segunda-feira, 24 de setembro de 2018

Cerca de 1315 KG de carne bovina e suína de origem clandestina é apreendida em Montes Claros.

Fotojornalismo Polícia Militar

Jornalismo Imparcial
Na manhã desta segunda-feira (24/9),  em uma ação em conjunta  do Ministério Público de Minas Gerais,  (10º BPM, 50º BPM), Defesa do Consumidor e Vigilância Sanitária, foi deflagrada à segunda fase da Operação “Carne Segura”,  com foco na comercialização em açougues de carne de origem clandestina, isto é, oriunda de abatedouros/frigoríficos não fiscalizados pelas autoridades sanitárias.
 
 
Foram cumpridos nesta nova fase da operação 06 (seis) mandados de busca e apreensão em açougues suspeitos de comercializar carne oriunda do abate clandestino. Em dois destes locais, foram apreendidos cerca de 1315 kg de carne bovina e suína, a maior parte por falta de comprovação de origem. Um gerente de açougue foi preso e conduzido à Delegacia de Polícia, no entanto não foi divulgado o nome.
O comércio de carne sem prévia inspeção sanitária coloca em risco a saúde da população, expondo o consumidor a uma série de doenças como infecções alimentares e zoonoses (cisticercose, tuberculose, brucelose, entre outras). Além disso, a prática constitui crime contra as relações de consumo (Lei Federal 8137/90, pena de 2 a 5 anos de detenção, ou multa). Frequentemente, a venda de carne clandestina também está associada à sonegação de impostos.
Em fases futuras da operação, serão fiscalizados novos açougues e supermercados, devendo a população ficar alerta para não comprar carne que não tenha sido submetida a prévia inspeção sanitária. Em nota a imprensa, foi comunicado que oportunamente, o Mercado Municipal também será incluído nas fiscalizações, já que muitas pessoas adquirem carne de sol no local, sendo importante assegurar a qualidade deste produto típico da região naquele importante ponto turístico de Montes Claros. Adverte-se ainda comerciantes que vender ou expor à venda carne de origem clandestina, além de infração sanitária e de prática proibida pelo Código do Consumidor, também é crime, motivo pelo qual açougueiros e supermercadistas,  apenas podem revender carne provinda de abatedouros/frigoríficos legalizados, sob pena de serem multados, terem as mercadorias apreendidas e até mesmo serem presos. A população ainda deve se conscientizar dos perigos de consumir carne de origem clandestina, adquirindo produtos cárneos apenas em estabelecimentos que revendam carne devidamente inspecionada.  

Postagem em destaque

Solenidade de Transmissão e Assunção do Comando do Estado-Maior/ 11ª RPM e 50º BPM é marcada com a presença em massa da tropa no auditório da OAB

Cerca de 1200 militares, foram prestigiar os novos comandantes  montes-clarenses. Arquivo pessoal Diana Maia/Blog Jornalismo Imparcial jorna...

Postagens mais visitadas

"Tudo posso Naquele que me fortalece"

"Tudo posso Naquele que me fortalece"
Deus no Comando!

Declaração Universal dos Direitos Humanos.Adotada pela Assembleia Geral das Nações Unidas

Declaração Universal dos Direitos Humanos.Adotada pela Assembleia Geral das Nações Unidas
Artigo 1 Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos. São dotados de razão e consciência e devem agir em relação uns aos outros com espírito de fraternidade. Artigo 2 1. Todo ser humano tem capacidade para gozar os direitos e as liberdades estabelecidos nesta Declaração, sem distinção de qualquer espécie, seja de raça, cor, sexo, língua, religião, opinião política ou de outra natureza, origem nacional ou social, riqueza, nascimento, ou qualquer outra condição. 2. Não será também feita nenhuma distinção fundada na condição política, jurídica ou internacional do país ou território a que pertença uma pessoa, quer se trate de um território independente, sob tutela, sem governo próprio, quer sujeito a qualquer outra limitação de soberania. Artigo 3 Todo ser humano tem direito à vida, à liberdade e à segurança pessoal. Artigo 4 Ninguém será mantido em escravidão ou servidão; a escravidão e o tráfico de escravos serão proibidos em todas as suas formas. Artigo 5 Ninguém será submetido à tortura, nem a tratamento ou castigo cruel, desumano ou degradante. Artigo 6 Todo ser humano tem o direito de ser, em todos os lugares, reconhecido como pessoa perante a lei. Artigo 7 Todos são iguais perante a lei e têm direito, sem qualquer distinção, a igual proteção da lei. Todos têm direito a igual proteção contra qualquer discriminação que viole a presente Declaração e contra qualquer incitamento a tal discriminação. Artigo 8 Todo ser humano tem direito a receber dos tribunais nacionais competentes remédio efetivo para os atos que violem os direitos fundamentais que lhe sejam reconhecidos pela constituição ou pela lei. Artigo 9 Ninguém será arbitrariamente preso, detido ou exilado. Artigo 10 Todo ser humano tem direito, em plena igualdade, a uma justa e pública audiência por parte de um tribunal independente e imparcial, para decidir seus direitos e deveres ou fundamento de qualquer acusação criminal contra ele. Artigo 11 1.Todo ser humano acusado de um ato delituoso tem o direito de ser presumido inocente até que a sua culpabilidade tenha sido provada de acordo com a lei, em julgamento público no qual lhe tenham sido asseguradas todas as garantias necessárias à sua defesa. 2. Ninguém poderá ser culpado por qualquer ação ou omissão que, no momento, não constituíam delito perante o direito nacional ou internacional. Também não será imposta pena mais forte de que aquela que, no momento da prática, era aplicável ao ato delituoso. Artigo 12 Ninguém será sujeito à interferência na sua vida privada, na sua família, no seu lar ou na sua correspondência, nem a ataque à sua honra e reputação. Todo ser humano tem direito à proteção da lei contra tais interferências ou ataques.

"Siga-me, os que forem brasileiros".

"Siga-me, os que forem brasileiros".

Fórum Ibero Americano_ Conhecimento é Poder!

Fórum Ibero Americano_ Conhecimento é Poder!
Foi realizado nos dias 15,16,17 de abril de 2019, pelo Exército Brasileiro, o III Fórum Ibero- Americano de Defesa Cibernética, no evento representantes e Comandantes das Comitivas da Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Espanha, México, Paraguai, Peru, Portugal, Uruguai, e palestrantes dos Estados Unidos, marcaram presença.O Fórum foi criado em 2016, na Espanha, para atuar no incremento da cooperação e integração no setor cibernético entre os países envolvidos. Os debates também proporcionam conhecimento mútuo sobre a doutrina e a capacidade cibernética, bem como contribuem para a proteção cibernética no âmbito dos países ibero-americanos por meio do compartilhamento de informação. No primeiro dia de atividades, aconteceu a passagem do cargo de Secretário do Fórum, do General de Brigada Tomás Ramón Moyano, Comandante Cibernético da Argentina, para o General de Divisão Guido Amin Naves, Comandante Cibernético do Brasil, que ficará no posto pelo período de um ano.

" Quando uma Mulher descobre o tamanho da força que guarda dentro de si, nada é capaz de pará-la"

Obrigada pela sua visita!

Obrigada pela sua visita!
A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo.