Diana Maia _ Jornalismo Imparcial Whatsapp (038)99208-0936
|
Na manhã desta terça feira, 20.03, o Ministério Público e a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), deu cumprimento a mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão domiciliar contra seis integrantes de uma associação criminosa voltada para o tráfico de drogas em Montes Claros/MG.
Com base em técnicas especiais de investigação, apurou-se que os seis acusados, alguns operando de dentro do Presídio Regional, uniram-se de forma estável e organizada, com divisão e execução de tarefas, para abastecer o mercado de drogas nos bairros Santos Reis e Vila São Francisco de Assis.
As investigações deram conta de que a maconha vendida pelo grupo era proveniente do Paraguai e era comprada junto a um fornecedor no município de Ponta Porã/MS, sendo o entorpecente remetido para a cidade de São Paulo/SP, onde um dos integrantes do bando criminoso a buscava para distribuí-la aos usuários de Montes Claros/MG.
O monitoramento permitiu acompanhar diversas transações ilícitas entre os acusados e seus fornecedores, tendo numa delas sido acertada a compra de 50 kg (cinquenta quilos) de maconha, por R$ 600,00 (seiscentos reais) o quilo, entorpecente que foi buscado em São Paulo e trazido até Montes Claros/MG em um ônibus intermunicipal de passageiros, sendo a negociação avaliada em pelo menos R$ 30.000,00 (trinta mil reais).
Os alvos da operação não tinham ocupação lícita, tinham passagens pela polícia e se dedicavam exclusivamente ao tráfico ilícito de substâncias entorpecentes.
O Promotor de Justiça e subcoordenador do GAECO, Flávio Márcio Lopes Pinheiro, informou ainda a imprensa, que esta operação e continuidade de outra investigação que aconteceu em dezembro de 2017, na época três pessoas foram detidas.
O CAMINHO DA DROGA
O Tenente Coronel Gildásio Rômulo Gonsalves, responsável pela Companhia de Policiamento Especializado da 11º RPM, informou que a principal entrada de drogas na cidade, é transportada através de ônibus clandestinos, mas também consegue entrar ônibus legalizados, no entanto já está acontecendo um trabalho de monitoração na Rodoviária.
O grupo de criminosos que foram presos, tinha grande atuação no bairro dos Santos Reis, sendo preso um dos principais líderes.
Essas operação cirúrgica, iniciou após à prisão de criminosos, envolvidos em explosão de caixas eletrônicos, dando continuação a esta investigação.
O promotor de Justiça, Flávio Márcio, informou ainda a importância de conscientizar a sociedade, sobre essas ações, pois 90% de crimes relacionados à homicídios, está relacionado a participação de indivíduos no Tráfico de Drogas.Houve uma grande redução de homicídios em 2017, uma resposta integrada da Polícia Militar, Polícia Civil e Ministério Público, operações cirúrgicas serão realizadas para combater a criminalidade.
"O GAECO reitera o compromisso de priorizar o combate ao tráfico drogas em Montes Claros e região, de modo que atuações pontuais como a desta manhã, assim como operações de maior envergadura continuarão sendo feitas rotineiramente em todo no Norte de Minas, providências que servem para trazer a tranquilidade ao cidadão de bem ao recolocar em níveis toleráveis os índices de criminalidade violenta derivada do narcotráfico", informou Flávio Márcio Lopes Pinheiro
Promotor de Justiça, Subcoordenador do GAECO.