segunda-feira, 1 de outubro de 2018

Evento Cultural termina em vandalismo e ataques contra a Polícia Militar em Montes Claros



Diana Maia/Jornalismo Imparcial
No final da noite deste sábado 29.09, a  Praça Dr.Carlos, localizada bem no centro de Montes Claros, virou palco de  uma confusão generalizada e vandalismo.
No local, acontecia um Show Cultural, Som na Praça, um Projeto voltado para  jovens de Montes Claros, da periferia.
De acordo com algumas pessoas que estavam no local, assistindo o show cultural, a confusão iniciou, após duas meninas começarem uma bate boca, em seguida, houve luta corporal, onde alguns homens também se envolveram na briga tomando partidos de ambas.
Na confusão, outros jovens se aproveitando da situação, tentaram arrombar lojas, e  uma farmácia, foi tomada por jovens desesperados, que tentavam se proteger.
O tumulto, terminou causando pânico ente os funcionários da farmácia e demais pessoas que transitavam com seus veículos na área central.
Uma testemunha, que presenciou a cena, informou que à confusão só foi contida, com a chegada do reforço policial, pois a guarnição militar,  foi confrontada por alguns jovens, que jogavam garrafas para tentar ferir a guarnição sendo necessário, fazer o uso de bombas de efeito moral.
O Blog Jornalismo Imparcial, em contato com a produção do evento Som na Praça, nesse domingo 30.09, informou que o movimento cultural que acontece atualmente trimestralmente em Montes Claros, após 6 meses sem acontecer o evento, voltaram à dialogar  com os jovens, sobre "A Violência em espaços públicos" e à cada hora, era informado ao público presente, para  aproveitarem o evento na paz. Contudo, o que chegou até a organização do evento foi que duas garotas tentaram resolver uma discussão de escola, que já  havia acontecido fora dali, nas imediações do evento. A organização do Som na Praça, atualmente dirigida por Gabriela Aguiar, Michelli Valdebenito e Nicole Leão não se responsabiliza pelo fato isolado ocorrido.
O Som na Praça prega mensagem de PAZ e HARMONIA. 

Posicionamento da Secretaria de Cultura de Montes Claros
 
Na manhã desta segunda feira (01.10), o Blog Jornalismo Imparcial, também fez contato com o Secretário de Cultura, João Rodrigues, que nos reportou por telefone, que dois dias antes do evento acontecer,  houve uma reunião sendo apresentado o Projeto Som na Praça, aos representantes do município.
Na reunião compareceu o  Ministério Público, Polícia Militar,  Conselho Tutelar e Guarda Municipal, que ambos estavam ciente e de acordo sobre o retorno do Projeto Som na Praça, que procura levar  a cultura aos jovens totalmente desprovidos de recursos financeiros e que todos assinaram um acordo, para que o evento fosse realizado com sucesso.
Ainda foi informado que a guarda municipal, se fez presente até as 23:00 e quatro seguranças particulares foram contratados, no entanto o secretário de cultura questionou que nada disso teria acontecido se a presença da Polícia estivesse permanente, pois se tratavam de jovens que precisam serem acolhidos pela a sociedade.

Posicionamento da Polícia Militar

Em contato com à assessoria  da Polícia Militar, no final da manhã desta segunda feira,  foi informado, que o evento que aconteceu na Praça Dr.Carlos, em nenhum momento deixou de ser monitorado, estando a Polícia Militar presente e permanente, no entanto devido ao grande número de pessoas que estavam no local, no momento da confusão generalizada, que aconteceu por volta das 23h00, o efetivo se tornou pequeno, sendo necessário reforço policial, para conter a situação, pois alguns jovens começaram a jogar garrafas e material cortante em direção aos policiais, sendo necessário o apoio do Policiamento especializado, que tem por finalidade atuar em missão preventiva,  ou repressivamente para manter a ordem.
Também foi comunicado que foi feito o alerta aos responsáveis do evento, sobre os perigos da realização deste tipo de evento na área, por se tratar de um local aberto, não possuindo estruturas necessárias e que o fato seria comunicado oficialmente ao Ministério Público, pois o local, além de causar risco comprometia a segurança e a ordem no local e demais patrimônios na área central.

 Posicionamento do Cisrum _ SAMU MACRO NORTE
A assessoria do SAMU, após ter conhecimentos dos fatos, informou, que não foi informado oficialmente sobre o evento, que aconteceria  na praça neste final de semana.E que o último documento solicitando uma ambulância,  para o mesmo projeto, aconteceu algum tempo atrás, isentando-se de qualquer responsabilidade.
Tentamos no início da tarde também contato como o Conselho Tutelar, mas até o fechamento desta matéria, ninguém atendeu nossas ligações.
 
Após a confusão ser contida pela Polícia Militar,  um homem foi preso por desacato à autoridade, as demais pessoas que iniciaram a confusão, não foram localizadas.
O Blog Jornalismo Imparcial, tem procurado levar a baila as informações a sociedade Norte Mineira de  forma transparente, sendo pautada na ética e imparcialidade dos fatos.   


Postagem em destaque

Grupo de Operações com Cães se destaca na segurança do Presídio Regional de Montes Claros/Norte do estado

O GOC, pode prestar apoio em Operações conjunta com as coirmãs, em situação que requer o faro apurado do animal, desarticulando ações no com...

Postagens mais visitadas

"Tudo posso Naquele que me fortalece"

"Tudo posso Naquele que me fortalece"
Deus no Comando!

Declaração Universal dos Direitos Humanos.Adotada pela Assembleia Geral das Nações Unidas

Declaração Universal dos Direitos Humanos.Adotada pela Assembleia Geral das Nações Unidas
Artigo 1 Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos. São dotados de razão e consciência e devem agir em relação uns aos outros com espírito de fraternidade. Artigo 2 1. Todo ser humano tem capacidade para gozar os direitos e as liberdades estabelecidos nesta Declaração, sem distinção de qualquer espécie, seja de raça, cor, sexo, língua, religião, opinião política ou de outra natureza, origem nacional ou social, riqueza, nascimento, ou qualquer outra condição. 2. Não será também feita nenhuma distinção fundada na condição política, jurídica ou internacional do país ou território a que pertença uma pessoa, quer se trate de um território independente, sob tutela, sem governo próprio, quer sujeito a qualquer outra limitação de soberania. Artigo 3 Todo ser humano tem direito à vida, à liberdade e à segurança pessoal. Artigo 4 Ninguém será mantido em escravidão ou servidão; a escravidão e o tráfico de escravos serão proibidos em todas as suas formas. Artigo 5 Ninguém será submetido à tortura, nem a tratamento ou castigo cruel, desumano ou degradante. Artigo 6 Todo ser humano tem o direito de ser, em todos os lugares, reconhecido como pessoa perante a lei. Artigo 7 Todos são iguais perante a lei e têm direito, sem qualquer distinção, a igual proteção da lei. Todos têm direito a igual proteção contra qualquer discriminação que viole a presente Declaração e contra qualquer incitamento a tal discriminação. Artigo 8 Todo ser humano tem direito a receber dos tribunais nacionais competentes remédio efetivo para os atos que violem os direitos fundamentais que lhe sejam reconhecidos pela constituição ou pela lei. Artigo 9 Ninguém será arbitrariamente preso, detido ou exilado. Artigo 10 Todo ser humano tem direito, em plena igualdade, a uma justa e pública audiência por parte de um tribunal independente e imparcial, para decidir seus direitos e deveres ou fundamento de qualquer acusação criminal contra ele. Artigo 11 1.Todo ser humano acusado de um ato delituoso tem o direito de ser presumido inocente até que a sua culpabilidade tenha sido provada de acordo com a lei, em julgamento público no qual lhe tenham sido asseguradas todas as garantias necessárias à sua defesa. 2. Ninguém poderá ser culpado por qualquer ação ou omissão que, no momento, não constituíam delito perante o direito nacional ou internacional. Também não será imposta pena mais forte de que aquela que, no momento da prática, era aplicável ao ato delituoso. Artigo 12 Ninguém será sujeito à interferência na sua vida privada, na sua família, no seu lar ou na sua correspondência, nem a ataque à sua honra e reputação. Todo ser humano tem direito à proteção da lei contra tais interferências ou ataques.

"Siga-me, os que forem brasileiros".

"Siga-me, os que forem brasileiros".

Fórum Ibero Americano_ Conhecimento é Poder!

Fórum Ibero Americano_ Conhecimento é Poder!
Foi realizado nos dias 15,16,17 de abril de 2019, pelo Exército Brasileiro, o III Fórum Ibero- Americano de Defesa Cibernética, no evento representantes e Comandantes das Comitivas da Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Espanha, México, Paraguai, Peru, Portugal, Uruguai, e palestrantes dos Estados Unidos, marcaram presença.O Fórum foi criado em 2016, na Espanha, para atuar no incremento da cooperação e integração no setor cibernético entre os países envolvidos. Os debates também proporcionam conhecimento mútuo sobre a doutrina e a capacidade cibernética, bem como contribuem para a proteção cibernética no âmbito dos países ibero-americanos por meio do compartilhamento de informação. No primeiro dia de atividades, aconteceu a passagem do cargo de Secretário do Fórum, do General de Brigada Tomás Ramón Moyano, Comandante Cibernético da Argentina, para o General de Divisão Guido Amin Naves, Comandante Cibernético do Brasil, que ficará no posto pelo período de um ano.

" Quando uma Mulher descobre o tamanho da força que guarda dentro de si, nada é capaz de pará-la"

Obrigada pela sua visita!

Obrigada pela sua visita!
A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo.