Moradores de Francisco Sá no Norte de Minas, assustados com o número crescente de assaltos na região do Brejo, através das redes socais, pretendem mobilizar uma passeata, pelas principais vias da cidade, para chamar atenção das autoridades e medidas emergenciais possam ser viabilizadas. A data certa não foi informada.
Uma das maiores reivindicações da população, é que aumente o efetivo de policiais em toda região, pois segundo os moradores os criminosos estão migrando para região do brejo e demais cidade vizinhas, além da poluição sonora que também incomoda muito, pessoas que não são da região, circulam em veículos desafiando a lei.
Populares da Zona Rural, que não quiseram se identificar, informaram ao Blog Jornalismo Imparcial, que os assaltos e a violência de modo geral cresceu assustadoramente, "A noite, está impossível sair, quem se arrisca a viajar, ao retornar para sua casa, corre o risco de encontrar o seu imóvel com sinais de arrombamentos, a ousadia parece não ter tamanho, a bandidagem já conhece a rotina da nossa cidade, gostaríamos de ver, mais policiais circulando pela cidade, talvez assim, intimidassem esses criminosos, pois toda vez que acontece assalto aqui, é preciso pedir apoio de Montes Claros, tempo suficiente para os delinquentes evadir fuga pelas estradas vicinais."
"Em Francisco Sá, a criminalidade aumentou, roubos à residências, veículos, motos, falta estrutura adequadas na cidade, fica difícil concluir as prisões", reportou um profissional de segurança, "os policiais prendem e quando fazem o deslocamento para Montes Claros, tem presos que chega na cidade primeiro que a viatura".
Uma outra mulher, também relatou que os crimes de violência doméstica, cresceu, e que ainda na região cultua-se que é normal "Briga de marido e mulher, é amor", falta sensibilidade por parte dos profissionais, com essa mulher vitimada, só Jesus.
Cristo de Francisco Sá/Norte de Minas |
Em nota sobre o aumento da violência na cidade de Francisco Sá, o Quinquagésimo Batalhão, que responde pela área do Pelotão lotado na região informou:
A Policia Militar, atenta aos assuntos de segurança pública de sua competência, monitora todos os indicadores de criminalidade de suas frações subordinadas com objetivo de planejar e executar ações voltadas à manutenção da ordem pública.
Especificamente em relação a cidade de Francisco Sá, não obstante às manifestações levadas à imprensa no tocante à segurança pública, consigne-se que os recursos humanos e logísticos ali alocados foram recentemente potencializados. Nesse ínterim, destaca-se o trabalho diuturno da Policia Militar naquela urbe, sempre voltado para a prevenção e repressão criminal.
Ações e operações policiais estão sendo desencadeadas, inclusive com apoio de equipes de Montes Claros, tudo visando o recrudescimento do policiamento ostensivo, combate à violência e aumento da sensação de segurança para aquela sociedade.
Destarte, esforços estão sendo envidados no sentido de contrapor possíveis alterações da ordem pública local, mediante emprego operacional maciço e mobilização dos demais órgãos que compõe o Sistema de Defesa Social.