"Siga-me, os que forem brasileiros".

Fórum Ibero Americano_ Conhecimento é Poder!

Fórum Ibero Americano_ Conhecimento é Poder!
Foi realizado nos dias 15,16,17 de abril de 2019, pelo Exército Brasileiro, o III Fórum Ibero- Americano de Defesa Cibernética, no evento representantes e Comandantes das Comitivas da Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Espanha, México, Paraguai, Peru, Portugal, Uruguai, e palestrantes dos Estados Unidos, marcaram presença.O Fórum foi criado em 2016, na Espanha, para atuar no incremento da cooperação e integração no setor cibernético entre os países envolvidos. Os debates também proporcionam conhecimento mútuo sobre a doutrina e a capacidade cibernética, bem como contribuem para a proteção cibernética no âmbito dos países ibero-americanos por meio do compartilhamento de informação. No primeiro dia de atividades, aconteceu a passagem do cargo de Secretário do Fórum, do General de Brigada Tomás Ramón Moyano, Comandante Cibernético da Argentina, para o General de Divisão Guido Amin Naves, Comandante Cibernético do Brasil, que ficará no posto pelo período de um ano.

" Quando uma Mulher descobre o tamanho da força que guarda dentro de si, nada é capaz de pará-la"

Obrigada pela sua visita!

Obrigada pela sua visita!
A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo.